domingo, 23 de dezembro de 2018

Bordeaux, a cidade que respira vinho

Visitei três vezes a região de Bordeaux (1999, 2013 e 2017), na França, famosa pelos seus vinhos excelentes, porém muitos deles com preços exorbitantes.

Na primeira vez me hospedei na charmosa cidade de  Saint Émilion na região da Aquitânia, no departamento de Gironde a 35Km de Bordeaux.

Nas outras duas vezes, fiquei na própria cidade de Bordeaux, com o objetivo de rever a cidade e visitar outras vinícolas próximas a cidade.

Na última vez, em 2017,  a cidade estava com várias obras viárias, o que dificultou o trânsito e a saída de carro, para as vinícolas.

Para quem nunca foi às vinícolas convém saber que os trajetos são demorados pois temos que passar por pequenas e diversas vilas.

Os hotéis em Bordeaux subiram bem de preço.  Para não gastar muito, fiz uma infeliz escolha e arrisquei um hotel perto do centro, mas as suas instalações não foram das melhores. Hotel Mercure, Appart Hotel Victoria Garden (http://www.victoriagarden.com/hotels/victoria-garden-bordeaux/) Studio Superior, sem café, 72 euros/ dia.

Bordeaux é um espetáculo, principalmente à noite, quando suas luzes ressaltam os prédios, fontes e o Grand Hotel de Bordeaux, que fica na praça principal.

O rio Garonne passa por dentro da cidade, o que cria uma região agradável à sua volta. Existem várias áreas para as pessoas passearem.

Há na cidade um espelho d’água , na praça da Alfândega, onde as crianças se divertem com inúmeros  jatos. Muito bonito de ver!

Para lembrar que a cidade vive vinho, uma das fontes de Bordeaux tem suas águas tintas de vermelho.

A culinária da região acompanha a qualidade dos vinhos.

Na primeira vez em que visitei a cidade, fomos ao restaurante do Teatro, que tem um menu espetacular!

Desta vez, jantamos na Brasseirie Le Bordeaux, onde os pratos estavam bons e o vinho de Haut-Medoc, o Chateau du Tailland, era bem gostoso.

De lá, fomos visitar as vinícolas da Margem esquerda do rio Garronne: Cos D’Stournel e o Château Kirwan, para conhecer seus vinhos e suas instalaçōes.

Fomos visitar também e especialmente o Chateau Angelus em St Émilion e depois passeamos na cidade.

Declarada patrimônio universal pela Unesco em 1999, Saint-Emilion tem monumentos e vestígios da época romana, como uma igreja monolítica, totalmente esculpida em rocha, catacumbas e a maior igreja subterrânea localizada na Europa, também esculpida em pedra durante o século II.

Em St Émilion almoçamos no delicioso Chez Pompom, onde pedimos uma Formule 17 Euros, que continha entrada, prato principal e sobremesa. Tudo estava muito delicado, delicioso.

Um hotel e restaurante espetacular na cidade de Saint Emilion é a Hostelerie de Plaisance. Desta vez estávamos com pressa e decidimos não ir lá, mas da vez anterior jantamos no seu restaurante maravilhoso.

De volta a Bordeaux aproveitamos a noite para ver o efeito da iluminação noturna e o burburinho da cidade, principalmente em volta do rio.

Aproveitamos o dia seguinte para conhecer a Citè du Vin, que também fica à margem do rio Garonne, porém um pouco afastada do centro. Existe um trenzinho de superfície que nos levou até lá.

O projeto do prédio da Cté du vin, todo envidraçado tem uma forma espetacular de um decanter contorcido.

O ingresso custa 20 Euros e dá direito à visita e degustação de 2 vinhos no bar, que fica no último andar.

Escolhemos os vinhos: Château Majoureau, que é um Bordeaux doce.

Nestas oportunidades, sempre procuro algo diferente para provar, que neste caso foi o delicioso Argelino: Fleur D’Aboukir.

O passeio pelos 3.000 m² conta com 19 seções temáticas oferecendo 120 produções audiovisuais. A visita proporciona uma experiência muito interessante, principalmente para aqueles que querem aprender sobre vinhos e suas histórias, pelo mundo.

No primeiro andar do prédio existe uma loja de vinhos, com garrafas de todo mundo, o que permite que conheçamos até mesmo vinhos de países exóticos.

No térreo está instalado um bar, restaurante e uma lojinha de souvenir, com preços salgados.

Vários andares do prédio são reservados a negociantes que trabalham com a venda do vinho.

Viajar foi muito interessante e só seria melhor se acompanhado de amigos, pois como disse Mário Quintana:
“Por mais raro que seja, ou mais antigo,
Só um vinho é deveras excelente
Aquele que tu bebes, docemente,
Com teu mais velho e silencioso amigo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...