quarta-feira, 13 de março de 2013

Luberon, Provence, França


Hospedados em Avignon, estávamos próximo à região do Luberon, denominada Roça Chique, por um amigo.

Resolvemos visitá-la!

Partimos logo cedo e já fomos encontrando belezas pelo caminho!
Na estrada vimos um carro velho com esta placa: “Huile d’olive, vente aux Particuliers”.

Não resistimos à curiosidade e fomos conhecer o que ali se anunciava. Um antigo prédio onde tivemos uma aula sobre a produção e as características do azeite deste lugar. Comprei ali mesmo um vidro de azeite , ainda sem rótulo.

Em seguida fomos conhecer a graciosa vila de Isle Sur la Sorge (25 km de Avignon), que é praticamente ilhada por canais do rio Sorge. Existem nestes canais, rodas d’água que eram usadas em moinhos, principalmente para a produção do azeite de oliva.

Algumas mansões da cidade de Isle foram convertidas em museus, como a Maison René Char, que conta com trabalho de artistas como: Miró, Maugin e Dufy.

Tivemos a sorte de pegar ali, um dia de mercado, onde os produtores vendiam: frutas, queijos artesanais, azeitonas e cestos de palha. Os queijos oferecidos neste mercado eram maravilhosos e, como de costume, com aromas nem sempre agradáveis...

Na cidade, tomamos café à beira de um canal, visitamos lojas de artesanato e fomos a uma loja de vinho, decorada com cartazes pitorescos. Lá, comprei um Chateau Beaucastel 2004, Chateau-Neuf-du-Pape (importado no Brasil pela Mistral) que está até hojem descansando na minha adega.

Partimos então para Les Baux, encontrando pelo caminho, um local com muitos ônibus de turistas e um cartaz: Catedrale D’Images, Picasso.

Graças à curiosidade, foi ali que assistimos a um dos maiores espetáculos de audiovisual que já vi. Numa enorme caverna, com paredões escavados na rocha, eram projetados imagens e vídeos das obras de Picasso, por todos os cantos! Tudo isso acompanhado de boa música, o que tornava a experiência, num acontecimento especial!

Emocionados com o espetáculo, fomos depois para a cidade de les Baux-de-Provence, que fica numa montanha de rochas.

Na idade média, Les Baux abrigou poderosos senhores feudais que se diziam descendentes do rei-mago Baltazar. Era uma das mais famosas Cours d’Amour provençais, nas quais trovadores louvavam damas bem nascidas.

A glória de Les Baux terminou em 1632, quando foi destruída por Luis XIII, por ter-se tornado uma fortaleza protestante.

Les Baux embora considerada uma cidade fantasma, pois de fato não moram pessoas ali, abrigam diversas lojinhas charmosas de lavanda, artesanatos, temperos...que fazem do passeiodo turista, um prazer!

A cidade seguinte foi Minérbe, que fica no topo de um morro, onde almoçamos em um simpático restaurante, sombreado por uma oliveira. Foi uma delícia passear por esta cidadela, com suas lojas de artesanato e ver uma deslumbrante vista do vale!

Finalmente atingi o meu objetivo principal, que era o de visitar Rossillon, que fica num morro coberto com terra de diversas tonalidades de ocre.

A maioria das casas de Roussillon foram construídas há aproximadamente 300 anos e são pintadas com os barros extraídos das terras dali, formando uma paleta imensa de tonalidades.

Em volta da cidade, ficam as minas que podem ser visitadas, de onde é extraído o material de pintura das casas.

Existem inúmeras lojas de artesanato e restaurantes. Num destes restaurantes apreciamos uma divina tarte tatin de figos! A melhor sobremesa que comi nesta viagem!

Passear pelas ruelas, apreciar as cores e os cantinhos foi um programa divino, uma verdadeira viagem no tempo que eu recomendo! (http://www.youtube.com/watch?v=S9VgeHyAdho).

O passeio pelo Luberon portanto, foi o ponto alto da minha viagem pela Provence,  capaz de recarregar minha energias para continuar explorando a região!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...