sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Bruno Motter, da Don Guerino, é o Enólogo do Ano 2022

Enólogo de 33 anos é o 19º a receber a honraria, indicado pelos próprios colegas


O jovem Bruno Motter foi eleito Enólogo do Ano 2022 pelos enólogos que integram o quadro social da Associação Brasileira de Enologia (ABE). A homenagem foi prestada em jantar do Dia do Enólogo e dos 46 anos da entidade, realizado na sexta-feira, 21 de outubro, no Centro Empresarial de Bento Gonçalves, reunindo cerca de 150 pessoas.


A escolha seguiu um regulamento de três etapas, com a participação de 150 enólogos associados da entidade. Na primeira, eles indicaram um enólogo, levando em consideração critérios como formação em Enologia e Viticultura, trabalho em prol do profissional de Enologia, cinco anos de experiência na atividade, estar exercendo a atividade, atuação setorial, inovação tecnológica, ser associado a ABE, no mínimo, há três anos e estar em dia com a Tesouraria.


A segunda etapa foi marcada pela seleção dos três mais votados na primeira, respeitando a pontuação pela sua vida profissional, considerando experiências, formação e reconhecimento perante seus pares. A avaliação e homologação do resultado se deu na terceira etapa e foi feita por um comitê formado pelos que já foram homenageados com a distinção. Eles deram uma nova pontuação, atribuída pela percepção que o grupo tem de cada um dos três profissionais. Carisma, experiência, formação, participação e reconhecido desempenho na atividade determinaram a aprovação final.


Formado em Enologia pela Universidad Juan Agustin Maza, em 2011, na cidade de Mendoza, na Argentina, Bruno Motter é pós-graduado em Gestão Empresarial pela Unisinos. Com apenas 33 anos, acumula em sua trajetória as funções de Diretor Técnico e enólogo da Vinícola Don Guerino, em Alto Feliz (RS), onde também é sócio proprietário, além de ser Diretor Técnico da Associação Brasileira de Enologia.


Retrospectiva dos homenageados

Enólogo do Ano 2004 – Antônio Czarnobay

Enólogo do Ano 2005 – Gilberto Pedrucci

Enólogo do Ano 2006 – Firmino Splendor

Enólogo do Ano 2007 – Adriano Miolo

Enólogo do Ano 2008 – Ismar Pasini

Enólogo do Ano 2009 - Nauro José Morbini

Enólogo do Ano 2010 – Lucindo Copas

Enólogo do Ano 2011 – Daniel Dalla Valle

Enólogo do Ano 2012 – Dirceu Scottá

Enólogo do Ano 2013 – Juliano Daniel Perin

Enólogo do Ano 2014 - Delto Garibaldi

Enólogo do Ano 2015 – Christian Bernardi

Enólogo do Ano 2016 – Flávio Angelo Zílio

Enólogo do Ano 2017 – Carlos Abraza

Enólogo do Ano 2018 – Cedenir Fortunatti

Enólogo do Ano 2019 – Leandro Santini

Enólogo do Ano 2020 – Edegar Scorteganga

Enólogo do Ano 2021 – Alejandro Alberto Cardozo Rapetti

Enólogo do Ano 2022 – Bruno Motter

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Mais de 130 formadores de opinião degustarão a Safra 2022

 Ação nacional terá polos em Bento Gonçalves, Brasília, Florianópolis, Londrina, Petrolina, Porto Alegre e São Paulo

 A Avaliação Nacional de Vinhos chega a sua 30ª edição. As 16 amostras selecionadas entre as 30% mais representativas da Safra 2022 serão degustadas por mais de 1.700 apreciadores de todo o Brasil, sendo 700 no evento presencial e os outros 900 em suas casas, através do kit e da transmissão simultânea pelo canal da Associação Brasileira de Enologia (ABE) no Youtube, no dia 5 de novembro, a partir das 17h. Além disso, mais de 130 formadores de opinião dos estados do Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal, estarão reunidos e conectados com a Avaliação para degustar na taça a Safra 2022.

A ação é fruto de parcerias com empresas que atuam neste universo do mundo do vinho nas cidades de Bento Gonçalves, Brasília, Florianópolis, Londrina, Petrolina, Porto Alegre e São Paulo. Jornalistas, blogueiros e influencers foram convidados pela ABE a viver a experiência. Nos sete locais, serão mais de 130 pessoas numa ação de promoção e divulgação do vinho brasileiro. Para isso, a entidade enviou os kits para cada polo, alinhando a operação com o anfitrião local.

 “São os profissionais da comunicação que nos ajudam a divulgar o vinho brasileiro, sua evolução e cultura. E não tem forma melhor do que gerar experiência, permitindo que eles possam provar o resultado de um ano de trabalho. Por isso, encontramos nessa proposta o formato ideal para fazer chegar até eles a representatividade da Safra 2022, antes mesmo que ela chegue ao mercado consumidor”, destaca o presidente da ABE, enólogo André Gasperin.

 Os convidados degustarão juntos as 16 amostras, assistindo a transmissão da Avaliação, podendo trocar ideias e opiniões em torno de cada vinho. Eles também farão uma entrada ao vivo durante o evento, compartilhando a vivência com todos os envolvidos. A Avaliação Nacional de Vinhos é a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo.

