segunda-feira, 18 de junho de 2018

Cassis, cidade très chic da costa da Provence

No caminho de Marseille, paramos na cidade de Cassis, que fica a 30 km de Marseille e a 48 km de Aix-en-Provence (https://www.youtube.com/watch?v=IOMmwxTvics).

Como a cidade de Cassis é pequena e com ruas estreitas, o nosso veículo teve que ser parado fora do centro, e uma rua bem lotada e distante do porto.

Cassis antigamente era uma pequena vila de pescadores com um pequeno porto colorido. Hoje em dia é uma cidadela bem agitada pelos turistas.

A cidade é mesmo uma graça e é muito procurada, principalmente no verão, de onde saem os passeios para as calanques, principalmente os de barco. Calanques, por sua vez,  são as passagens das águas marinhas entre os fiordes. As águas das calanques são turquesas e as pedras são estruturas escavadas em despenhadeiros de calcário).

Outras formas de atingir as calanques são através de trilhas feitas à pé, com direito a muitas subidas e descidas, além de pedras soltas pelo chão. Para se fazer este percurso é necessário muito fôlego. Informações podem ser obtidas no Office de Tourisme, localizado no porto.




O trajeto de barco para as Calanques oferece 3 opções: visitar 3, 5 ou 8 calanques. O trajeto mais barato custa 16 euros e tem saídas frequentes. O passeio não inclui parada para banhos. Apesar da água ser convidativa pela sua beleza, parece ser bem fria.

Da cidade de Cassis, podemos avistar um castelo, que fica no topo de um morro e que hoje é um hotel Château de la Maison des Baux.

Nesta região existem várias vinícolas que podem ser visitadas. As que mais aprecio ficam na região de Bandol, a 31 km de distância dali.

Depois do carro estacionado, descemos o morro em direção  ao porto, passando por ruelas floridas e lojinhas variadas de produtos típicos.

O centrinho da cidade é uma graça, com sorveterias, restaurantes e bistrôs apinhados de turistas de todas as idades.

Fomos ao quiosque que vende passagens para as calanques e escolhemos ao percurso mais curto, só para ter uma idéia do que seriam as tais  calanques.

O barco parte cheio de turistas, e vai costeando o porto e as rochas, onde pessoas tomam sol e fazem topless, diante de um mar de cor deslumbrante.

Quando chegamos à primeira calanque, tivemos uma vista belíssima daquelas rochas brancas, que contornavam a água de um azul extraordinário!

Finalmente ,chegamos à terceira e mais bonita calanque, onde o barco parou para admirarmos uma prainha bem agitada, com pedriscos brancos, vários turistas e muitos barcos parados.

Na volta, a vista do portinho com a orla cheia de restaurantes e bares foi muito agradável!

Como o objetivo deste trecho da viagem era conhecer Marseille, continuamos nosso caminho, levando nos olhos aquela cidadezinha charmosa, onde devíeramos ter programado uma estadia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...