sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Heidelberg, onde tem o maior barril do mundo

Depois de passear pela Alsácia, voltamos para a Alemanha e fomos para a cidade de Heidelberg.

Heidelberg é uma cidade situada no vale do rio Neckar e é a quinta maior cidade do país! https://www.youtube.com/watch?v=O72SR6V9CdU.

Quando morei na Alemanha, em 1973, fui levado a esta cidade, por um entusiasta Iugoslavo que conheci na fábrica da Opel, onde trabalhei. Lá, passeamos pelo castelo e comemos um delicioso prato de aspargos frescos na manteiga, acompanhado de divino presunto cru. Pela primeira vez em minha vida, entrei num castelo e foi no castelo desta cidade que conheci o maior barril de armazenar vinho do mundo.

Tive então recentemente, a oportunidade de voltar a Heidelberg depois de 43 anos.
Desta vez ficamos hospedados no hotel Leonardo Hotel Heidelberg – (Pleikartsförster Straße 101. Fone: (00XX49) 6221 7880 http://www.leonardo-hotels.com/germany-hotels/heidelberg-hotels/leonardo-hotel-heidelberg), pelo valor de E$ 253,00 por 2 dias.

Este hotel ficava fora da cidade e pegávamos um ônibus para chegar ao centro. Isto nos limitou um pouco, pois não tínhamos ânimo para voltar à cidade de noite.

Com cerca de três milhões de turistas diários por ano, Heidelberg está entre os líderes da estatística de visitantes na Alemanha. A cidade é bem alegre por ter uma grande população universitária.

A maior atração da cidade é o Castelo, que fica cerca de 70 metros acima do Rio Neckar, na encosta da montanha de Königstuhl.

Subimos no grandioso Castelo para conhecê-lo por dentro e ter de lá, uma bela vista da cidade.
Escondido em uma sala do castelo, fica o maior barril do mundo. Para fabricar este exagero de barrica, foram usados 130 carvalhos. Este barril tem a capacidade de armazenar 221.726 l de vinho e dizem que nunca conseguiram enchê-lo. Para vigiar o barril, o príncipe Karl Theodor nomeou o anão da corte, o italiano Perkeo.

O castelo sofreu muito na guerra dos 30 anos e no conflito com a França em 1689. Ele sofreu várias reformas e uma das partes mais recentes do castelo é o palácio de Frederico que tem na sua fachada, estátuas de membros da dinastia Wittelsbach, entre elas de Carlos o Grande.

Visitamos também, dentro do castelo a Deutsches Apothekenmuseum, que é um museu de farmácia em estilo renascentista. Ele abriga oficinas em estilo barroco e rococó e uma farmácia do século XVIII.

Depois de visitar o castelo, descemos pelo bondinho e passeamos pela linda ponte da cidade, com suas diversas e belas esculturas. Atravessamos o rio Neckar, através da bela ponte Alte Brücke e fomos para uma área bem arborizada de Heidelberg que fica na encosta da colina. A ponte conta com 9 arcos e diversas estátuas como decoração.

Andando pelo centro, encontramos uma casa de chá cujo o dono, sr. Jasi, é iraniano e simpaticamente nos mostrou a diferenças entre os chás e seus aromas e sabores.

Almoçamos depois um aperitivo de lulas com suco de maçã em um pequeno e simples restaurante. Em seguida, pedi uma das minha sobremesas prediletas: um delicioso apfelstrudel!

Vimos no centro histórico da cidade, a praça Marktplatz, com uma das muitas fontes bonitas, além de elegantes mansões burguesas, muitos cafés e lojinhas atraentes.

Em Heidelberg, fica também a universidade mais antiga na Alemanha, datada de 1386. Universidade esta que sempre atraiu para lá grandes nomes, como estudantes, ou como professores.

Terminado o nosso passeio, voltamos para o hotel, para no dia seguinte ir conhecer a cidade de Rothemburg Ob der Tauber, que fica na rota romântica da Alemanha.