terça-feira, 21 de junho de 2022

DIRECTO DEL VIÑEDO VENDIMIA 2022 EN LATINOAMERICA

Seis enólogos, seis países e um grande encontro

Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Peru e Uruguai voltam a se reunir dia 6 de julho para falar sobre a vindima 2022 em formato híbrido

Os enólogos Miguel Fontana, Gerardo Aguirre, Bruno Motter, Cristian Goich, Pedro Cuenca e German Bruzzone, representando a Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Peru e Uruguai, respectivamente, têm encontro marcado para a 2ª edição do Directo del Viñedo 2022 en Latinoamerica, que terá transmissão simultânea pelo canal da Associação Brasileira de Enologia (ABE) no Youtube, no dia 6 de julho. Para Argentina, Brasil e Uruguai, será às 19h; para Chile e Bolívia, às 18h e para o Peru, às 17h. A organização é da Associação de Enólogos da América e a mediação será feita pelo enólogo Uruguaio Fernando Pettenuzzo. O evento é aberto ao público.

 O evento estreou em 2021 no digital e foi criado de forma inédita por enólogos destes seis países durante a Pandemia do Coronavírus. O resultado foi tão positivo que motivou o grupo a dar continuidade, agora em formato híbrido com os enólogos da Argentina, Bolívia, Brasil e Uruguai participando presencialmente no estúdio que será montado na Sede do Sicredi, em Carlos Barbosa, na Serra Gaúcha. Os enólogos da Bolívia e do Peru participarão remotamente direto de seus países.

Para o presidente da ABE, enólogo André Gasperin, a iniciativa permite difundir informações do comportamento da safra em cada país, bem como as projeções em termos do perfil dos vinhos que se espera desta vindima. “Este encontro também permite mostrar um pouco do trabalho do enólogo em cada um desses países. É mais uma ação de promoção da cultura do vinho independente de nacionalidade”, destaca. A primeira edição, vista por mais de 1,2 mil pessoas, está disponível no canal da ABE no youtube.

A proposta, além de fortalecer e promover a vitivinicultura latino-americana, também quer mostrar a diversidade e a qualidade da produção, especialmente em relação a investimentos nos vinhedos e como isso reflete diretamente na excelência dos vinhos. Se por um lado o encontro oportunizará a troca de experiências no ambiente técnico, por outro dará subsídios aos consumidores, antecipando tendências e tipos de produtos que irão chegar ao mercado daqui para frente. O evento tem o patrocínio de Fermentis, Nadalié e Ingenio Filtraciones.

SERVIÇO

O quê? Directo del Viñedo 2022 en Latinoamerica

Quando? 6 de julho de 2022

Onde? Canal da Associação Brasileira de Enologia no Youtube

Horários: 19h - Argentina, Brasil e Uruguai

Organização: Associação de Enólogos da América

quarta-feira, 8 de junho de 2022

BRAZIL WINE CHALLENGE, 905 amostras avaliadas por 76 especialistas de oito países

Recorde histórico marca 11ª edição que acontece de 7 a 10 de junho em Bento Gonçalves com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho

 


Ainda maior, o Brazil Wine Challenge quase rompeu a barreira das mil amostras. O aumento de 17,3% em relação a edição de 2020 mostra a consolidação do concurso, considerado um dos mais importantes das Américas. As 905 amostras de 16 países serão avaliadas por um júri altamente qualificado formado por 76 degustadores, sendo nove presidentes de júri. São principalmente enólogos, além de sommeliers, bioquímicos, especialistas em vinhos, engenheiros agrônomos, biotecnólogos e jornalistas especializados da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Espanha, França, Portugal e Uruguai. Promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), este é o único concurso internacional de vinhos do país com a chancela da mais importante instituição mundial do setor, a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).


A dinâmica das degustações segue normas internacionais. Às cegas, as provas serão realizadas no Centro Empresarial de Bento Gonçalves – Capital Brasileira do Vinho. Serão servidas 68.100 taças em três dias de degustações, totalizando 12 horas de análise, uma verdadeira maratona técnica que coloca visão, olfato e paladar em ação, além do conhecimento. O resultado será conhecido no dia 10. Os vinhos e espumantes inscritos vêm da África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bolívia, Brasil, Chile, Eslováquia, Espanha, França, Grécia, Itália, México, Portugal e Uruguai.


