segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Viagem a Vermont

Na viagem que fiz para os Estados Unidos aproveitei para dar uma volta pelo estado de Vermont, durante o outono, quando ocorre o espetáculo multicolorido das folhas das árvores caindo.
Foto: Outono em Vermont
Inspirado pelo filme “As pontes de Madison”, que ficam no estado de Iowa, procurei também conhecer algumas pontes cobertas, deste magnífico estado de Vermont.

A tarefa, de garimpar este tesouro, foi bem trabalhosa, compensada porém, pelo prazer de conhecer estas antigas jóias da cultura americana.

Passando pela cidadela de Weston Village, onde tem uma lojinha de inúmeros e lindos artesanatos, perguntei para o dono, onde estavam estas pontes. Ele me indicou um mapa, onde eu podia achar 107 pontes e seus “endereços”. Comprei sem titubear.

Aprendi num texto do mapa, que a cobertura das pontes era destinada a proteger sua estrutura e não para servir como abrigo da chuva, aos transeuntes.

Por incrível que pareça, os Estados Unidos ainda não estão tão integrados com o GPS, pois não existia no mapa sequer, as coordenadas das pontes, o que facilitaria meu trabalho.
Foto: Hotel de Ludlow
Ficamos hospedados na vila de Ludlow, próximos a uma estação de esqui, num motel, que dava até mesmo certo medo, pois estava quase totalmente vazio. Seria um cenário perfeito para um filme de suspense como o que vimos dos irmãos Cohen, onde o assassino entrava num motel e matava as pessoas com uma arma de abater gado.
Foto: Ponte de Upper Falls
No dia seguinte saímos à caça de uma das pontes que ficavam nas proximidades de Ludlow.

Pegamos uma estradinha secundária e, de repente, nos deparamos com a magnífica visão da ponte Upper Falls, em Downsers.

Era uma enorme estrutura de madeira, no seu estado natural, com aquelas poderosas vigas, que resistindo ao tempo, faziam sua sustentação.

A emoção nos transportou para o filme e passamos a procurar o bilhete de Francesca convidando Robert Kincaid, para um jantar em sua casa.
Inspirado pelo fotógrafo da National Geographic, comecei a registrar aquela emoção, tentando captar aquele amor impossível do filme...

A luz entrava pelas fendas da ponte, donde se via o brilho do lindo riacho.

Ficamos viajando por um tempo, olhando para a ponte e lembrando todo o clima de romance, já esperando voltar ao Brasil, para rever o filme e, como sempre, chorar no seu final.

Para comemorar a visão da primeira ponte, fomos jantar no “Sam’s Steackhouse”, um restaurantinho transado, sem aquele requinte, mas gostoso, como a maioria dos restaurantes americanos.

Aproveitamos para continuar apreciando a cauda de lagosta com batatas assadas, num ótimo preço, além de provar uma carne de porco acompanhada de chutney de maçã, que harmonizou bem com um vinho americano.

O vinho da uva Chardonay, chamado Sonoma-Cutrer, da safra 2008, é produzido pela Russian River Ranches. É um vinho resultante do composição de várias vinhas, o que dá a ele, uma personalidade especial. As vinhas ficam próximas do mar, no topo de antigas plantações, que pegam desde o sol do dia até o frio das noites. Os aromas do vinho eram de jasmim e rosas, amêndoas tostadas, concluindo com um toque de lima e lichia. De corpo médio, tinha um fundo de boca com uma acidez equilibrada e uma boa expansão. O sabor lembrava limão, pêra e baunilha, além de champignon, contando com boa mineralidade. O seu preço nas lojas é de US$23,00. Que pena que os impostos aqui se multiplicam, não resultando nesta boa relação custo/ benefício.

No dia seguinte, nos embrenhamos pelas florestas naturais da região, passando por lagos de águas transparentes, e por árvores com cores outonais.


No caminho, descobrimos a ponte na cidade de Northfield Falls, a única ponte colorida que encontramos no estado.

Sua cor tinha uma tonalidade ocre, parecendo mais ainda com uma das pontes do filme.

Novamente passamos a fotografar os vários ângulos e cores do local.


Vimos também uma construção enfeitada com duas abóboras de halloween, muito abundante e comum na região.

No fim do passeio, chegamos à cidadela de Stowe, que no inverno fica agitada por suas pistas de esqui.


O lugar era tão lindo, que eu me lembrava o tempo todo da musica “Skylark” (cotovia), que eu adoro, e que cita as trilhas formadas pelos esquiadores em Vermont.


Lojas de artesanato eram comuns no local e montadas com gosto impecável. Queríamos comprar tudo que víamos por lá.


Ainda na cidade, encontramos uma pequena ponte coberta, que se destinava apenas a transeuntes.



Foto: Ponte Emily
Descobrimos que a família Von Trapp, quando saiu da Austria, foi para esta região e acabou fazendo um lindo hotel, no estilo austríaco.



Depois de passearmos pelos arredores, encontramos a ponte Emily, fechando então, com chave de ouro a nossa viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...