LOCAIS

  1. Casa de Cultura do Parque – Sparkling Festival BR Edição São Paulo – Casavitis – São Paulo (SP) - @casavitisoficial

  2. CAV Comer, Amar e Viajar – Porto Alegre (RS) - @cavcomeramarviajar

  3. DOC Wine Food – Florianópolis (SC) - @docwinefood

  4. Espaço Entusiastas do Vinho – Brasília (DF) - @estusiastasdovinho

  5. Menu Escola de Gastronomia - Londrina (PR) - @menuescoladegastronomia

  6. Oxe Vinhos – Petrolina (PE) - @oxevinhos

  7. Piazza Salton – Bento Gonçalves (RS) - @piazzasalton

domingo, 9 de outubro de 2022

A história da Avaliação Nacional de Vinhos em livro

Obra será lançada no dia 5 de novembro, durante a 30ª edição do evento



 A maior avaliação de uma safra de vinhos do mundo nasceu pequena e despretensiosa, 30 anos atrás, no salão do CTG Laço Velho, em Bento Gonçalves, num dia de inverno em que flocos de neve caíam sobre a Capital Brasileira do Vinho. De lá para cá, a Avaliação Nacional de Vinhos, evento organizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), mudou algumas vezes de cidade, de formato, de data; enfrentou as turbulências da economia brasileira, as transformações do mercado vinícola global e até uma pandemia que parou o mundo, mas nunca deixou de ser realizada. E de crescer.

 O público que se reúne todos os anos na Serra Gaúcha para degustar os 16 vinhos selecionados entre os mais representativos da última safra passou de algumas dezenas de pessoas para mil - sem contar os enófilos que, desde novembro de 2020, participam da ANV de suas casas no Brasil e no exterior, pela internet. É imenso e complexo o esforço logístico para fazer com que cada uma das 16 amostras - as representativas de cada categoria de vinhos produzidos no país - chegue à taça de cada comentarista ou degustador ao mesmo tempo, e possa ser provada simultaneamente. São mais de 150 pessoas trabalhando freneticamente nos bastidores para que tudo dê certo. E sempre dá. Não existe nada igual no mundo.

 Neste ano em que a ANV completa 30 anos, muitas novidades estão programadas para, mais uma vez, surpreender o público. Depois de duas edições digitais, em razão da pandemia do Coronavírus, o evento torna-se definitivamente híbrido - com 600 apreciadores no evento presencial, além de outros 750, que receberão kits com as amostras em suas casas.

 Entre as novidades desta edição está o lançamento do livro “Avaliação Nacional de Vinhos - 30 Anos”, que traz a história, os personagens, os vinhos, os shows, as homenagens do Troféu Vitis e, principalmente, os bastidores das três décadas da Avaliação Nacional de Vinhos, registrando a seleção das amostras nos tanques das vinícolas ao brinde dos 16 vinhos.

 Com cerca de 200 páginas, e ricamente ilustrado, o livro comemorativo deste marco na história do vinho brasileiro é uma realização da ABE com o apoio de seus parceiros comerciais. A obra tem produção da ConceitoCom Brasil, através da jornalista Lucinara Masiero, assessora de imprensa da ABE há 18 anos, e está sendo escrita pelo jornalista e escritor Irineu Guarnier, que viveu alguns dos grandes momentos da ANV não apenas como degustador. Guarnier cobriu por vários anos o evento como repórter, esteve por duas vezes entre os 16 comentaristas e ainda recebeu o Troféu Vitis 2013 por seu trabalho de promoção do vinho brasileiro na mídia nacional. “Ter sido escolhido para contar essa história foi uma honra comparável a receber o Troféu Vitis, mas também um dos maiores desafios da minha carreira. A “biografia” deste evento grandioso é composta por um sem número de histórias, narradas por muitos personagens, que compõem ao final um grande painel da fantástica evolução do vinho brasileiro”, diz o autor.

Para Lucinara, que assumiu a missão de editar o livro, o desafio não foi menor. A agência de comunicação acredita que a obra será um registro histórico e fonte de referência importante para todos aqueles que viveram de algum modo essa aventura e para as futuras gerações de viticultores, enólogos, empresários do setor, críticos e apreciadores de vinhos.

A ABE, que promove grandes eventos internacionais, como o Concurso do Espumante Brasileiro e o Brazil Wine Challenge, também aposta no caráter documental do livro. Para a entidade, um marco como os 30 Anos da ANV não poderia passar em branco, já que a história da Avaliação se confunde com a história do vinho brasileiro nas últimas três décadas. O presidente da ABE, enólogo André Gasperin, destaca que o vinho brasileiro e a própria Avaliação Nacional de Vinhos, ao longo dos últimos 30 anos, evoluíram tanto que o momento merece uma obra como esta. “Chegou a hora de eternizar a evolução do vinho brasileiro e da Avaliação, que se tornou a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo, numa obra para ser degustada. Estamos falando de uma história em formato líquido que merece ficar registrada na mente e no coração das pessoas”.

 Com edição de luxo, e tiragem de 1.300 exemplares, o livro terá também uma versão digital. O trabalho de produção da obra segue em ritmo acelerado, para que o livro possa ser lançado na 30ª Avaliação Nacional de Vinhos, no dia 5 de novembro.

Miolo chega na Argentina e desbrava seu quinto terroir

Grupo brasileiro adquire a Bodega Renacer, localizada em Luján de Cuyo - Mendoza, consolidando assim, sua internacionalização em uma das pri...