O Presidente da ABE, Enólogo André Gasperin, acredita que esta edição chega no melhor momento vivido pelo vinho no Brasil. “Estamos perto de atingir o consumo per capita de 3 litros, o que demonstra que os brasileiros estão degustando mais vinho. E o Brazil Wine Challenge é uma importante vitrine para quem aposta neste mercado. Nossa expectativa é que a qualidade supere o histórico do evento, assim como aconteceu com o número de amostras inscritas”, conclui.



Fotos: Jeferson Sold

RETROSPECTIVA BRAZIL WINE CHALLENGE

2002 – 408 amostras de 11 países

2004 – 401 amostras de 11 países

2006 – 420 amostras de 13 países

2008 – 411 amostras de 13 países

2010 – 459 amostras de 15 países

2012 – 503 amostras de 17 países

2014 – 709 amostras de 18 países

2016 – 623 amostras de 17 países

2018 – 611 amostras de 14 países

2020 – 774 amostras de 16 países

2022 – 908 amostras de 16 paíse

quinta-feira, 2 de junho de 2022

Vinhos e espumantes premiados no menu do Festiqueijo 2022

Nove vinícolas da Serra Gaúcha confirmam participação no Festival de 1º a 31 de julho em Carlos Barbosa


O festival gastronômico mais gostoso da Serra Gaúcha está chegando. É o 31º Festiqueijo, que nesta edição traz uma receita bem-acabada dos melhores aromas e sabores que a região tem a oferecer. A diversidade de queijos que estão sendo maturados poderá ser harmonizada com vinhos e espumantes de vinícolas de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Garibaldi. São dezenas de rótulos premiados internacionalmente, que carregam a pluralidade do terroir brasileiro.


 

E se tem queijo, tem vinho. É a combinação perfeita para aquecer o inverno na Serra Gaúcha. Os visitantes terão a oportunidade de degustar vinhos e espumantes das vinícolas Amitié, Aurora, Casa Garcia, Casa Valduga, Dom Naneto, Garibaldi, Miolo, Pedrucci e Vaccaro. A Miolo, por exemplo, levará para o Festiqueijo 14 rótulos premiados entre vinhos, espumantes e suco de uva. São produtos elaborados com uvas cultivadas nos vinhedos próprios do Vale dos Vinhedos, da Campanha Meridional, do Vale do São Francisco e da Campanha Central, ou seja, vinhos que nascem das quatro unidades onde o grupo produz: Miolo, Seival, Terranova e Almadén. Tem vinhos para todos os gostos e estilos, mas o destaque fica com o ‘queridinho do Brasil’, o Miolo Seleção Rosé, eleito o melhor Rosé do Mundo em 2019, hoje o rosé brasileiro mais vendido no país.

 

A Dom Naneto, de Garibaldi, também já está com as taças na mão para servir os premiados Dom Naneto Espumante Moscatel Branco e o Dom Naneto Espumante Brut Branco, ambos com Medalha de Ouro no 12º Concurso do Espumante Brasileiro 2021 e na 19ª Seleção dos Melhores Vinhos, Espumantes e Sucos de Garibaldi 2021, respectivamente. Já a Cooperativa Vinícola Garibaldi destaca o Garibaldi Espumante Moscatel – Melhor Espumante do Cone Sul, e o Garibaldi Brut Rosé Pinot Noir, que obteve Medalha de Ouro no VinAgora, na Hungria. A Amitié Vinhos e Espumantes estará presente no Festival com sete rótulos, incluindo os superpremiados Amitié Brut e Amitié Brut Rosé, este com 94 pontos - Doble Medalla de Oro no Vinus, na Argentina. Tem ainda a Casa Pedrucci que entre os sete rótulos, destaca o Pedrucci Brut Tradicional 2021 e o Occasione Moscatel, ambos com 90 pontos no Descorchados 2022, maior e mais completo guia de vinhos sul-americanos. Também de Garibaldi, a Vinhos Vaccaro estará exibindo nove rótulos premiados, sendo quatro espumantes, quatro vinhos e um suco e uva. As distinções vêm do Wines of Brazil Awards, da Grande Prova Vinhos do Brasil e da Seleção dos Melhores Vinhos, Espumantes e Sucos de Garibaldi.


