terça-feira, 27 de junho de 2023

‘Novos Talentos’ do vinho brasileiro

Seis vinícolas de jovens produtores unem forças para promover a nova "cara" do vinho nacional num projeto colaborativo

Com uma conexão de amizade entre os enólogos e famílias gestoras, e unidos pelo mesmo propósito, de atuar colaborativamente para promover a qualidade e impulsionar o crescimento dos seus projetos, as seis empresas criaram o Projeto NOVOS TALENTOS. O grupo é formado pelas vinícolas Bodega Iribarrem (Bento Gonçalves – Vale dos Vinhedos), Cave Antiga (Farroupilha), Cristofoli Vinhos de Família (Bento Gonçalves – Rota Cantinas Históricas), Garbo Enologia Criativa (Bento Gonçalves – Caminhos de Pedra), Monte Sant'Anna (São Marcos) e Tenuta Foppa & Ambrosi (Garibaldi), todas localizadas em importantes regiões vitivinícolas da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul.

Juntos, eles mapearam regiões-alvo para dar início a um amplo trabalho que passa, inclusive, pela troca de informações e experiências. Assim, eles buscam espalhar as virtudes da diversidade do terroir brasileiro, posicionando o vinho nacional como protagonista no mercado consumidor. A estreia foi em Santa Catarina, em Florianópolis e Balneário Camboriu, mas o grupo também vai passar por Ribeirão Preto e Campinas, no interior paulista, durante o mês de junho. Cada encontro prevê rodadas de negócios, degustações e harmonizações, realizados sempre em hotéis e restaurantes.

Unidos em cooperação, o grupo NOVOS TALENTOS quer ir além da prospecção comercial, promovendo eventos com parceiros, treinando profissionais e conduzindo degustações exclusivas, sempre em conjunto. Ao combinar portfólios e formar um grande e diferenciado canal, o projeto tem o objetivo de facilitar o processo de compra por parte de distribuidores e clientes on-trade e off-trade, disponibilizando mais de 80 rótulos de vinhos e espumantes de alto padrão e muita personalidade.

Jovem, porém maduro, o grupo de seis vinícolas também vai focar esforços na participação em feiras e eventos selecionados como um bloco em ações de marketing. Assim, eles pretendem aumentar a visibilidade dos vinhos brasileiros.

Sobre o grupo NOVOS TALENTOS

Bodega Iribarrem

Alan Larroza - (54) 996324269

alan@bodegairibarrem.com

https://instagram.com/bodegairibarrem

www.bodegairibarrem.com.br

 


Cave Antiga

Natália Taffarel - (54) 999434029

contato@caveantiga.com.br

https://instagram.com/caveantiga

www.caveantiga.com.br

 


Cristofoli Vinhos de Família

Bruna Cristofoli - (54) 9948-6341

cristofoli@vinhoscristofoli.com.br

https://instagram.com/vinhoscristofoli

www.vinhoscristofoli.com.br

 


Garbo Enologia Criativa

Andrei Bellé - (54) 992802154

andrei@garboenologiacriativa.com.br

https://instagram.com/garboenologiacriativa

garboenologiacriativa.com.br

 


Tenuta Foppa & Ambrosi

Lucas Foppa - (54) 93300-2675

tenuta@tenutafa.com.br

https://instagram.com/tenutafa

https://tenutafa.com.br

 


Vinícola Monte Sant’Ana

Vagner de Vargas Marchi - (54) 99123-7022

vinicola@montesantana.com.br

https://www.instagram.com/monte_santana/

www.montesantana.com.br

Evento estreia fora do Brasil aberto para o mundo

Do Brasil para o Chile, terceira edição acontece dia 5 de julho reunindo enólogos da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Peru e Uruguai

Lançado durante a pandemia, numa iniciativa da Associação Brasileira de Enologia (ABE), juntamente com enólogos da Argentina, Bolívia, Chile, Peru e Uruguai, o Directo del Viñedo Vendimia em Latinoamerica terá sua primeira realização fora do Brasil. Desta vez, o estúdio será montado no Chile, onde o coordenador, uruguaio Fernando Pettenuzzo, fará a mediação que envolverá 11 profissionais. O evento é aberto ao público com transmissão pelo canal do Youtube da Associação de Enólogos da América (AEA). A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia pelo link https://enologosdeamerica.com. O encontro está marcado para o dia 5 de julho, às 19h, horário de Brasília.

