quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Restaurante Chi Fu

Baseado em informações interessantes  à respeito do Restaurante Chi Fu, fui conhecê-lo  pessoalmente à pça Carlos Gomes 200, Liberdade, fone 3112-1698.


O local tem aquela decoração típica chinesa, com dragões, cores douradas e vermelhas, lanternas decorativas e quadros da grande muralha da China. A ligação entre os andares é feita por uma escadaria que mais parece um bolo de noiva. Tudo muito exótico.


Num salão amplo, com mesas concorridas e comunitárias, o público se junta a vários grupos diferentes para fazer suas refeições.


Os chineses, por exemplo, vão ali com suas famílias e se misturam com os descendentes brasileiros.


Os pratos do Chi Fu são grandes e servem 2 pessoas. O ideal deve ser ir com um grupo maior, para dividir os pratos e experimentá-los.


O serviço no Chi Fu é bem precário, mas divertido, com garçons que mal falam o português.

Dá para se comunicar.


Pedimos um prato de camarões do tipo doce-azedo, que estava muito bom e veio numa bela porção.


O outro prato pedido foi o tradicional macarrão com Chop suey, muito bem servido.

Para acompanhar a refeição, pedimos aquele chá chinês, que vem açúcar e um pouco amargo e que serve para diluir a gordura da comida. Não sei dizer se gosto ou não deste chá!

Como as porções eram grandes, pedi para levar o que sobrou. Trouxeram-me uma embalagem de alumínio e um saco plástico, para que eu mesmo embalasse o que restou. Curioso!


Pretendo voltar ali, com mais amigos para dividir as iguarias e compartilhar a experiência.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Expovinis 2014



ExpoVinis Brasil anuncia data da 18ª edição do maior salão do vinho da América Latina

Um dos eventos mais importantes do calendário do mundo do vinho acaba de confirmar a data de sua 18ª edição: o ExpoVinis Brasil 2014 será realizado entre os dias 22 e 24 de abril, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

A próxima edição do principal salão internacional do vinho da América Latina acontece em um momento importante de sua trajetória, já que em 2013 o ExpoVinis Brasil, realizado pela Exponor Brasil, foi comprado pela SIAL Brasil Feiras Profissionais, joint venture formada pela BTS Informa e o grupo francês Comexposium. Com a mudança, o evento ganha a expertise da Comexposium, um dos líderes europeus na realização de feiras de negócios - como a SIAL, Sima, Intermat, Cartes, entre outras - e da BTS Informa, promotora da Fispal Food Service, maior feira de alimentação da América Latina. 

O objetivo dos novos organizadores é incrementar diferentes aspectos da feira, especialmente a qualificação dos visitantes e a ampliação da presença de produtores nacionais e de grupos de produtores estrangeiros. Com a utilização do banco de dados da Fispal Food Service, que conta com mais de 60 mil nomes, a expectativa é atrair o pequeno e médio comprador, de forma que sejam gerados novos negócios aos importadores da edição de 2014.

Entre as novidades anunciadas está o traslado gratuito da estação de metrô Portuguesa-Tietê ao Expo Center Norte, e do local do evento até a estação. Em breve também deve ser confirmada a parceria com um aplicativo de táxis para atender os visitantes do evento com mais rapidez e segurança.

De acordo com Clélia Iwaki, Diretora da BTS Informa, a aquisição é estratégica e trará benefícios não só para a feira, mas também para o mercado, que terá um evento ainda mais representativo. “Nosso objetivo é fazer com que o ExpoVinis Brasil seja, cada vez mais, o termômetro do setor e uma plataforma especializada e completa para lançamentos e tendências.”

Top Ten, Rodadas de Negócios e presenças internacionais

O aguardado concurso Top Ten, que elege os melhores vinhos do evento, está confirmado em 2014, quando voltará a indicar os rótulos representativos nas categorias Espumante Nacional, Espumante Importado, Branco Nacional, Branco Importado, Rosado, Tinto Nacional, Tinto Novo Mundo, Tinto Velho Mundo (que pela primeira vez será dividido nas subcategorias ‘Península Ibérica’ e ‘Itália, França, entre outros’) e Fortificados e Doces.

Como nas últimas edições, dois grandes nomes do vinho no Brasil presidem o júri do concurso, que em breve será formado com os principais especialistas do país: os consultores José Ivan Santos, autor de importantes livros sobre o mundo do vinho – como ‘Conheça Vinhos’, escrito em parceria com Dirceu Vianna Jr., um dos dois latino-americanos a conquistarem o título de Master of Wine –, e Jorge Lucki – único membro brasileiro da tradicional Académie Internationale du Vin.

As bem sucedidas Rodadas de Negócios, iniciadas em 2012, serão mantidas e devem ser ampliadas em 2014, possibilitando o contato ainda mais amplo entre expositores e compradores dos principais canais de distribuição do vinho no País.

Em breve serão anunciados os nomes das personalidades internacionais e nacionais que participam da 18º edição do ExpoVinis Brasil para discutir o setor vitivinícola nas disputadas degustações e palestras que fazem parte da programação oficial do evento.

Em 2013, o ExpoVinis Brasil contou com a presença de 432 expositores e recebeu mais de 19 mil visitantes entre profissionais e especialistas em vinhos.

Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site oficial www.expovinis.com.br

Sobre o Comexposium

O grupo Comexposium foi criado a partir da fusão de dois dos maiores players do setor de feiras da França – Comexpo e Exposium. Essa união nasceu do compromisso firmado entre seus respectivos acionistas, a Câmara de Comércio e Indústria de Paris e o Unibail-Rodamco. Com geração de negócios da ordem de 223 milhões de euros, ocupa uma posição de liderança e mantém um portfólio de 138 eventos. É o maior organizador de eventos da França e o quinto maior grupo da Europa. As feiras organizadas pela Comexposium - SIAL, Sima, Intermat, Cartes, entre outras – são líderes em seus segmentos e representam excelentes oportunidades de fazer negócios e contatos.  A empresa também é um dos principais nomes na área de feiras comerciais de consumo (Salon de l'Agriculture, Foire de Paris, no Salon du Cheval), graças à sua capacidade única de realizar eventos com forte impacto de mídia, atraindo milhares de visitantes.

Os eventos organizados pelo grupo abrangem 17 diferentes setores de atividade e seu conhecimento único sobre as mudanças e evolução de cada setor garante o apoio às diferentes necessidades estratégicas de seus clientes. Seja desenvolvimento internacional, busca por novos mercados, comunicação ou fidelização de clientes. Informações: www.comexposium.com

Sobre a BTS Informa

Segunda maior promotora de feiras do País, a BTS Informa consolida-se como a principal promotora voltada para a cadeia produtiva de alimentos e bebidas na América Latina, com feiras e publicações que são referência no mundo inteiro. Seu portfólio inclui nomes como: Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, Fispal Café, TecnoSorvetes, ABF Franchising Expo, TecnoCarne, MercoAgro, SIAL Brazil, ForMóbile, Fispal Food Service Nordeste, Fispal Tecnologia Nordeste e ABF Franchising Expo Nordeste. Na área editorial é responsável pela publicação das revistas, Leite e Derivados, Revista Nacional da Carne, Silk–Screen e Sign quatro maiores e mais importantes publicações técnicas dos seus segmentos.  

A BTS Informa possui escritórios em São Paulo (sede), Curitiba e Recife, nos quais conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados para investir em novas oportunidades e conquistar espaços que façam de seus produtos a porta de entrada para quem quer fazer negócios na América Latina.  Informações: www.btsinforma.com.br
{cke_protected_1}Mais informações para a imprensa:
Alessandra Casolato – alessandra.casolato@ch2a.com.br
Magaly Corgosinho – coordenadoria@ch2a.com.br
CH2A Comunicação Tel. (113253.7052 | Cel. (11) 9239.0569


terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Vinhos da Italian Concept

Fui convidado para um evento da Italian Concept di Tereza Amoroso, a fim de provar vinhos de sua importação. O objetivo desta empresa é o de se tornar ponto de referência para produtos Made in Italy, no mercado brasileiro.


O encontro ao qual me referia se deu no bar do Fasano, Baretto, quando foram apresentados então, 7 vinhos, de um portfólio atual de 15 vinhos.


Começaram o evento, com uma explanação sobre a empresa, que por sua vez, tem o patrocínio do Ministério da Agricultura, Alimentação e Floresta Italiana, além da Comissão Européia.


Durante o ano de 2014 outros eventos serão realizados em São Paulo, com a presença de sommelier e outros profissionais voltados ao mundo do vinho.


Os vinhos servidos neste evento foram:


Amato Syrah Cortona DOC 2010, que é feito pela Giannoni Fabri, vinho que foi apresentado por Marco Giannoni, proprietário da vinícola. Além deste vinho, da cepa Syrah, ainda tem, no seu portfolio, o Vinho da cepa Cabernet Sauvignon, e um Vin Santo. Achei que O Amato cairia bem quando acompanhado por pratos de carne.

Sangiovese Umbria IGT 2009, Il Nóbile, produzido pela Cantina Bartoloni, que faz também um Sagrantino de Montefalco. O Sangiovese Umbria utiliza a cepa Sangiovese É um vinho delicado e fácil de beber.

Chianti Colli Arentini DOCG 2010, Il Guido, produzido pela Tenuta la Pineta. Ele tem 14% de álcool e é feito com as cepas Sangiovese (90%), Canaiolo (5%) e Cabernet Sauvignon (5%). É um vinho é bem leve.


Petramora Morellino di Scansano DOCG 2010, feito pela Tenuta Pietramora, com as cepas: Sangiovese (85%) e Merlot (15%). Ele tem 14% de álcool e é agradável.

Brico San Giovanni Monferrato DOC 2010, produzido por Podere Dei Bricchi Astigiani com as cepas: Barbera e Pinot Nero. Um vinho que oferece boa relação custo benefício.

Brunello di Montalcino Le 7 Camicie 2008, feito por Le 7 Camicie com a cepa Sangiovese Grosso. Ele tem 15% de álcool e é muito bom. Seu preço já é mais salgado, por volta de R$240,00, mas vale a pena.


Vin Santo Cortona DOC 2005 por Giannoni Fabri, com a cepa Trebbiano semi desidratada. Ele fica envelhecendo em pequenas barricas por 6 anos. Tem uma cor âmbar e aromas de avelã, com uma grande persistência. O vinho é maravilhoso e sua meia garrafa custa por volta de R$160,00.

Perguntaram ao produtor se este vin santo combinava com cantucci, ao que ele respondeu ofendido: “O hábito de molhar o cantucci em vinho doce só deve ser feito se utilizarem exemplares industrializados.” E este não era o caso. Enxarcar o vin santo com migalhas de cantucci seria uma heresia...


O evento abriu bem o ano do vinho de 2014 e serviu também para que eu conhecesse o Baretto, com sua delicada música, apresentada por um bom grupo de Jazz.

Miolo chega na Argentina e desbrava seu quinto terroir

Grupo brasileiro adquire a Bodega Renacer, localizada em Luján de Cuyo - Mendoza, consolidando assim, sua internacionalização em uma das pri...