De Carlos Barbosa, a Vinhos Finos Casa Garcia exibirá entre seu portfólio o Casa Garcia Merlot, campeão no Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar da 42ª Expointer, o Casa Garcia Brut e o Casa Garcia Moscatel que ganharam Medalha de Ouro na Argentina. Outra marca tradicional no evento é a Casa Valduga que também estará apresentando seus vinhos e espumantes.


A vinícola mais premiada do Brasil, a Cooperativa Vinícola Aurora, marca presença no Festival com oito rótulos, sendo que os grandes premiados são o Aurora Espumante Moscatel com Doble Oro no Vinus 2021 e Ouro no Muscats du Monde 2021 e no Concurso do Espumante Brasileiro 2021, e o Aurora Brut com Grande Ouro no Virtus 2022, Ouro no Challenge du Vin 2021 e no Catad’Or 2021 e Prata no Chardonnay du Monde 2021 e 2022.


VINÍCOLAS E PRODUTOS


Amitié Vinhos e Espumantes – Amitié Brut Rosé, Amitié Brut, Amitié Moscatel Rosé, Amitié Moscatel, Amitié Pinot Noir, Amitié Merlot e Amitié Sauvignon Blanc.


Casa Pedrucci – Casa Pedrucci Reserva Brut 2020, Pedrucci Brut Tradicional 2021, Pedrucci Brut Rosé 2021, Occasione Moscatel, Pedrucci Reserva Tinto 2018, Occasione Vinho Branco e Occasione Vinho Rose.

 

Cooperativa Vinícola Aurora – Aurora Espumante Brut, Aurora Espumante Moscatel Branco, Conde de Foucald Demi Sec Rosé, Aurora Varietal Merlot, Marcus James Cabernet Sauvignon, Marcus James Chardonnay, Saint Germain Cabernet Franc/Cabernet Sauvignon e Aurora Suco de Uva Tinto.


Cooperativa Vinícola Garibaldi – Espumante Garibaldi Moscatel, Espumante Vero Brut, Espumante Brut Rosé Pinot Noir, Vinho Granja União Merlot, Vinho Granja União Cabernet Franc, Suco Tinto 1,5l, Suco Branco 1,5l, Vinho Garibaldi Merlot Reserva e Vinho Garibaldi Cabernet Sauvignon.


Dom Naneto – Dom Naneto Espumante Moscatel Branco e Dom Naneto Espumante Brut Branco.


Miolo Wine Group – Almadén Cabernet Sauvignon, Almadén Cabernet Suave, Almadén Chardonnay, Almadén Espumante Brut, Almadén Espumante Demi-Sec, Miolo Seleção Pinot Grigio/Riesling, Miolo Seleção Rosé, Miolo Seleção Tempranillo/Touriga Nacional, Seival Espumante Brut, Seival Sauvignon Blanc, Seival Tempranillo, Sunny Days Suco de Uva, Terranova Espumante Brut Rosé e Terranova Espumante Moscatel.


Vinhos Finos Casa Garcia – Casa Garcia Merlot, Casa Garcia Espumante Brut e Casa Garcia Espumante Moscatel.


Vinhos Vaccaro – Vaccaro Espumante Brut Chardonnay, Vaccaro Espumante Brut Rosé, Vaccaro Espumante Moscatel, Vaccaro Espumante Moscatel Rosé, Vaccaro Merlot 2017, Vaccaro Cabernet Sauvignon 2017, Vaccaro Cabernet Franc 2018, Vaccaro Chardonnay 2018 e o Vaccaro Suco de Uva Integral.


SERVIÇO

O que? 31º Festiqueijo

Quando? De 1º a 31 de julho, somente de sexta a domingo

Local? Salão Paroquial da Igreja Matriz de Carlos Barbosa

Horários: Sextas-feiras: 14h às 23h; Sábados: 11h às 23h; Domingos: 10 às 17h

Ingressos: sextas-feiras e sábados, de 8 a 12 anos pagarão R$ 80,00 e a partir de 13 anos R$ 195,00; aos domingos, de 8 a 12 anos pagarão R$ 80,00 e a partir de 13 anos R$ R$ 175,00. Menores de 8 anos entrada gratuita. Área Vip R$ 380 por pessoa para qualquer dia de evento

Miolo chega na Argentina e desbrava seu quinto terroir

Grupo brasileiro adquire a Bodega Renacer, localizada em Luján de Cuyo - Mendoza, consolidando assim, sua internacionalização em uma das pri...