Depois que conhecemos Trogir, partimos para Sibenik, que é uma cidade histórica da Croácia, localizada na Dalmácia central.
A cidade é a vila mais antiga na costa do mar Adriático e é o berço da região turística de Sibenik. A cidade guarda seu rico patrimônio histórico e a identidade croata da sua origem.
Ao contrário de outras cidades ao longo da costa do Adriático, que foram estabelecidos por gregos, romanos e Illyrians, Šibenik foi fundada por croatas.
De Sibenik, pode-se ir ao parque nacional de Kornati, que conta com 89 ilhas, das 152 do arquipélago de Kornati.
Ficamos hospedados num chalé, no Solaris Vila Kornati. Este é um empreendimento defronte a uma praia paradisíaca, composto de camping e estes chalés, que ficam mais isolados.
Como estávamos fora da temporada, pagamos 80 euros por um chalé, com 2 quartos, banheiro, sala de jantar, varanda e cozinha completa. Recebemos ao chegar, uma cesta de frutas de boas vindas.
Uma vez alojados no chalé, fomos conhecer a praia, que era muito bonita, mas toda pedregosa. Coloquei meu sapato de borracha, especial para este tipo de chão e fui para a água. A temperatura era de espantar pinguim! Sai correndo da água e fui curtir o visual da praia.
Já minha mulher fez questão de nadar lá no mar Adriático, só para ver como era estar naquele azul, apesar do frio!
Fomos depois deste mergulho, conhecer a cidade, que ficava a alguns quilômetros de nossa hospedagem.
Na cidade, passamos pelo restaurante Kavana Medulic, que tinha uma aparência bem simples, mas um dos menus mais interessantes daquela região.
Pedimos um goulash de octopus, que estava divino!
Provamos também legumes na grelha com azeites. Maravilhoso!
Acho que apesar do lugar ser simples, foi a melhor refeição que fizemos na Croácia!
Descemos pela cidade, até seu litoral, passando pela catedral de Saint-Jacques, construída inteiramente de pedra, parte do patrimônio histórico cultural da UNESCO.
Acabamos chegando ao porto da cidade, onde pequenos barcos estavam ancorados.
Fizemos um caminho, até chegarmos num lindo jardim: "The Medieval Garden of San Laurence Monastery, do século XV”. Belíssimo!
Este jardim estava muito bem cuidado, com uma fonte no centro e muitas flores.
Casas antigas e muitas flores nas janelas também faziam parte deste percurso, além, de igrejas e prédios medievais.
Vimos no mapa, a fortaleza de Saint-Michel, mas como ficava no topo do morro e estávamos cansados, desistimos da visita. Aliás, a cidade fica num morro e exige preparo físico para percorrê-lo.
Aproveitamos o passeio que terminou numa pracinha, para nos deliciarmos com um sorvete de lá. Estávamos quase acabando nosso passeio pela Croácia.
Aproveitamos também para ver o teatro da cidade, um prédio gracioso com o interior do século XIX.
A costa de Sibenik, com seus 806 km é propícia à navegação, pois sua costa conta com marinas e ancoragens em suas ilhas.
De lá partimos para o norte, já em direção à Itália.
Aproveitem as experiências que venho vivendo, enquanto procuro conhecer melhor o mundo dos vinhos. Também vou falar da gastronomia e de viagens pelo mundo, incluindo as principais regiões produtoras de vinho. Saúde! E boa leitura!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
MIOLO UNDER THE SEA
Com 10 anos, espumante que ficou submerso no mar da França chega ao mercado Objeto de desejo de colecionadores, rótulo traz luxo e exclusiv...
-
Graças à indicação de um amigo, fui conhecer em São Paulo, o restaurante MYK (abreviação de Mykonos), que fica na rua Peixoto Gomide 1972 (...
-
As experiências da Miolo em três terroirs brasileiros Do Vale dos Vinhedos, passando pela Campanha Gaúcha, até chegar ao Vale do São Francis...
-
Aromas vão invadir a charmosa Garibaldi de agosto a outubro Evento segue em formato híbrido começando com Almoço Solidário já em agosto. Age...
Nenhum comentário:
Postar um comentário