terça-feira, 22 de agosto de 2023

A maior representação de terroirs brasileiros da história - 31ª Avaliação Nacional de Vinho

31ª Avaliação Nacional de Vinhos encerra inscrições com 516 amostras de 74 vinícolas de sete estados brasileiros, além do Distrito Federal

Esta é a primeira vez na história da Avaliação Nacional de Vinhos que amostras de sete estados, além do Distrito Federal, participam, mostrando o avanço do vinho brasileiro em diferentes regiões. É a maior representatividade de terroirs do país já registrada no evento. A Associação Brasileira de Enologia (ABE), que fez importantes mudanças no regulamento do evento compreendendo as características de cada região, justamente para avaliar a qualidade da safra nas mais variadas áreas, comemora a confirmação de 516 amostras de 74 vinícolas dos estados da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.

“Quando a Avaliação Nacional de Vinhos começou, em 1992, tínhamos 42 amostras de 18 vinícolas gaúchas. De lá para cá, assistimos o crescimento do setor com a descoberta de novas regiões produtoras. Temos uma condição que nos diferencia do mundo. Não existe nenhum outro país com tamanha diversidade de terroirs, o que nos permite colocar no mercado vinhos com estilos completamente diferentes e o mais importante, com alta qualidade”, destaca o presidente da ABE, enólogo Ricardo Morari. Segundo ele, a Avaliação evolui junto com o vinho brasileiro. “A Avaliação é nacional, sendo assim precisamos avaliar o vinho brasileiro. Estamos muito felizes em ver que a cada nova safra avançamos com a adesão de empresas de diferentes estados”.

Entre as modificações feitas para a 31ª edição, as três mais relevantes indicam a redução de três para duas amostras na Categoria Vinho Base para Espumante, o acréscimo de uma para duas na de Vinho Tinto Jovem, inserindo um grupo específico para Pinot Noir, e a ampliação da possibilidade de inscrição de vinho de colheita de inverno - de julho de 2022 a junho de 2023 -, em todas as categorias. Desde a 30ª edição, no ano de 2022, de forma inédita a Avaliação Nacional de Vinhos permitiu que vinhos elaborados no ano anterior participassem. Naquela primeira experiência, somente vinhos tintos vinificados em regiões diferentes da região sul do Brasil, poderiam ser apresentados, desde que vinificados no segundo semestre do último ano. Agora, esta possibilidade é estendida a todas as categorias, entendendo como a safra 2023 o período que se estende desde julho de 2022 até junho de 2023. Desta forma todas as regiões produtoras do Brasil poderão estar representadas e competindo com seus produtos.  

Com as inscrições das amostras encerrada, agora a ABE trabalha na coleta dos vinhos diretamente nas vinícolas. Após, em setembro, o corpo técnico formado por mais de 90 enólogos degustará as amostras às cegas. O resultado será apresentado ao vivo no dia 4 de novembro. A venda dos ingressos e dos kits ao público apreciador será dia 29 de agosto através do site https://www.enologia.org.br/avaliacao-nacional-de-vinhos/inscricao-publico/.

A Avaliação terá formato híbrido. Serão disponibilizados 750 ingressos para o público apreciador conferir de perto a representatividade da safra, além da venda de 450 kits para os que preferirem acompanhar de casa, assistindo pelo canal da ABE no Youtube. Quem nunca participou da Avaliação pode acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=oOQdDz-UVsA  e assistir a edição anterior.

quarta-feira, 2 de agosto de 2023

10 vinhos com 27 receitas extraordinárias, uma para cada estado brasileiro e DF

Miolo Wine Group lança e-book com pratos e dicas de harmonizações em parceria com o chef mineiro Felipe Caputo, valorizando a diversidade brasileira

A Miolo Wine Group convidou o chef mineiro Felipe Caputo para fazer uma viagem pelos aromas e sabores do Brasil. A ideia foi valorizar a culinária regional de cada um dos 26 estados, além do Distrito Federal, harmonizando com os 10 rótulos da linha Miolo Reserva, que expressam a potencialidade de 10 castas, sendo sete tintas (Syrah, Pinot Noir, Tannat, Tempranillo, Cabernet Sauvignon, Merlot e o recém lançado Malbec) e três brancas (Chardonnay, Sauvignon Blanc e Pinot Grigio). O resultado está sendo compartilhado com apreciadores de vinhos e da boa mesa através de um livro de receitas que reúne o passo a passo de cada receita.

