sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Pienza, uma linda cidadela na Toscana

Aproveitando a hospedagem na casinha que alugamos no sul da Toscana, decidi visitar cidades próximas na região que eu ainda não conhecia. Uma destas foi Pienza, que é uma graça de cidade, localizada em uma colina, com uma incrível vista para o Val d’Orcia. Ela está na lista de patrimônios da humanidade da UNESCO.

A cidade é conhecida como o local de nascimento do papa Pio II, que a transformou, de um borgo medieval, na primeira cidade planejada renascentista da Itália.

O nome original da cidade era Corsignano e foi renomeada Pienza, em homenagem ao papa que a remodelou.

Pienza é uma pequena cidade, repleta de lojas de artesanato, de restaurantes e cafés, com boas opções de bebidas e comidas. Uma perdição gastronômica!

Uma das especialidades da cidade são os queijos pecorinos (de ovelha). Encontrei uma loja tentadora deles: La Bottega del Cacio com vários queijos stagionato (curados) com vários produtos, como por exemplo: fungo.

Como eu sempre penso em vinhos, acabei comprando um queijo curado em mosto de vinho, uma delícia!

Outra coisa comum em toda a Toscana é encontrar sanduíches de porchetta (porco inteiro recheado com especiarias e embutidos) divinos! De fato, mais uma iguaria de babar em Pienza!

A catedral da cidade, ou Duomo, fica na praça principal, que por sua vez, tem também uma linda cisterna, alvo de muitas fotos! Na mesma praça ficam os prédios: Palácio Episcopal, Palazzo Piccolomini, Palazzo Comunale e o Palazzo Ammannati.

Passemos por esta cidade, onde tomamos um cafezinho na Terrazza Val D’Orcia, acompanhado de uma deliciosa “torta de pere e cioccolato” (torta de pera e chocolate).

Pienza é uma tranquilidade e o negócio é deixar o tempo passar e se perder pelas suas ruazinhas: Via dell’Amore, Via della Fortuna, Via del Bacio, até chegar ao mirante, nas costas do Duomo e apreciar a vista para o Val d’Orcia.

Saindo de Pienza, passamos num lindo borgo, onde eram produzidos e comercializados vinhos e azeites da região. Este local tinha uma incrível vista!

Aproveitamos esta mesma tarde para conhecer Montepulciano, comentado no próximo artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...