segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Berlim Ocidental


Ficamos hospedados na Berlim Ocidental, que parece ser mais chique, mais moderna, mas com menos prédios históricos do que a antiga parte oriental.


Depois de admirarmos a Porta de Brandemburgo, que divide as duas partes de Berlim, fomos passear pelo Reichestag, que é um belo e imponente edifício do parlamento alemão.


Ele foi construido em 1894, foi destruído por um incêndio criminoso em 1933 e bombardeado na Segunda Grande Guerra. O Reichestag foi reconstruído atualmente com uma nova cobertura da sua cúpula de vidro.


Fizemos um passeio de barco pelo rio Spree onde pudemos ver o contraste entre as construções antigas e as mais modernas e o povo aproveitando o sol nos jardins junto ao rio.


Tentamos visitá-lo, mas não foi possível agendar pela internet esta visita, durante nossa permanência na cidade.


Saindo do Reichestag, pegamos um ônibus gratuito, que fazia um tour pela cidade, indo do Reichestag até o Zoológico, com sua entrada chinesa. Um pequeno passeio que nos dá uma visão parcial da cidade.


No caminho, vimos a magnífica “Siegessäule”, (coluna Vitória), com a estátua dourada da deusa alada da vitória. Muito bonita!


Passamos também pelo Schloss Bellevue, que é a residência do presidente da República Federal.


Descemos em frente à Kaiser-Wilheim-Gedächtnis-Kirche, uma Igreja que foi parcialmente destruída durante a Segunda Guerra e de propósito assim mantida, constituindo um silencioso lembrete dos horrores da guerra.


Por dentro, a igreja é muito bonita, decorada com mosaícos. Um deles retrata o imperador Heinrich I. Anteriormente, o mosaico era decorado com a história Imperial Alemã.


Ao lado desta igreja, construíram, onde ficava a nave principal da igreja destruida, outra, mais moderna, sóbria, mas com muito bom gosto.


Aproveitamos que estávamos perto da rua Kurfürstem, que é muito chique e por lá passeamos bastante, apreciando as vitrines das lojas finas de Berlim.


Lá, encontramos uma confeitaria muito sofisticada, onde provamos uma deliciosa torta de maçã bem diferente de um strudel e graciosamente enfeitada, acompanhada do vinho doce Kracher, da região da Burgenland. Um Beerenauslese. Este foi um programa delicioso.


No último dia em Berlim, descobrimos também que perto do hotel ficava a Ka De We (loja de departamentos do ocidente),  o maior templo de consumo da Europa. Espalhada em 8 andares ela oferece mais de 3 milhões de produtos ao consumidor.


Visitamos a ala gourmet da Kadewe que nos deixou salivando com tantas gostosuras ali expostas. Vimos mais de 1.800 queijos, 1.400 pães e doces e 200 variedades de frios.


As vitrines e pátios internos da Ka De Ve já são um espetáculo por si só!


Não resistimos às iguarias e aproveitamos para jantar uma deliciosa lagosta preparada na nossa frente, de forma simples, acompanhada de um riesling bem fresquinho.


Despedimos-nos de Berlim com a sensação de que faltou explorar melhor a cidade.

A sensação, no entanto, de segurança vivida ali, nos acompanhou por toda Alemanha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...