Os enólogos Carmen Robatty e Claudio Martin (Peru), Cristian Sepúlveda e Cynthia Ortiz Vidal (Chile), Daniel Cis e Mariana Meneguzzi (Uruguai), Miguel Ángel Navarro e Juan Arizu (Argentina), Nelson Sfaricich e Mercedes Granier (Bolívia) e Vagner de Vargas Marchi (Brasil) compõem o quadro de profissionais. Todos estarão participando presencialmente no estúdio montado em Santiago, no Chile.

Para o presidente da ABE, enólogo Ricardo Morari, este é mais um projeto que nasceu desafiado por uma pandemia global e que deu certo. “O Directo del Viñedo veio para ficar. Com ele, fortalecemos a Enologia e a Viticultura, tudo em prol do vinho. Promovemos a cultura do vinho independente de sua nacionalidade, porque entendemos que o mundo do vinho não tem fronteiras”, destaca.

A proposta fortalece e promove a vitivinicultura latino-americana, mostrando a diversidade e a qualidade da produção em cada país, especialmente em relação a investimentos nos vinhedos e como isso reflete diretamente na excelência dos vinhos. Se por um lado o encontro oportuniza a troca de experiências no ambiente técnico, por outro dá subsídios aos consumidores, antecipando tendências e tipos de produtos que irão chegar ao mercado daqui para frente. O evento tem o patrocínio de Canal del Vino, Della Toffola, DGH DecoraChic, Grupo Altasur, Hotel Plaza Santiago, Laffort e TN Coopers. Na realização, Consejo Profesional de Graduados em Enología, Asociación Nacional de Enologos de Bolivia, Associação Brasileira de Enologia (ABE), Asociación Nacional de Ingenieros Agrónomos Enólogos de Chile, Cámara de Comercio, Industria y Turismo de ICA e Asociación de Enólogos del Uruguay.

O evento estreou em 2021 no digital e foi criado de forma inédita por enólogos destes seis países durante a Pandemia do Coronavírus. O resultado foi tão positivo que motivou o grupo a dar continuidade, que seguiu em formato híbrido com os enólogos participando presencialmente no estúdio de forma remota diretamente de seus países de origem.

QUADRO DE ENÓLOGOS DO DIRECTO DEL VIÑEDO 2023 EM LATINOAMERICA

ENOLOGIA

Carmen Robatty (Peru)

Cristian Sepúlveda (Chile)

Daniel Cis (Uruguai)

Miguel Ángel Navarro (Argentina)

Nelson Sfaricich (Bolívia)

Vagner de Vargas Marchi (Brasil)


VITICULTURA

Claudio Martin (Peru)

Cynthia Ortiz Vidal (Chile)

Juan Arizu (Argentina)

Mariana Meneguzzi (Uruguai)

Mercedes Granier (Bolívia)

Vagner de Vargas Marchi (Brasil)


SERVIÇO

O quê? Directo del Viñedo 2023 en Latinoamerica

Quando? 5 de julho de 2023

Onde? Canal AEA - Associação de Enólogos da América no Youtube

Horários:

17h – Peru

18h – Chile e Bolívia

19h - Argentina, Brasil e Uruguai

Organização: Associação de Enólogos da América (AEA)

Participação gratuita com prévia inscrição pelo link https://enologosdeamerica.com

