Entre uma vinícola e outra na região do Reno, resolvi rever a cidade de Wiesbaden, onde fiquei hospedado em 2013, quando eu trabalhava para a General Motors.
Nesta época saí do Brasil pelo aeroporto de Viracopos, onde embarcávamos a pé num avião da Lufthansa. Quando cheguei a Frankfurt, naquela ocasião, fiquei deslumbrado de cara já com aquelas esteiras e finguers que nos levavam por aquele enorme aeroporto!
Como eu não falava alemão, um colega foi me buscar no aeroporto e me levou diretamente para Wiesbaden.
Nesta época eu era recém-formado em Engenharia e felizmente a GM pagava minhas contas lá.
Fiquei hospedado no Hotel Nassauer Hof (http://www.nassauer-hof.de/en/hotel), fundado em 1813.
Este hotel é ainda hoje um 5 estrelas do mais alto nível. Quarto enorme, colchão de plumas e temperatura ambiente controlada, além das portas e janelas duplas para não ter ruídos. O café da manhã um requinte, com tantas opções, praticamente substituía uma refeição. No banheiro, alem de aquecedor de teto, havia aquecimento no piso, e as tolhas eram muito grandes e macias e mornas.
Wiesbaden era e é uma cidade extremamente fina e uma das mais tradicionais e elegantes estâncias balnearias da Alemanha. Um oásis de bem-estar na Europa.
Uma cidade requintada e muito bonita!
Wiesbaden é a capital e a segunda maior cidade (depois de Frankfurt am Main) do estado federal alemão de Hessen.
Diversos hotéis nesta cidade dispõem de sua própria fonte termal e de outras alternativas de bem-estar, oferecendo todo tipo de luxo em banhos.
Outro motivo para ira à Wiesbaden é o desejo de desfrutar de um luxo extraordinário que a cidade oferece.
O efeito terapêutico de nada menos que 26 fontes termais ficou famoso desde a época dos romanos e fez de Wiesbaden o supra sumo da cidade balneária.
Desta outra vez, recentemente fui apenas rever a cidade e desfrutar um pouquinho de sua sofisticação.
As famosas termas Kaiser-Friedrich-Therme ficam no areal de um antigo banho turco romano. Ali encontramos um conjunto de saunas em uma área de 1.500 metros quadrados, onde o visitante é tratado como um rei. O lugar é deslumbrante com seus azulejos finamente decorados.
A Kurhaus, centro de banhos terapêuticos, fica situada em um parque maravilhoso, em estilo inglês, emoldurada por diversos prédios luxuosos.
As colunatas da Kurhaus compõem o mais longo salão de colunas da Europa, com 129 metros.
A colunata do teatro e o teatro estadual Hessisches Staatstheater, inaugurado em 1894, completam a área cultural e terapêutica de primeira qualidade de Wiesbaden.
O passeio pelo pentágono do centro histórico começa na praça Schlossplatz, com o castelo da cidade dos Duques de Nassau e o prédio mais antigo do centro da cidade, a antiga prefeitura de 1610. Ao longo da área leste do pentágono histórico fica a Wilhelmstrasse, uma elegante rua de comércio e especialmente pontos de interesse cultural.
As butiques, galerias e cafés, dois museus de reputação internacional encontram-se também nessa rua: o Museu de Wiesbaden, com arte dos séculos XII a XXI e um importante acervo de história natural, e a associação de arte Nassauischer Kunstverein, que se especializou em arte contemporânea.
No lado leste da Wilhelmstrasse foi criado, em 1860, o parque Warmer Damm, e um pouco mais ao leste impera a mansão Söhnlein-Villa, chamada também de "Casa Branca" por ter sido construída seguindo o exemplo de Washington.
É também na Wilhelmstrasse que acontece aquela que é considerada a maior festa de rua da Alemanha, um evento que todos os anos garante um clima descontraído regado a champagne.
O bairro em torno da rua Goldgasse, das praças Kranzplatz e Kochbrunnenplatz tem um ambiente que é uma espécie de Wilhelmstrasse em miniatura.
A arte de viver bem dos habitantes de Wiesbaden reflete-se também na grande oferta de teatro, literatura e música das mais variadas formas. Todos os anos, companhias de alta qualidade encontram-se no teatro Hessisches Staatstheater para o Festival Internacional de Maio, e o Festival de Música Rheingau transforma toda a região em torno de Wiesbaden em um grande palco de concertos de verão.
Finalmente, o castelo Schloss Freudenberg, no bairro de Dotzheim, oferece uma programação cultural especial, enquanto a gastronomia da cidade garante alegrias gastronômicas.
Outro ponto interessante desta cidade é uma bela igreja russa, com 5 cúpulas douradas, construída em 1855 no alto de uma montanha.
Uma atração badalada, mas meio sem graça, a meu ver, é o maior relógio cuco do mundo, construído por um negociante em 1946.
O Cassino local atrai muita gente. Pessoas famosas como Dostoyevski, Richard Wagner tentaram sua sorte neste local.
A igreja Market, com suas 3 naves, e um florido jardim, é também um belo monumento góticoda cidade.
Gostei muito de rever Wiesbaden, depois de mais de 40 anos!
A cidade continua deslumbrante, com sua beleza e finesse inigualáveis!!!
Aproveitem as experiências que venho vivendo, enquanto procuro conhecer melhor o mundo dos vinhos. Também vou falar da gastronomia e de viagens pelo mundo, incluindo as principais regiões produtoras de vinho. Saúde! E boa leitura!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Miolo chega na Argentina e desbrava seu quinto terroir
Grupo brasileiro adquire a Bodega Renacer, localizada em Luján de Cuyo - Mendoza, consolidando assim, sua internacionalização em uma das pri...
-
Com 10 anos, espumante que ficou submerso no mar da França chega ao mercado Objeto de desejo de colecionadores, rótulo traz luxo e exclusiv...
-
Graças à indicação de um amigo, fui conhecer em São Paulo, o restaurante MYK (abreviação de Mykonos), que fica na rua Peixoto Gomide 1972 (...
-
As experiências da Miolo em três terroirs brasileiros Do Vale dos Vinhedos, passando pela Campanha Gaúcha, até chegar ao Vale do São Francis...
Nenhum comentário:
Postar um comentário