sábado, 12 de dezembro de 2009

Curiosidades Ginjinha


Curiosidades:
Ginjinha
Ao falar da minha viagem à Lisboa ao meu amigo Giba, ele sugeriu que eu provasse a “Ginja”, uma bebida típica de Portugal.


Chegando lá, perguntei onde havia a melhor Ginja de Lisboa e me indicaram o Rei da Ginja.
Lá fui eu caminhando pelas ruas da cidade, que já estava com cara de ter entrado para o Comércio comum europeu, pois as ruas desembocavam em praças amplas e modernas.


Lisboa é uma cidade cheia de gente alegre e comunicativas, nos pontos de ônibus, as conversas rolam soltas.


Passo por confeitarias, que exibem nas vitrines os pastéis tenros de Belém e as mil variedades de doces de ovos.

Vou até a Brasileira, onde tomo uma bica, nome dado, em terras de Fernando Pessoa, para o nosso cafézinho.


Vejo os belos azulejos nas fachadas das lojas e penso que um restauro cairia bem em muitos deles.



Finalmente, chego ao lugar indicado para apreciar a Ginja, ou ginjinha, como é chamada tal bebida, carinhosamente pelo povo portugês.


A Ginja é um destilado da fruta Ginja, similar a à cereja, muito popular em Portugal, especialmente em Óbidos, Lisboa e Algarve.
Este destilado tem uma cor rubi e apresenta um sabor ácido de cereja. É uma bebida fácil e simples, bem popular, que agrada muita gente, tanto pela sua doçura quanto pelo teor alcóolico que proporciona uma certa alegria.


Logo veio a pergunta esperada:
 “Com ou sem elas?”
Como eu já conhecia a questão, completei:
“Com elas.”
E lá vieram as ginginhas curtidas (as frutas) junto ao destilado, conferindo à bebida, uma graça especial.
Também em Óbidos voltei a beber a Ginja, desta vez, em pequeninos copos feitos de chocolate, para a felicidade de minha chocólatra esposa.
Isto me fez pensar na complicada harmonização de chocolates com as bebidas. Além do vinho do Porto, também a Ginja se revelou uma perfeita companhia para os chocolates.
Infelizmente a ginja é muito difícil de ser encontrada aqui no Brasil.
Em qualquer viagem, as dicas dos amigos são fundamentais, pois aí conhecemos o lugar pelo prisma destas pessoas queridas.
Obrigada Giba!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...