quinta-feira, 7 de agosto de 2025

33ª Avaliação Nacional de Vinhos avança pelo país mostrando na taça a força do vinho brasileiro

 Mais estados, mais amostras, mais Brasil

A Avaliação Nacional de Vinhos é o espelho da vitivinicultura brasileira na qualidade, na diversidade e na representatividade. A maior degustação de vinhos de uma safra do mundo chega a sua 33ª edição com números recordes, comprovando que o evento é a expressão mais pura e autêntica do vinho brasileiro. São 536 amostras de nove estados - Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Mesmo sem caráter competitivo, a Avaliação Nacional de Vinhos ocupa um lugar central no setor, reunindo toda a cadeia produtiva em um momento de celebração e análise que ultrapassa premiações, refletindo a maturidade, o potencial e os caminhos da vitivinicultura brasileira.


Promovida pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), a Avaliação Nacional de Vinhos amadureceu junto com o setor, acompanhando suas transformações e refletindo a evolução técnica, cultural e territorial da vitivinicultura no país. Ao longo dessas três décadas, o evento tem revelado não apenas a qualidade da produção, mas também a emergência de novas fronteiras vitivinícolas, reafirmando o caráter continental do Brasil. Nesta edição, a ABE celebra a estreia do Espírito Santo e do Rio de Janeiro entre os estados participantes, ampliando ainda mais o mapa do vinho brasileiro e destacando a diversidade de terroirs que fazem do país um celeiro de possibilidades — todas legitimamente nacionais.

“A Avaliação Nacional de Vinhos é muito mais do que uma vitrine da safra — ela é uma conquista coletiva do setor, um momento em que colocamos em análise o esforço, o conhecimento e a paixão de milhares de pessoas envolvidas na cadeia da uva e do vinho. A cada edição, mostramos ao Brasil e ao mundo que nossa vitivinicultura é plural, consistente e em constante evolução. Este evento reforça a credibilidade do vinho brasileiro e projeta uma imagem de qualidade que ultrapassa fronteiras”, destaca o presidente da ABE, enólogo Mário Lucas Ieggli.

A coleta das amostras começa no dia 7 de agosto, diretamente nos tanques ou barricas das vinícolas, mediante agendamento com a equipe técnica da ABE. A apresentação dos resultados será no dia 25 de outubro, às 17 horas, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS), em evento presencial limitado a 800 pessoas. Os ingressos para o público geral começam a ser vendidos em agosto no site da ABE.

https://www.enologia.org.br/avaliacao-nacional-de-vinhos/inscricao-publico

AMOSTRAS POR ESTADO

Bahia – 08

Distrito Federal – 23

Espírito Santo - 02

Goiás – 01

Minas Gerais – 22

Rio de Janeiro - 05

Rio Grande do Sul – 450

Santa Catarina – 06

São Paulo - 19

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Chandon Névoa das Encantadas e Chandon Blanc de Blanc Riesling Itálico - natureza em forma de borbulhas

Disponíveis exclusivamente na Casa Chandon Garibaldi, os espumantes destacam o compromisso da marca com a sustentabilidade, o terroir local e a identidade brasileira



A Casa Chandon Garibaldi apresenta dois espumantes excepcionais e de tiragem limitada, disponíveis exclusivamente na boutique da Casa Chandon, em Garibaldi (RS). O lançamento reforça o posicionamento da marca em oferecer experiências únicas que unem sustentabilidade, identidade local e excelência enológica. O Chandon Névoa das Encantadas Safra 2025, elaborado com uvas 100% cultivadas no primeiro vinhedo de espumantes com certificação de viticultura sustentável do Brasil, em Encruzilhada do Sul, chega ao mercado como uma expressão natural e autêntica do terroir gaúcho. Já o Chandon Blanc de Blanc Riesling Itálico Extra Brut, elaborado com uvas cultivadas por agricultores parceiros em Monte Belo do Sul, presta homenagem à comunidade de pouco mais de 1.200 habitantes, reconhecida por sua tradição vitivinícola, no ano em que o Rio Grande do Sul celebra os 150 anos da imigração italiana.



Desde a sua origem, a Chandon carrega em seu DNA o espírito pioneiro. Fundada com a ousadia de elaborar espumantes fora da França, a marca sempre acreditou na força dos terroirs do Novo Mundo. Hoje, com seis vinícolas em quatro continentes — Argentina, Austrália, Brasil, China, Estados Unidos e Índia —, atua como um verdadeiro observatório a céu aberto, conectando diferentes paisagens, culturas e formas de expressão. No Brasil, essa história começou em 1973, com a escolha visionária da Serra Gaúcha como ponto de partida. Anos mais tarde, a marca ampliou sua presença com um vinhedo de 1.400 hectares em Encruzilhada do Sul, na Serra do Sudeste — um território onde natureza e savoir-faire se encontram em perfeita harmonia. Mais de meio século depois, o pioneirismo da Chandon segue vivo, impulsionando a inovação com raízes profundas e olhar voltado para o futuro.