Endereço do canal: https://www.youtube.com/@AsociacionEnologosdeAmerica

Foto: Divulgação ABE

terça-feira, 20 de junho de 2023

Avaliação de vinhos nacionais da safra 2023

Vinícolas de todo o país têm até 4 de agosto para inscrever amostras de 2023

Regulamento com as novas regras da maior degustação de vinhos de uma safra do mundo está disponível no site da Associação Brasileira de Enologia

Foi dada a largada. A Associação Brasileira de Enologia (ABE) já está recebendo inscrições de amostras para a 31ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2023. O evento que se tornou a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo e que espelha a qualidade e diversidade de terroirs brasileiros, vem avançando pelo Brasil, reunindo amostras de vinícolas de diversas regiões produtoras. Da Serra Gaúcha ao Sertão, da Campanha Gaúcha à Chapada Diamantina, do Planalto Catarinense à Serra da Mantiqueira e à Serra dos Pirineus, são tantos os territórios que a cada safra o Brasil Vitivinícola vai cobrindo o mapa do Brasil. As vinícolas brasileiras têm até o dia 4 de agosto para garantir presença no evento, maior momento do vinho brasileiro.

O regulamento pode ser acessado pelo site www.anvinhos.com.br, onde também é disponibilizada a ficha de inscrição. Cruzando três décadas, o evento chega trazendo novidades em suas regras, alinhadas com um novo Brasil vitivinícola. Entre as modificações feitas para a 31ª edição, as três mais relevantes indicam a redução de três para duas amostras na Categoria Vinho Base para Espumante, o acréscimo de uma para duas na de Vinho Tinto Jovem, inserindo um grupo específico para Pinot Noir, e a ampliação da possibilidade de inscrição de vinho de colheita de inverno - de julho de 2022 a junho de 2023 -, em todas as categorias.

Para o presidente da ABE, enólogo Ricardo Morari, esta é uma grande oportunidade de evidenciar a qualidade e diversidade de terrois brasileiros, aproximando produtores de consumidores. “A Avaliação Nacional de Vinhos chegou a um patamar invejável, avançando junto com o setor vitivinícola brasileiro. Tornou-se a maior vitrine do vinho nacional, atraindo olhares de todas as partes do Brasil e do mundo, além de servir de termômetro para os enólogos”, destaca.

A Avaliação Nacional de Vinhos segue com formato híbrido, disponibilizando 750 ingressos presenciais e 450 kits para quem prefere viver a experiência de casa, assistindo pelo canal da ABE no Youtube. Assim, o evento interliga o Brasil através do vinho. Quem nunca participou da Avaliação pode acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=X7tshQ7iCTg e assistir a edição anterior.

 


A coleta das amostras direto dos tanques ou das barricas em cada vinícola será durante o mês de agosto. Após, em setembro, o corpo técnico formado por mais de 90 enólogos degustará as amostras às cegas. O resultado será apresentado ao vivo no dia 4 de novembro. A venda dos ingressos e dos kits ao público apreciador será dia 29 de agosto através do site https://www.enologia.org.br/avaliacao-nacional-de-vinhos/inscricao-publico/.


quinta-feira, 1 de junho de 2023

Avaliação de vinhos brasileiros 2023


 

Desde que foi lançada, em 1993, a Avaliação Nacional de Vinhos cruzou safras, acompanhando e contribuindo para a evolução do vinho brasileiro. Para isso, alterações no regulamento da maior degustação de vinhos de uma safra do mundo sempre foram necessárias. Assim, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) não apenas vem seguindo o comportamento do setor como também se adaptando a realidade de um novo Brasil Vitivinícola. Entre as modificações feitas para a 31ª edição, as três mais relevantes indicam a redução de três para duas amostras na Categoria Vinho Base para Espumante, o acréscimo de uma para duas na de Vinho Tinto Jovem, inserindo um grupo específico para Pinot Noir, e a ampliação da possibilidade de inscrição de vinho de colheita de inverno - de julho de 2022 a junho de 2023 -, em todas as categorias.

