domingo, 16 de novembro de 2014

Ljubljana, capital da Eslovênia

Depois de conhecermos o lago Bled, partimos em direção a capital da Eslovênia, Ljubljana. (http://www.youtube.com/watch?v=kjZ0bQQLhCo).

Para transitar pelas estradas da Eslovênia, consegui uma boa dica na vinícola Simcic, a respeito dos pedágios da Eslovênia. Comprei um passe, que vale por uma semana, a um preço bem razoável. Isto me ajudou muito, principalmente quando descobri que colocando o selo no para-brisa, bastava passar por uma cabine especial, sem precisar de se comunicar com o operador do pedágio.

A cidade de Liubljana foi uma grata surpresa para mim! Uma cidade bonita, organizada e com um povo bem alegre também!

Ficamos hospedados no Hotel Premier Slon. (Rua: Slovenska cesta 34, 1000 fone: 4 6204100 (http://www.hotelslon.com/) Valor, com café da manha e taxas, E$100,00 o apto duplo). O hotel, apesar de grande, era muito bom e muito bem localizado, próximo ao centro da cidade.

Descansados da viagem, no dia seguinte ao da nossa chegada, saímos cedo do hotel e logo estávamos no centro, por onde passa um rio, que corta a cidade e com 3 belas pontes que o atravessam. Uma delas tinha esculturas de dragões nas suas extremidades.

O povo de Liubljana é muito alegre! Neste sábado podíamos ver e ouvir bandas de música tocando e o povo dançando e bebendo em volta delas. Gente de todas as idades e até mesmo muitos bebês com seus pais!

O centro de Liubljana conta com belos prédios, muitos da época da nouvelle vague e rococó. 
Uma cidade efervescente e cheia de cafés espalhados!

As igrejas, em vários estilos, também se espalham por todos os lados. O povo, em geral na Eslovênia, é católico. Visitamos a bela Catedral de San Nicholas!

Existia no centro da cidade no dia que a visitamos, uma feira, com todo tipo de produtos, desde lindas cerejas, servidas por belas garotas, funghis de vários tipos, aspargos verdes e até produtos de artesanato local. Aproveitamos o passeio pela feira, para provar deliciosos aspargos frescos grelhados.

Do outro lado do rio, havia várias lojas de muito bom gosto, com produtos requintados e iguarias locais. Aproveitei para comprar uma caixa com vários licores de frutas e um vinho regional, é claro!

Existia uma profusão de azeites normais e aromatizados. Procuramos por um azeite embalado em lata para trazer, mas nos disseram que era proibido este tipo de recipiente no país.

Os alegres bares eram muito exóticos, inclusive um deles tinha a uma escultura de uma vaca de cabeça para baixo no teto... muito engraçado!

Esculturas e belas fontes se espalhavam pela cidade, tornando o nosso passeio bem agradável.

Muitos músicos faziam suas apresentações. Encontramos inclusive, um garoto com sua sanfona, tocando e ganhando o seu dinheiro com os passantes.

Aproveitamos o fim do dia para subir no morro, que abriga um castelo no centro da cidade. De lá, pudemos ter uma visão superior da cidade.

No castelo, aproveitamos para jantar num belo restaurante: “Gostilnica na Gradu”, reformado em estilo moderno.

Iniciamos provando o gostoso espumante Gold Seckt, feito pelo método Charmat, da mesma região da vinícola que visitei, Gorisca Brda.

Como entrada, pedimos um delicioso sanduíche com aspargos, pancetta e trufas da Ístria.

Como prato principal, selecionamos uma carne de ombro de veado ao molho de cebola e vinagre, com pepinos e purê de batatas, que achei bem rústico. Não é o tipo de prato que aprecio.

O outro prato era um sea bass da Eslovênia com brócolis, couve flor e chips de alcachofra. Outro prato muito exótico e saboroso.

Para acompanhar este prato, pedi uma taça do vinho da Vina Krapez.

Pedi também o vinho Garantza 2008, da Matjaz Kramar, também da região Gorisca Brda.

Um jantar bem gostoso e diferente!

Voltamos ao hotel e no dia seguinte fomos visitar um belo parque, que, aliás, é o que não falta na cidade. Aproveitamos o café local para nos sentarmos e curtirmos um pouco o tempo lá.

Pelo caminho, passamos por uma igreja ortodoxa, onde disfarçadamente tirei uma foto durante o culto, por achar um lugar muito bonito.

Estivemos também na National Gallery onde tivemos a oportunidade de conhecer a obra de impressionistas eslovenos.

Procuramos neste dia, um restaurante tradicional, fora do agito da cidade, encontramos o Gostilna, com uma decoração mais tradicional, com um belo bar.

Para acompanhar a refeição provamos o vinho Capris Merlot 2006, da Vinakoper, da região da Slovenska Istria, que fica mais próxima ao mar.

Apreciamos um prato de massa com lagosta, carangueijo e botarga e também vitela com aspargos, por 60 euros para o casal.


No dia seguinte seguimos viagem para a cidade que abriga as cavernas de Postojna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...