Sofisticadamente simples, cada receita pode facilmente ser testada por qualquer pessoa que aprecia a enogastronomia. O livro mostra que cozinhar e harmonizar bons vinhos é uma experiência que é e deve ser acessível, descomplicado e fácil, sem perder a elegância. Com ingredientes nobres, mas fáceis de encontrar, as receitas também mostram que comida boa não precisa ser complicada.

A viagem começa por Roraima no Norte do país, com a Paçoca de carne de sol e purê de banana-da-terra, harmonizada com o Miolo Reserva Tannat, e termina no Rio Grande do Sul com o Arroz carreteiro com salada morna braseada, acompanhado pelo Miolo Reserva Tempranillo. Mas tem tucupi, pirarucu, ossobuco, galinhada, mugunzá, carne-seca, mandioca, baião de dois, pão de queijo, feijoada e muitos outros pratos que são tradicionais em cada estado.

Para quem curte provar novos sabores, testar harmonizações, a Miolo está compartilhando as receitas em suas redes sociais @grupomiolo. Aos interessados em ter acesso ao e-book basta solicitar via a landing page Miolo https://loja.miolo.com.br/receitas.

ESTADOS, RECEITAS E HARMONIZAÇÃO

NORTE

Roraima – Paçoca de carne de sol e purê de banana-da-terra – Miolo Reserva Tannat



Amapá – Mujica de camarão - Miolo Reserva Pinot Grigio



Amazonas – Pato no tucupi - Miolo Reserva Malbec



Pará – Peixe assado com molho de camarão - Miolo Reserva Sauvignon Blanc



Acre – Tacacá - Miolo Reserva Pinot Grigio



Tocantins – Ossobuco cozido ao vinho com vegetais e especiarias - Miolo Reserva Malbec

Rondônia – Pirarucu Rondon - Miolo Reserva Sauvignon Blanc



NORDESTE

Maranhão – Arroz de cuxá e peixe empanado - Miolo Reserva Pinot Noir



Piauí – Galinhada com quiabo - Miolo Reserva Cabernet Sauvignon




Ceará – Casquinha de siri - Miolo Reserva Pinot Grigio


Paraíba – Mugunzá salgado com linguiça e camarões - Miolo Reserva Tannat



Pernambuco - Escondidinho de pamonha com carne-seca - Miolo Reserva Pinot Noir




Alagoas – Moqueca de siri e farofa de mandioca flocada e castanha-de-caju - Miolo Reserva Chardonnay


Sergipe – Bacalhau sergipano - Miolo Reserva Pinot Grigio



Bahia – Bobó de camarão com batata-baroa - Miolo Reserva Chardonnay



Rio Grande do Norte – Baião de dois - Miolo Reserva Cabernet Sauvignon



CENTRO-OESTE

Mato Grosso – Arroz Maria Izabel - Miolo Reserva Tempranillo



Distrito Federal – Bolo de milho cremoso com canela - Miolo Reserva Syrah



Goiás – Frango à mineira com polenta rústica de milho - Miolo Reserva Pinot Noir



Mato Grosso do Sul – Mojica de pintado - Miolo Reserva Chardonnay



SUDESTE

Minas Gerais – Bolo de pão de queijo com burrata - Miolo Reserva Tempranillo



Espírito Santo – Arroz de moqueca de lagosta com farofa de dendê - Miolo Reserva Chardonnay



Rio de Janeiro – Feijoada de frutos do mar - Miolo Reserva Pinot Grigio



São Paulo – Picadinho com arroz cremoso de couve - Miolo Reserva Merlot



SUL

Paraná – Bife ancho e risoto milanês - Miolo Reserva Malbec



Santa Catarina – Quiche de alho-poró com camarão - Miolo Reserva Chardonnay



Rio Grande do Sul – Arroz carreteiro com salada morna braseada - Miolo Reserva Tempranillo



Miolo chega na Argentina e desbrava seu quinto terroir

Grupo brasileiro adquire a Bodega Renacer, localizada em Luján de Cuyo - Mendoza, consolidando assim, sua internacionalização em uma das pri...