Os espumantes são duas criações que nascem de histórias, terroirs e do compromisso com a sustentabilidade e a diversidade. Ambos os rótulos fazem parte de uma curadoria especial, um manifesto da Chandon Brasil para celebrar a conexão com o território e com as pessoas que ajudam a escrever sua história no país. Disponíveis apenas na boutique da Casa Chandon Garibaldi, os espumantes são resultado de processos artesanais, rigor técnico e um olhar atento à sustentabilidade e à cultura local, além da paixão.

Através da validação de novas tecnologias, as melhores técnicas sustentáveis são aplicadas para a elaboração de novos produtos, trazendo o pioneirismo tecnológico para fornecedores, mercados, clientes e os produtores de uvas. Assim, a marca global com atuação local, enaltece, em tudo o que faz, a brasilidade na viticultura sustentável.

Os dois espumantes estão à venda exclusivamente na Casa Chandon Garibaldi, onde é possível vivenciar a essência da marca por meio de experiências enogastronômicas e uma curadoria de rótulos únicos. São edições limitadas, voltadas para apreciadores que buscam mais do que um espumante: procuram uma história para brindar. 

Chandon Névoa das Encantadas: natural, puro, sustentável 

Inspirado na Serra das Encantadas, onde o amanhecer se revela entre névoas e vinhedos, o Chandon Névoa das Encantadas é um espumante natural 100% Chardonnay, elaborado a partir de uma parcela única do vinhedo próprio da Chandon em Encruzilhada do Sul — o primeiro do Brasil certificado com o selo PIUP (Produção Integrada de Uva para Processamento) desde 2020 e, em Garibaldi, desde 2022. 

Elaborado sem aditivos ou adição de açúcar, o espumante revela-se com leve turbidez e surpreende pela pureza, frescor, juventude e personalidade aromática, traduzindo fielmente o terroir e a filosofia sustentável da marca. O vinhedo que dá origem a essa joia enológica é exemplo de práticas regenerativas, com manejo inteligente do solo, uso de adubos orgânicos e proteção da biodiversidade. 

A propriedade de 254 hectares é comporta por 120 hectares de vinhas, 38 hectares de vegetação nativa remanescente e 50 hectares de reserva legal. Em parceria com a Embrapa Uva e Vinho e a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul (SEMA), a Chandon também integra a Rota dos Butiazais, com um projeto inédito de resgate e replantio da espécie em extinção Butia odorata, contribuindo ativamente com a preservação do bioma Pampa. Assim, a Chandon ajuda a conectar pessoas interessadas no uso sustentável do Butiá, estimulando a conservação da biodiversidade dos butiazais, garantindo sua permanência para as gerações futuras e a sustentabilidade do ecossistema em 43 municípios do Rio Grande do Sul.  

Chandon Blanc de Blanc Riesling Itálico: uma homenagem ao saber-fazer de artesãos de Monte Belo do Sul 

Elegante e delicado, o Chandon Blanc de Blanc Extra Brut nasce das encostas de Monte Belo do Sul, no coração da Serra Gaúcha. Com uvas Riesling Itálico cultivadas por viticultores parceiros da marca, o espumante representa uma reverência à comunidade de pequenos produtores locais, celebrando suas tradições, técnicas e vínculos com a terra. 

O rótulo é lançado no ano em que o Rio Grande do Sul comemora os 150 anos da imigração italiana, marco que reforça a importância do trabalho artesanal e da cultura vitícola da região. A seleção das parcelas, o ponto ideal de colheita e o cuidado em cada etapa de elaboração garantem um espumante de estrutura refinada, acidez vibrante e aromas florais e cítricos sutis.  

Este é o primeiro espumante 100% Riesling Itálico, que nasce de uma seleção exclusiva de uvas cultivadas por produtores parceiros. Resiliente, é uma variedade capaz de enfrentar momentos de adversidade climática. Depois de mais de um século de cultivo na Serra Gaúcha, a Riesling Itálico comprova seu alto potencial qualitativo para a elaboração de espumantes, com boa adaptação ao solo e clima da Serra Gaúcha e regularidade na qualidade e quantidade – resultado de cinco gerações de viticultores. Para a Chandon, esta uva é um patrimônio a ser preservado e divulgado. Além disso, a vinícola compartilha com seus viticultores parceiros da mesma paixão pela variedade, que encontrou em Monte Belo do Sul solo fértil para ser hoje um dos locais onde a casta é mais cultivada no país.

Sobre a Chandon 

A Chandon é a primeira vinícola brasileira dedicada exclusivamente à produção de espumantes. Presente no país desde 1973, a marca integra o grupo LVMH (Moët Hennessy Louis Vuitton) e combina técnicas tradicionais com inovação, respeitando o terroir brasileiro e oferecendo experiências únicas a seus consumidores. Com uma comunidade composta por seis vinícolas espalhadas no mundo: Argentina, Estados Unidos, Austrália, China, Índia e Brasil, que continuamente trocam as melhores práticas e resolução de dúvidas, compartilham pesquisas e experimentações, para trazer melhorias constantes em cada unidade, a Chandon é o maior empreendimento de espumantes do mundo.



33ª Avaliação Nacional de Vinhos avança pelo país mostrando na taça a força do vinho brasileiro

 Mais estados, mais amostras, mais Brasil A Avaliação Nacional de Vinhos é o espelho da vitivinicultura brasileira na qualidade, na diversid...