quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Montepulciano, Toscana

Depois do passeio por Pienza, fomos conhecer a cidade de Montepulciano. Nesta cidade são produzidos os vinhos Rosso de Montepulciano e o Nobile de Montepulciano, que nada tem a ver com os vinhos Montepulciano D’ Abruzzo, que por sua vez, são feitos na região do Abruzzo.

Montepulciano é uma cidadezinha medieval erguida toda em pedra, no alto da colina, com um belo centro histórico caracterizado por uma sucessão de vielas e casas com fachadas irregulares, cercado por muralhas e fortalezas.

A cidade fica num morro e existem pequenos estacionamentos em vários níveis para quem deseja visitá-la. O ideal é parar o mais alto possível, pois terá ainda muitas subidas para enfrentar.

Depois de subir, chega-se numa ampla praça, onde fica a catedral, em estilo medieval, construída em 1594. Nesta praça existem ainda o Palazzo Avignonesi, o Palazzo Bucelli, a Igreja de Sant' Agostino e a Torre dell’Orloggio.

Piazza Grande é o coração de Montepulciano e o palco dos principais acontecimentos da cidade, incluindo o Bravio delle Botti, a corrida em que se leva o barril ladeira acima, que é realizada todos os anos em agosto.

Depois de nos encantarmos com a beleza de tal praça, começamos então a descer e procurar por um restaurante que nos apetecesse, mas desta vez não acertamos na escolha, coisa raríssima na Itália.

Soubemos ao sair do restaurante que era um casal brasileiro que tocava o negócio. Em 30 dias, esta foi uma de duas vezes que não tivemos sorte com as refeições, pois as demais foram maravilhosas!

A cidade de Montelpuciano tem um passado muito antigo, pois as suas origens remontam aos etruscos, no século IV A.C.

Sua história é muito importante, por se encontrar no entroncamento de duas estradas regionais (de Chiusi a Arezzo e do Val di Chiana ao Val d’Orcia até o lago Trasimeno). Montepulciano fica próxima de várias outras cidades importantes tais quais: Orvieto, Perugia, Siena, Florença.

Em Montepulciano é possível desfrutar de uma vista fabulosa do Val d’Orcia e do Val di Chiana.

Montepulciano recentemente se tornou um destino turístico muito popular e teve um aumento considerável no número de seus visitantes, após as filmagens do famoso filme “Lua Nova” a sequência do Crepúsculo saga de vampiros e “Os Medici”.

O passeio por esta cidade foi muito agradável, pois ela é monumental!


De lá, partimos para a cidade de Castel Piano, próxima à nossa casinha alugada na Toscana. Em Castel Piano paramos para comprar o presunto cru local, pão e beringelas em conserva, para o nosso lanche da noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...