segunda-feira, 9 de abril de 2018

Turim, capital do Piemonte, Itália - Região de grandes vinhos!

Depois de visitar Annecy, fui para Turim, ou Torino em piemontês, para rever uma cidade que me impressionou muito, da primeira vez que estive lá, de passagem.

Turim é a capital e a maior cidade da região do Piemonte, e é também a quarta maior cidade da Itália.


Uma região de muitos bons produtos gastronômicos.

O gianduia de lá , que corresponde a  uma mistura de chocolate com avelã (70% de chocolate), foi inventado nesta região, quando Napoleão limitou a entrada de produtos ingleses, entre eles, o cacau.

Fiquei hospedado no hotel Best Western Hotel Genio (http://www.hotelgenio.it/) Corso Vittorio Emanuelle II, 47, Standard, com café. A diária foi de EUR 121,00. Este é um hotel antigo, mas muito bem localizado e com boas acomodações.

Turim é um cidadão, com muitas praças, prédios grandiosos, monumentos, restaurantes e cafés, além de ser a sede da Fiat.

Na cidade da Fiat, não poderia faltar o museu do automóvel, que é imperdível. https://www.youtube.com/watch?v=9TUg9Z2DCXk

A praça principal de Turim se chama Piazza Castello onde ficam os principais monumentos da cidade. Lá estão o Palazzo Real, o Palazzo Madama e a Catedral.

O prédio símbolo da cidade é o Mole Antonelliana, onde está o museu do cinema, muito visitado pelos turistas.

Foi em Turim que nasceu a primeira Eataly, que é uma rede de supermercados sofisticados.

A cidade tem também um museu egípcio bem completo, perdendo apenas para o museu do Cairo.

A avenida principal tem a caçada coberta, com abertura em arcos para a rua. Lá ficam as lojas e cafés, além das melhores sorveterias do mundo.

Caminhei por boa parte do centro e tomei um café perfeito e um sorvete incrivel!
No fim deste passeio cheguei  no rio (fiume) Po, de onde avistamos a majestosa basílica Gran Madre di Rio.

Nesta noite jantamos bem no restaurante Bistro, perto do hotel, onde apreciamos o vitelo Tonato, que é um tipo de rosbife típico, com maionese e alcaparra.


Provamos também o raviole al plin e o  tagliarim ao burro e salvia ( com manteiga e salvia).

Aproveitei  para tomar um vinho na loja Signorvino, que serve taças de vinho, e é uma loja tentadora, que oferece muitos produtos italianos. Lá também tem um restaurante bem simpático!

Valeu a pena passar um dia em Turim, antes de partir para a cidade piemontesa de Alba.
Turim é mesmo uma belíssima cidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os vinhos deliciosos da Península de Setúbal, Portugal

A comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRSP) promoveu um encontro em São Paulo, em junho de 2019, para apresentar os vin...