 Com relação a redução de amostras apresentadas na categoria Vinho Base para Espumante e acréscimo desta na categoria Vinho Tinto Jovem, a ABE busca adequar a visibilidade que as 16 amostras mais representativas têm com o conjunto de amostras inscritas. Neste aspecto, houve uma leve redução e estabilidade de amostras de Base para Espumantes nos últimos anos e, um significativo incremento de amostras inscritas na categoria de Vinho Tinto Jovem. Concomitante com esta modificação, ficou estabelecido que haverá uma prerrogativa para que a variedade ‘Pinot Noir’ represente uma das duas amostras na categoria Vinho Tinto Jovem.

Desde a 30ª edição, no ano de 2022, de forma inédita a Avaliação Nacional de Vinhos permitiu que vinhos elaborados no ano anterior participassem. Naquela primeira experiência, somente vinhos tintos vinificados em regiões diferentes da região sul do Brasil, poderiam ser apresentados, desde que vinificados no segundo semestre do último ano. Agora a partir de 2023, esta possibilidade será estendida à todas as categorias, entendendo como a safra 2023 o período que se estende desde julho de 2022 até junho de 2023. Desta forma todas as regiões produtoras do Brasil poderão estar representadas e competindo com seus produtos. 

O presidente da ABE, enólogo Ricardo Morari, explica que as alterações são normais a cada edição. “A Avaliação Nacional de Vinhos é o espelho do setor vitivinícola brasileiro. Nela, é possível perceber as mutações do setor. Assim foi quando inserimos o Vinho Base para Espumante e o Vinho Rosé e assim seguiremos sempre respeitando o mercado”, destaca. Segundo Morari, o surgimento de novas regiões produtoras no país tornou a Avaliação ainda mais abrangente. “Este é o nosso objetivo: avaliar a produção nacional em todos os seus terroirs”.

O evento que se tornou o maior momento do vinho brasileiro chega a sua 31ª edição. A data começa a ser celebrada com o início das inscrições das amostras pelas vinícolas de todo o país, que deverá abrir durante o mês de junho, encerrando em 4 de agosto. O regulamento pode ser acessado pelo site www.anvinhos.com.br, onde também é disponibilizada a ficha de inscrição. 

Diante de uma pandemia global, a ABE encarou o desafio de realizar a Avaliação Nacional de Vinhos em formato digital. O modelo permitiu que desde 2020 o vinho brasileiro chegasse à casa de apreciadores de todos os estados brasileiros num movimento que contagiou vinícolas, enólogos, sommeliers e enófilos. Assim, a Avaliação agora segue em formato híbrido. Serão disponibilizados 750 ingressos para o público apreciador conferir de perto a representatividade da safra, além da venda de 450 kits para os que preferirem acompanhar de casa, assistindo pelo canal da ABE no Youtube. Quem nunca participou da Avaliação pode acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=X7tshQ7iCTg e assistir a edição anterior.

CATEGORIAS DE VINHOS E Nº DE AMOSTRAS

CATEGORIAS                                                      AMOSTRAS

1 – Vinho Base Espumante (Branco ou Rosé)            02

2 – Vinho Branco Não Aromático                         

2.A – Chardonnay                                                         01

2.B - Outras                                                                   01


3 – Vinho Branco Aromático

3.A – Moscatéis                                                              01

3.B - Outras                                                                     01


4 – Vinho Rosé                                                                01


5 – Vinho Tinto Jovem

Grupo A: Pinot Noir                                                          01

Grupo B: Outras variedades tintas                                    01

 

6 – Vinho Tinto                                                                  07


TOTAL            16

Miolo chega na Argentina e desbrava seu quinto terroir

Grupo brasileiro adquire a Bodega Renacer, localizada em Luján de Cuyo - Mendoza, consolidando assim, sua internacionalização em uma das pri...