segunda-feira, 8 de outubro de 2018

O restaurante 4 Cats de Barcelona, que foi frequentado por Pablo Picasso

Na visita que fiz à à Barcelona em 2017 voltei ao restaurante The 4 Cats, que fica na região das ramblas (Carrer de Montsió, 3).

O restaurante, que abriu em 1897, é um lugar histórico e emblemático da Catalunha. Por lá estiveram os mais importantes escritores, artistas e políticos do século 20.

4 Cats foi uma adaptação do Cabaret Le Chat Noir, da França. Seu fundador, Pere Romeu, trabalhou por alguns anos no lendário restaurante parisiense e ficou seduzido por esta experiência, decidindo  então abrir uma réplica em Barcelona.


Há rumores de que o nome de 4 Gats surgiu quando Ramon Casas aconselhou seu amigo Pere Romeu a não abrir um restaurante em Barcelona, pois já haviam muitos. "Nem mesmo quatro gatos virão", ele retrucou. E foi assim que Pere Romeu nomeou seu lugar.


Dizia-se que Pere era uma pessoa altruísta, culta e amante das artes. Ele logo esqueceu o sentido comercial da taverna, para promover seu aspecto mais cultural, onde atividades como encontros, shows e artes aconteciam.


4 Gats rompeu com as tendências da sociedade da época e se esquivou dos acadêmicos convencionais que prevaleciam no final do século XIX.

Diz-se que Picasso teve que fazer um terno sob medida para entrar nos 4 Gats. O jovem artista, que na época tinha apenas 17 anos, chegou a um acordo com um alfaiate que fez a roupa em troca de um retrato.

Picasso começa a frequentar 4 Gats em 1899. Lá ele se junta a Ramon Casas. De fato, podemos ver nas pinturas dos dois artistas, estilos muito semelhantes. Até hoje, você pode ver o trabalho dos dois pintores na grande sala de 4 Gats e você só pode distinguir seus trabalhos apenas observando a assinatura do autor. Além disso, o próprio Picasso fez sua primeira exposição individual em 4 Gats.
4 Gats fechou em 1903 e não abriu novamente como taberna / restaurante até o final dos anos 70. O esforço para conservar o espaço e a memória de 4 Gats no início do século 20 tem sido considerável e os resultados obtidos valeram a pena. Há alguns meses, ele foi declarado um estabelecimento emblemático da cidade e constitui, sem dúvida, uma parte viva de sua história.

O restaurante continua o mesmo, apenas acabaram com os candelabros em que a cera das velas escorria ao seu redor, dando um ar peculiar para o local.

O atendimento ali ainda hoje é muito acolhedor.

Desta vez que voltei no 4 Gats, quando disse que tinha estado lá há 25 anos atrás, em minha lua de mel, nos ofereceram gentilmente uma taça de espumante Cava.

Nesta noite, pedimos de entrada um delicioso tentáculo de polvo frito com batatas.

Como prato principal, escolhemos o espetacular arroz negro de lulas com aioli romanesco (molho de maionese e alho).

Para acompanhar nosso prato pedi o vinho Duquesa de Valladolid, 2016, da cepa verdejo que estava muito fresco e caiu muito bem.

Nos serviram também o bom vinho Can do Sil, da bodegas Carbalal, da Galícia, envelhecido por 3 meses em suas borras.

Saímos de lá satisfeitos e pensando que se voltássemos à Barcelona, iríamos de novo ao 4 Cats, que sempre vale a pena ser visitado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...