Aproveitando a hospedagem na casinha que alugamos no sul da Toscana, decidi visitar cidades próximas na região que eu ainda não conhecia. Uma destas foi Pienza, que é uma graça de cidade, localizada em uma colina, com uma incrível vista para o Val d’Orcia. Ela está na lista de patrimônios da humanidade da UNESCO.
A cidade é conhecida como o local de nascimento do papa Pio II, que a transformou, de um borgo medieval, na primeira cidade planejada renascentista da Itália.
O nome original da cidade era Corsignano e foi renomeada Pienza, em homenagem ao papa que a remodelou.
Pienza é uma pequena cidade, repleta de lojas de artesanato, de restaurantes e cafés, com boas opções de bebidas e comidas. Uma perdição gastronômica!
Uma das especialidades da cidade são os queijos pecorinos (de ovelha). Encontrei uma loja tentadora deles: La Bottega del Cacio com vários queijos stagionato (curados) com vários produtos, como por exemplo: fungo.
Como eu sempre penso em vinhos, acabei comprando um queijo curado em mosto de vinho, uma delícia!
Outra coisa comum em toda a Toscana é encontrar sanduíches de porchetta (porco inteiro recheado com especiarias e embutidos) divinos! De fato, mais uma iguaria de babar em Pienza!
A catedral da cidade, ou Duomo, fica na praça principal, que por sua vez, tem também uma linda cisterna, alvo de muitas fotos! Na mesma praça ficam os prédios: Palácio Episcopal, Palazzo Piccolomini, Palazzo Comunale e o Palazzo Ammannati.
Passemos por esta cidade, onde tomamos um cafezinho na Terrazza Val D’Orcia, acompanhado de uma deliciosa “torta de pere e cioccolato” (torta de pera e chocolate).
Pienza é uma tranquilidade e o negócio é deixar o tempo passar e se perder pelas suas ruazinhas: Via dell’Amore, Via della Fortuna, Via del Bacio, até chegar ao mirante, nas costas do Duomo e apreciar a vista para o Val d’Orcia.
Saindo de Pienza, passamos num lindo borgo, onde eram produzidos e comercializados vinhos e azeites da região. Este local tinha uma incrível vista!
Aproveitamos esta mesma tarde para conhecer Montepulciano, comentado no próximo artigo.
Aproveitem as experiências que venho vivendo, enquanto procuro conhecer melhor o mundo dos vinhos. Também vou falar da gastronomia e de viagens pelo mundo, incluindo as principais regiões produtoras de vinho. Saúde! E boa leitura!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Miolo chega na Argentina e desbrava seu quinto terroir
Grupo brasileiro adquire a Bodega Renacer, localizada em Luján de Cuyo - Mendoza, consolidando assim, sua internacionalização em uma das pri...
-
Com 10 anos, espumante que ficou submerso no mar da França chega ao mercado Objeto de desejo de colecionadores, rótulo traz luxo e exclusiv...
-
Graças à indicação de um amigo, fui conhecer em São Paulo, o restaurante MYK (abreviação de Mykonos), que fica na rua Peixoto Gomide 1972 (...
-
As experiências da Miolo em três terroirs brasileiros Do Vale dos Vinhedos, passando pela Campanha Gaúcha, até chegar ao Vale do São Francis...
Nenhum comentário:
Postar um comentário