Depois do passeio por Pienza, fomos conhecer a cidade de Montepulciano. Nesta cidade são produzidos os vinhos Rosso de Montepulciano e o Nobile de Montepulciano, que nada tem a ver com os vinhos Montepulciano D’ Abruzzo, que por sua vez, são feitos na região do Abruzzo.
Montepulciano é uma cidadezinha medieval erguida toda em pedra, no alto da colina, com um belo centro histórico caracterizado por uma sucessão de vielas e casas com fachadas irregulares, cercado por muralhas e fortalezas.
A cidade fica num morro e existem pequenos estacionamentos em vários níveis para quem deseja visitá-la. O ideal é parar o mais alto possível, pois terá ainda muitas subidas para enfrentar.
Depois de subir, chega-se numa ampla praça, onde fica a catedral, em estilo medieval, construída em 1594. Nesta praça existem ainda o Palazzo Avignonesi, o Palazzo Bucelli, a Igreja de Sant' Agostino e a Torre dell’Orloggio.
Piazza Grande é o coração de Montepulciano e o palco dos principais acontecimentos da cidade, incluindo o Bravio delle Botti, a corrida em que se leva o barril ladeira acima, que é realizada todos os anos em agosto.
Depois de nos encantarmos com a beleza de tal praça, começamos então a descer e procurar por um restaurante que nos apetecesse, mas desta vez não acertamos na escolha, coisa raríssima na Itália.
Soubemos ao sair do restaurante que era um casal brasileiro que tocava o negócio. Em 30 dias, esta foi uma de duas vezes que não tivemos sorte com as refeições, pois as demais foram maravilhosas!
A cidade de Montelpuciano tem um passado muito antigo, pois as suas origens remontam aos etruscos, no século IV A.C.
Sua história é muito importante, por se encontrar no entroncamento de duas estradas regionais (de Chiusi a Arezzo e do Val di Chiana ao Val d’Orcia até o lago Trasimeno). Montepulciano fica próxima de várias outras cidades importantes tais quais: Orvieto, Perugia, Siena, Florença.
Em Montepulciano é possível desfrutar de uma vista fabulosa do Val d’Orcia e do Val di Chiana.
Montepulciano recentemente se tornou um destino turístico muito popular e teve um aumento considerável no número de seus visitantes, após as filmagens do famoso filme “Lua Nova” a sequência do Crepúsculo saga de vampiros e “Os Medici”.
O passeio por esta cidade foi muito agradável, pois ela é monumental!
De lá, partimos para a cidade de Castel Piano, próxima à nossa casinha alugada na Toscana. Em Castel Piano paramos para comprar o presunto cru local, pão e beringelas em conserva, para o nosso lanche da noite.
Aproveitem as experiências que venho vivendo, enquanto procuro conhecer melhor o mundo dos vinhos. Também vou falar da gastronomia e de viagens pelo mundo, incluindo as principais regiões produtoras de vinho. Saúde! E boa leitura!
quarta-feira, 11 de outubro de 2017
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Miolo chega na Argentina e desbrava seu quinto terroir
Grupo brasileiro adquire a Bodega Renacer, localizada em Luján de Cuyo - Mendoza, consolidando assim, sua internacionalização em uma das pri...
-
Com 10 anos, espumante que ficou submerso no mar da França chega ao mercado Objeto de desejo de colecionadores, rótulo traz luxo e exclusiv...
-
Graças à indicação de um amigo, fui conhecer em São Paulo, o restaurante MYK (abreviação de Mykonos), que fica na rua Peixoto Gomide 1972 (...
-
As experiências da Miolo em três terroirs brasileiros Do Vale dos Vinhedos, passando pela Campanha Gaúcha, até chegar ao Vale do São Francis...
Nenhum comentário:
Postar um comentário