terça-feira, 19 de abril de 2016

Wiesbaden, cidade chique da Alemanha

Entre uma vinícola e outra na região do Reno, resolvi rever a cidade de Wiesbaden, onde fiquei hospedado em 2013, quando eu trabalhava para a General Motors.

Nesta época saí do Brasil pelo aeroporto de Viracopos, onde embarcávamos a pé num avião da Lufthansa. Quando cheguei a Frankfurt, naquela ocasião, fiquei deslumbrado de cara já com aquelas esteiras e finguers que nos levavam por aquele enorme aeroporto!

Como eu não falava alemão, um colega foi me buscar no aeroporto e me levou diretamente para Wiesbaden.

Nesta época eu era recém-formado em Engenharia e felizmente a GM pagava minhas contas lá.

Fiquei hospedado no Hotel Nassauer Hof (http://www.nassauer-hof.de/en/hotel), fundado em 1813.
Este hotel é ainda hoje um 5 estrelas do mais alto nível. Quarto enorme, colchão de plumas e temperatura ambiente controlada, além das portas e janelas duplas para não ter ruídos. O café da manhã um requinte, com tantas opções, praticamente substituía uma refeição. No banheiro, alem de aquecedor de teto, havia aquecimento no piso, e as tolhas eram muito grandes e macias e mornas.


Wiesbaden era e é uma cidade extremamente fina e uma das mais tradicionais e elegantes estâncias balnearias da Alemanha. Um oásis de bem-estar na Europa.


Uma cidade requintada e muito bonita!

Wiesbaden é a capital e a segunda maior cidade (depois de Frankfurt am Main) do estado federal alemão de Hessen.

Diversos hotéis nesta cidade dispõem de sua própria fonte termal e de outras alternativas de bem-estar, oferecendo todo tipo de luxo em banhos.

Outro motivo para ira à Wiesbaden é o desejo de desfrutar de um luxo extraordinário que a cidade oferece.

O efeito terapêutico de nada menos que 26 fontes termais ficou famoso desde a época dos romanos e fez de Wiesbaden o supra sumo da cidade balneária.

Desta outra vez, recentemente fui apenas rever a cidade e desfrutar um pouquinho de sua sofisticação.

As famosas termas Kaiser-Friedrich-Therme ficam no areal de um antigo banho turco romano. Ali encontramos um conjunto de saunas em uma área de 1.500 metros quadrados, onde o visitante é tratado como um rei. O lugar é deslumbrante com seus azulejos finamente decorados.

A Kurhaus, centro de banhos terapêuticos, fica situada em um parque maravilhoso, em estilo inglês, emoldurada por diversos prédios luxuosos.

As colunatas da Kurhaus compõem o mais longo salão de colunas da Europa, com 129 metros.

A colunata do teatro e o teatro estadual Hessisches Staatstheater, inaugurado em 1894, completam a área cultural e terapêutica de primeira qualidade de Wiesbaden.

O passeio pelo pentágono do centro histórico começa na praça Schlossplatz, com o castelo da cidade dos Duques de Nassau e o prédio mais antigo do centro da cidade, a antiga prefeitura de 1610. Ao longo da área leste do pentágono histórico fica a Wilhelmstrasse, uma elegante rua de comércio e especialmente pontos de interesse cultural.

As butiques, galerias e cafés, dois museus de reputação internacional encontram-se também nessa rua: o Museu de Wiesbaden, com arte dos séculos XII a XXI e um importante acervo de história natural, e a associação de arte Nassauischer Kunstverein, que se especializou em arte contemporânea.

No lado leste da Wilhelmstrasse foi criado, em 1860, o parque Warmer Damm, e um pouco mais ao leste impera a mansão Söhnlein-Villa, chamada também de "Casa Branca" por ter sido construída seguindo o exemplo de Washington.

É também na Wilhelmstrasse que acontece aquela que é considerada a maior festa de rua da Alemanha, um evento que todos os anos garante um clima descontraído regado a champagne.

O bairro em torno da rua Goldgasse, das praças Kranzplatz e Kochbrunnenplatz tem um ambiente que é uma espécie de Wilhelmstrasse em miniatura.

A arte de viver bem dos habitantes de Wiesbaden reflete-se também na grande oferta de teatro, literatura e música das mais variadas formas. Todos os anos, companhias de alta qualidade encontram-se no teatro Hessisches Staatstheater para o Festival Internacional de Maio, e o Festival de Música Rheingau transforma toda a região em torno de Wiesbaden em um grande palco de concertos de verão.

Finalmente, o castelo Schloss Freudenberg, no bairro de Dotzheim, oferece uma programação cultural especial, enquanto a gastronomia da cidade garante alegrias gastronômicas.

Outro ponto interessante desta cidade é uma bela igreja russa, com 5 cúpulas douradas, construída em 1855 no alto de uma montanha.

Uma atração badalada, mas meio sem graça, a meu ver, é o maior relógio cuco do mundo, construído por um negociante em 1946.

O Cassino local atrai muita gente. Pessoas famosas como Dostoyevski, Richard Wagner tentaram sua sorte neste local.

A igreja Market, com suas 3 naves, e um florido jardim, é também um belo monumento góticoda cidade.

Gostei muito de rever Wiesbaden, depois de mais de 40 anos!

A cidade continua deslumbrante, com sua beleza e finesse inigualáveis!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...