segunda-feira, 22 de abril de 2019

A vinícola espanhola Beronia e seus vinhos

No século III A.C. a região espanhola, hoje chamada de Rioja, era habitada pelos Berones, povo guerreiro de origem celta, que se dedicava à agricultura. Sua terra se chamava Beronia.

Inspirados nesta história, um grupo de amigos, membros de uma sociedade gastronômica, fundou as Bodegas Beronia, em 1973.


Em 1982, o grupo González Byass, empresa da região de Jerez, comprou a Bodega.

A Bodega Beronia fica localizada em Ollauri, na zona de Rioja Alta, região produtora dos melhores vinhos de Rioja.

Com o objetivo de nos apresentar os vinhos Beronia, a Qualimport trouxe o representante da vinícola, sr. Antonio Gonzáles Palacios e convidou um grupo de pessoas para participarem e divulgarem o evento em SP.

A bodega usa barris de carvalho francês e misto.
O misto tem as laterais de carvalho francês e as tampas de carvalho americano.

Foram apresentados neste evento 4 vinhos, sendo um branco e quatro tintos:

Rueda Verdejo 2017, produzido com uvas Verdejo com 13% de álcool. Ele é resultado de duas colheitas; a primeira um pouco precoce, de uvas ricas em acidez. A segunda colheita mais tardia, buscando aromas de frutas cítricas. É um vinho leve  e agradável. Ele é o único produzido pela vinícola em Rueda, fora da região de Rioja.

Crianza 2015, produzido com as cepas: Tempranillo (91%), Garnacha (8%) e Mazuelo (1%). Ele tem 13,5% de álcool e fica amadurecendo por 12 meses em tanques de inox e 12 meses em barrica mista. O vinho é frutado, com bom equilíbrio entre fruta e carvalho e um delicado final em boca. Ele oferece boa relação custo / benefício.

Tempranillo Elaboração Especial 2015, com 14% de álcool. Ele é envelhecido por 8 meses em barrica de carvalho americano, 6 meses em contato com as borras, e ao menos 6 meses em garrafa. Ele é intenso no nariz, com notas de cereja madura, caramelo e tabaco. Na boca podemos sentir bem a fruta, boa acidez e taninos polidos.

Reserva 2013, feito com as cepas: Tempranillo (95%), Graciano (4%) 3 Mazuelo (1%). Tem 14% de álcool e é amadurecido por 20 meses em carvalho misto e 16 meses em garrafa. O vinho é feito com uvas de de vinhedos antigos. Ele apresenta no nariz frutas maduras e especiarias. Na boca ele é denso, aveludado com taninos equilibrados e muita persistência.

Gran Reserva 2010, feito das cepas: Tempranillo (97%) e Graciano (3%). Ele tem 14% de álcool e fica 28 meses em barricas de carvalho francês e mais 36 meses em garrafa. Este é um belo vinho, de aroma complexo, denso na boca, com taninos imponentes.

Perguntei ao apresentador, se o 1% da cepa Mazuelo fazia alguma diferença no vinho. Ele me explicou que esta uva apresenta taninos muito intensos e ajuda na conservação do vinho.

Agradeço à Inovini por esta bela experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...