quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi


Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas

 


Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa em 2017, com apenas 300 garrafas, e projetam fechar 2023 com 80.000 garrafas, cruzam o Oceano Atlântico e chegam ao mercado europeu. Lucas Foppa e Ricardo Ambrosi brindam a exportação de 600 garrafas de vinhos para Luxemburgo. O embarque foi feito no dia 24 de outubro e deverá estar na mesa dos apreciadores daquele país ainda este ano. O primeiro lote saiu de Garibaldi, na Serra Gaúcha, com dois rótulos da linha Foppa & Ambrosi Brazilian Collection, o Cabernet Franc e o Alvarinho, além do Tenuta Foppa & Ambrosi Insolito Blend Corte V.



Entusiasmados com o novo mundo que se abre, os enólogos, que começaram com 21 anos, já revelam em seis anos a frente da vinícola, tino para o negócio. Afinal, a Tenuta Foppa & Ambrosi é a única vinícola brasileira a fazer vinhos no Napa Valley, na Califórnia. “Estrear na Europa num mercado tão maduro e tão próximo dos principais players do mundo é incrível, nos enche de orgulho e nos dá ainda mais energia para continuar nosso trabalho”, revela Foppa. “Estamos focados em marcar e conseguimos impressionar. Saber que o nosso vinho estará na mesa dos luxemburgueses nos emociona”, complementa.

 


Tudo começou quando um italiano que mora em Luxemburgo visitou a vinícola, em Garibaldi. Como tudo na vida dos jovens enólogos acontece rápido, da visita ao fechamento do negócio foram alguns poucos meses. “Ele adorou nossos vinhos e decidiu revender em Luxemburgo e também na Bélgica”, conta Ambrosi. Segundo dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), Luxemburgo só fica atrás de Portugal quando o assunto é consumo per capita de vinho, chegando a 55 litros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...