Mais estados, mais amostras, mais Brasil
A Avaliação Nacional de Vinhos é o espelho da vitivinicultura brasileira na qualidade, na diversidade e na representatividade. A maior degustação de vinhos de uma safra do mundo chega a sua 33ª edição com números recordes, comprovando que o evento é a expressão mais pura e autêntica do vinho brasileiro. São 536 amostras de nove estados - Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Mesmo sem caráter competitivo, a Avaliação Nacional de Vinhos ocupa um lugar central no setor, reunindo toda a cadeia produtiva em um momento de celebração e análise que ultrapassa premiações, refletindo a maturidade, o potencial e os caminhos da vitivinicultura brasileira.
Promovida pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), a Avaliação Nacional de Vinhos amadureceu junto com o setor, acompanhando suas transformações e refletindo a evolução técnica, cultural e territorial da vitivinicultura no país. Ao longo dessas três décadas, o evento tem revelado não apenas a qualidade da produção, mas também a emergência de novas fronteiras vitivinícolas, reafirmando o caráter continental do Brasil. Nesta edição, a ABE celebra a estreia do Espírito Santo e do Rio de Janeiro entre os estados participantes, ampliando ainda mais o mapa do vinho brasileiro e destacando a diversidade de terroirs que fazem do país um celeiro de possibilidades — todas legitimamente nacionais.
“A Avaliação Nacional de Vinhos é muito mais do que uma vitrine da safra — ela é uma conquista coletiva do setor, um momento em que colocamos em análise o esforço, o conhecimento e a paixão de milhares de pessoas envolvidas na cadeia da uva e do vinho. A cada edição, mostramos ao Brasil e ao mundo que nossa vitivinicultura é plural, consistente e em constante evolução. Este evento reforça a credibilidade do vinho brasileiro e projeta uma imagem de qualidade que ultrapassa fronteiras”, destaca o presidente da ABE, enólogo Mário Lucas Ieggli.
A coleta das amostras começa no dia 7 de agosto, diretamente nos tanques ou barricas das vinícolas, mediante agendamento com a equipe técnica da ABE. A apresentação dos resultados será no dia 25 de outubro, às 17 horas, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS), em evento presencial limitado a 800 pessoas. Os ingressos para o público geral começam a ser vendidos em agosto no site da ABE.
https://www.enologia.org.br/avaliacao-nacional-de-vinhos/inscricao-publico
AMOSTRAS POR ESTADO
Bahia – 08
Distrito Federal – 23
Espírito Santo - 02
Goiás – 01
Minas Gerais – 22
Rio de Janeiro - 05
Rio Grande do Sul – 450
Santa Catarina – 06
São Paulo - 19
Nenhum comentário:
Postar um comentário