domingo, 10 de janeiro de 2010

Viagem ao – Piemonte - Itália

Nos dirigimos então ao Piemonte, onde são feitos os famosos vinhos "Barolo", um dos ícones da Itália, e dos famosos "tartufi bianchi". Nos hospedamos em Asti, terra do espumante com o seu nome e também do “Barbera d`Asti”. Lá provamos o vinho “Gavi”, produzido pela Villa Sparina, feito com a uva Cortese. Este é um vinho bem simples.
De acordo com a sugestão de meu guia de viagem, selecionei e agendei, com a ajuda do gentil recepcionista do hotel, uma visita às duas vinícolas recomendadas. Passamos por situações bastante diferentes.
Foto: Adega Coppo
Na vinícola Coppo, cuja importadora no Brasil é a Mistral, a recepção foi formal, neutra, inclusive sem que nos oferecessem nenhuma degustação. Na tentativa de comprar algum vinho lá, me informaram que as caixas disponíveis eram com 6 garrafas, não sendo possível adquirir um número inferior a este se eu o desejasse.. Voltei decepcionado.
Foto: Pequena produtora
No caminho de volta, no entanto, paramos numa loja simpática, onde conhecemos a proprietária com seus filhos. Ela gentimente nos mostrou sua produção de vinhos, iniciando um passeio por sua adega.
Fomos convidados a provar um exemplar que ainda estava nos tonéis, aguardando o ponto de engarrafamento. Minha esposa comentou: “Este vinho é muito forte! “e a proprietária, com ar de orgulho retrucou: “Noi Italianni siamo cosi”.
Foto: Rótulo de Grappa
Neste local também, pudemos apreciar diversos rótulos feitos a mão, por artistas, para garrafas de grappa.
No sábado me dirigi à pequena e tradicional cantina Mascarello, que não tem importação dos seus vinhos para o Brasil.
Foto: Vinhos degustados
A situação foi totalmente diferente ali.
Os Mascarello abriram a vinícola especialmente para nós, no sábado, pois não trabalhavam neste dia.
O filho do proprietário iniciou a visita nos proporcionando uma degustação de oito vinhos, culminando com um Barolo sensacional!
Este Barolo consta do guia de vinhos, do autor Hugh Johnson, como um dos vinte vinhos italianos que devemos beber antes de morrer.
Foto: Sr Mascarello
Passeando pela adega, vimos um senhor manipulando uma mangueira, e trabalhando como um simples operário. Nosso guia esclareceu que aquele era seu pai, dono da vinícola, que naquela hora passou a nos acompanhar pelo resto do passeio.
Foto: Barril antigo
Lá, pela primeira vez, vi um enorme tonel de carvalho francês, utilizado no passado para o amadurecimento do vinho. Sr. Mascarello explicou que este tonel estava lá por uma questão histórica, e que teve de ser abandonado devido ao grande risco que se corria de perder toda uma produção, caso ocorresse qualquer problema.
Quando vi que usavam pequenos tonéis de carvalho francês no processo de maturação do vinho, perguntei se eram novos e recebi a resposta de que um bom vinho era o resultado do “terroir” e não da idade do barril utilizado.
Vi traços de modernidade na adega dos Mascarello, com a introdução de refrigeração em tanque de inox, o que permite um bom controle das temperaturas de fermentação. Mantinham também ali,um tanque revestido de azulejo, que seria substituído no futuro por tanques de inox.
Foto: Simpática família Mascarello
Mostrei ao Sr. Mascarello, meu guia, que citava seu vinho, como um dos melhores da Itália. Isto o deixou tão contente que nos presenteou com um belo exemplar do seu vinho top.
Desfeita a má impressão anterior a esta visita, retornamos a Asti, onde jantamos no “Ristorante l`angolo del Beato”. Provamos ali, um delicioso “Brasato ao Barolo”, uma carne retirada da bochecha do boi ao molho de vinho Barolo. O vinho que acompanhou foi um “Barbera D”Asti” 2004, produzido pela “Cantine Santagata”, com o nome do restaurante. É o vinho mais simples do Piemonte,  se apresentando fresco e frutado, bom para ser consumido Jovem.
Foto: Cidade de Barolo
Almoçamos também no restaurante “Il Bacco,” na pequena cidade de Alba, região de produção do “Dolcetto de Alba” Bricco Galante 2006, produzido por Penna Luigi. Um vinho bem balanceado, com boa estrutura e bastante corpo. Este nome, Dolcetto é proveniente da uva e não,do teor de açúcar, como alguns poderiam pensar...
Chegamos à conclusão de que deveríamos ter nos hospedado nesta formosa cidade, tanto por sua beleza e graça, quanto pelo fato de ficar mais próxima à região produtora dos melhores vinhos.
Foto: Museu do cinema
Aproveitamos a proximidade para conhecer a cidade de Turim, região das fábricas de automóveis.
Um passeio pela ampla cidade, onde fica o “Museu de Cinema de Peter Greenway”, nos levou à seguinte conclusão:
Qualquer cidade da Itália é digna de visitação!
Foto: Hotel de luxo no lago Maggiore
Continuamos a viagem, desta vez em direção ao Lago Maggiore, que, apesar do nome é menor que o Lago di Garda.
Passamos por dois hotéis que pareciam verdadeiros palácios porém, com preços exorbitantes! De tanto luxo, como vimos no “Grand Hotel dês Ilês de Borromeés,” não nos sentimos confortáveis para nos hospedar ali.
Ficamos então, no hotel “Vila Regina,” cujo proprietário exercia vários papéis, inclusive o de  recepcionista e garçom. Foi ele que nos deu as melhores dicas de passeio.
Foto: Ilha dei pescatori
Utilizando os barcos como meios de transporte entre as ilhas e as vilas ao redor do lago, visitamos as  Ilhas dei Pescatore, Bella, e Madre e também os jardins da Vila Taranto.
Foto: Jardim Vila Taranto
O ponto alto da visita à região, foi a meu ver, o Lago de Orta, ao lado de uma linda cidadezinha de mesmo nome.
Lá  na cidade de Orta, muitos lojistas vendiam o “tartufo bianco”.
Foto: Loja de Tartufi
Curioso, entrei numa das lojas e pedi para conhecer esta espécie.
Foto: Ilha no Lago Orta
O rapaz que estava atrás do balcão entrou lá dentro e de lá, me trouxe uma caixinha de isopor com algumas bolinhas...Estas, para meu espanto, eram vendidas, por três mil euros, o quilo. Declinei da oferta e agradeci a apresentação.
Foto: Cidade de Orta
Depois de Orta, voltando ao Lago Maggiore, jantamos no restaurante “ Lido Palace,” do hotel Baveno, onde nos despedimos da Itália, tomando um magnífico Dolcetto D’Alba, produzido por “Fabrizio Bertolino”. Bem balanceado e com corpo bem estruturado, de aroma frutado e de cor ruby.
Foto: Lago Maggiori - Vista do restaurante da Ilha Dei Pescatori
Infelizmente o tempo se esgotou e tivemos que voltar ao Brasil.
Eu particularmente voltei com uma deliciosa sensação de que:
Se existe paraíso... eu já o conheci!

1. Excelente relato. A viagem pelo Piemonte é mesmo maravilhosa. Imperdível para os amantes do bom vinho, da boa gastronomia e da cultura italiana.

Voltamos de lá há um mês e adoramos. Segue nosso relato: