terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Huguel, produtora de excelentes vinhos da Alsácia.

Quando chegamos à Alsácia, fomos direto para a linda cidade de Riquewir a fim de visitar a adega do Huguel, importante produtor de vinhos da região. A visita tinha sido agendada com a World Wine, que é a importadora deste produtor, no Brasil.

Comecei esta visita, passeando entre as plantações, onde as uvas Gewurtztraminer estavam sendo colhidas. Experimentei uma delas e pude sentir a sua doçura e seu aroma, divinos!

Os vinhedos ficavam em volta da cidade de Riquewir. Por ali vimos também outras pessoas experimentando as uvas e curtindo o local.

Paramos num ponto de onde podíamos avistar a cidade. Neste lugar pude ver um trecho de 100 m de plantação com 3 tipos diferentes de solo.

Esta variação de solo é que permite que a Huguel produza diferentes vinhos da mesma cepa, que no caso, é a Riesling.

Os rótulos de todos os vinhos Hugel apresentam um design amarelo.

Os vinhos de Hugel são divididos em grupos:


       Vinhos secos:

        Hugel Classic - vinhos de base de nível produzidos a partir de uvas compradas.
        Inclui a maioria das variedades Alsácia e algumas misturas.

        Hugel Tradição -. Vinhos de nível intermediário, a partir dos quatro uvas brancas "nobres"

        Hugel Jubilee - Nível superior vinhos secos provenientes de vinhedos próprios Hugel




       Os vinhos com açúcar residual são:

        Hommage Jean Hugel - vinhos semi-doces com menos concentração e doçura do que a faixa              Vendange tardia.

        Vendange Tardive - Vinhos de colheita tardia

        Sélection de Grains Nobles - Vinhos de uvas atacadas por Botrytis




Terminada a divertida aula, fomos para a sala de degustação.

Lá, passamos a provar uma vasta gama de vinhos:

Pinot Gris Jubilee 2008 e 2009, produzido com uvas selecionadas do grand cru Sporen, rico em argila. Mesmo com 7 anos, o vinho se apresentou com cor clara e muita estrutura. Os aromas eram de frutas maduras: abricot, pêssego e lima. E também de manteiga e brioche. Preenche bem a boca com seu corpo aveludado e persistência longa. Foi interessante a prova destes 2 vinhos para ver que anos diferentes produzem vinhos diversos. Gostei mais da safra 2008.

Gewurztraminer 2012 e 2009 Jubilee, que tem origem no grande terroir de Sporem e utilizam uvas provenientes de videiras mais antigas.  São vinhos de grande complexidade, profundos, suaves e com explosivos aromas. Conforme o produtor, estes vinhos ganham complexidade à partir do 8 anos, com muita longevidade. Tem cor intensa e profunda e lágrimas longas,
São vinhos que podem ser guardado por décadas.

Gewustraminer 2007 Vendage Tardive vem  do terroir Sporen também. É um vinho cativante, com muita fruta, aromas de lichia, manga, maracujá, flores brancas e especiarias. É um vinho doce, mas não é enjoativo, devido ao perfeito equilíbrio que ele estabelece entre doçura e acidez. É um vinho para ser bebido sozinho, ou acompanhado de um foie gras, ou queijos azuis e tortas de frutas. Deve também ser um vinho a ser apreciado por décadas.

Pinot Gris 2008 Vendage Tardive, ainda com uma cor jovem, tem toques esverdeados, sem sinais de oxidação. O vinho é delicado e untuoso, com aromas de pêssego, doces de frutas cítricas, marshmallow e um fundo de madeira queimada. Na boca ele estava delicioso, não muito doce, graças à sua estrutura. Apesar de delicioso, achei-o ainda muito novo, devendo ainda evoluir bastante com o tempo.

Riesling Selection de Grains Nobles 2009. Este vinho é raro. O bouquet deste vinho é excepcional, com frutas maduras, gengibre, maçã assada e mel de acácia. Na boca ele se mostrou divino, untuoso, com um suave toque licoroso. Este vinho foi um verdadeiro “gran finale”.

Um pouco da história da Huguel:

Videiras foram cultivadas na Alsácia por mais de 2.000 anos, e trouxeram grande prosperidade para a região, particularmente na Idade Média.

Graças à vizinha rio Reno, na época a mais importante artéria de comunicações na Europa, os vinhos da Alsácia foram exportados para a Holanda, Bélgica, Escandinávia e para a Inglaterra, onde foram particularmente apreciados.

A empresa Huguel foi fundada em Riquewihr em 1639, por Hans Ulrich Hugel, um suíço que deixou seu país de origem, durante as Guerra dos Trinta Anos.

Como logotipo, eles usam um brasão da família que foi esculpido em 1672, para decorar a porta de uma casa construída em Riquewihr, por um dos filhos de Hans Ulrich.

Em 1902, Hugel & Fils, que foi então administrado por Frédéric Emile Hugel, mudou-se para sua atual localização no centro de Riquewihr.

Na segunda metade do século 20, Jean Hugel desempenhou um papel de liderança na Hugel & Fils, bem como na indústria de vinho da Alsácia em geral. Jean Hugel & Fils e Hugel foi pioneira na reintrodução de vinhos de colheita tardia na Alsácia.

Embora Hugel tenha sido pioneira em vinhos doces na Alsácia, apenas vinhos claramente marcados como vinhos de colheita tardia ou cuvées especiais têm açúcar residual perceptivel.
Os vinhos da gama regular são sempre secos.

Agradeço a maravilhosa visita e recepção que tive na Huguel, assim como o atencioso funcionário que gentilmente me orientou!  Agradeço também à World Wine por ter me proporcionado esta experiência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...