segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Restaurante nero D'Avola de Taormina

Depois de passearmos pela maravilhosa cidade siciliana de Taormina, fomos a um agradável restaurante chamado Nero d'Avola (uva típica da Sicília) e fizemos uma reserva para a noite seguinte.

Este restaurante nos foi indicado por uma conhecida de minha esposa, que havia jantado lá alguns meses antes.

O local é muito bonito, com um grande salão e um delicioso terraço, de onde podíamos avistar a lua em seu esplendor naquela noite!

Escolhemos o terraço pela sua vista e também pela brisa que refrescava a noite de outono, muito agradável.

A missão, de escolher um prato naquele cardápio com tantos pratos deliciosos, não foi fácil!

Como já havíamos conhecido a famosa cebola doce de Matera, perguntamos sobre ela, ao garçom que nos falou que a de Taormina também não ficava atrás.

Pedimos então um antipasto composto de azeitonas, cebolas d’água, peperones (pimentão) e pommodori (tomates), banhados em vários tipos de azeites da região, uma delícia!

Em seguida provamos um peixe espada ao pesto siciliano, (tomate seco, alcaparras e azeitonas) e um prato de calamares com funghi e guanciale (porco preto – Nero dei Nebrodi), que estava uma preciosidade!

Para acompanhar estas gostosuras, pedimos um vinho da região do Etna, o vulcão que avistamos de Taormina. Este vinho é feito com as cepas: Carricante e Catarratto. Um vinho simples, mas muito agradável.

Como gostei muito dos pratos, fui cumprimentar o chef Turi Siligato, que estava passando pelas mesas próximas. Ele nos contou que pescava os próprios peixes e cultivava suas ervas para adicionar aos pratos.

Comentei com Turi, que eu escrevia sobre vinhos, viagens e restaurantes. Gentilmente ele me trouxe um belo vinho Passito de Panteleria da vinícola da Vinisola como cortesia. O vinho é passificado da uva Zibibbo, (Moscato de Alexandria).

Não satisfeito com isto, ele trouxe também um vinho doce da ilha de Salinas, local onde foi filmado o maravilhoso filme “O Carteiro e o Poeta”.  Um vinho extraordinário, feito pela vinícola Tasca da Almerita. Este vinho foi feito com a cepa Malvasia e encerrou com chave de ouro, o nosso jantar, deixando em nossas bocas, sua doçura delicada e seus aromas de mandarino e sabores inebriantes.

Como eu havia falado com Turi sobre a enorme cebola da Puglia, ele resolveu nos trazer um enorme limão da Sicília, que não ficava atrás.

Depois de toda esta maravilhosa experiência e de conhecermos um chef tão dedicado e gentil, um verdadeiro representante das iguarias da Sicília, voltamos ao hotel apreciando a luz prateada da lua refletida na bela cidade de Taormina!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...