Saímos de Viseu, em Portugal, para a cidade de Salamanca, que fica no sudoeste da Espanha, na comunidade de Castela e Leon, na divisa com a região de Extremadura, em Portugal.
Salamanca está na região vinícola de de Ribeira del Duero, que é uma das 11 DO (Denominação de Origem) ”vinícolas de qualidade” da Espanha.
Salamanca, ela é uma das cidades da Espanha com mais monumentos da Idade Média, do Renascentismo e das épocas clássica e barroca.
Salamanca conta com duas importantes universidades: Universidade de Salamanca (pública) e Universidade Católica. O movimento estudantil lá é grande e deixa a cidade animada.
Acredita-se que no tempo dos mouros havia na cidade, uma escola de magia, onde o diabo ensinava magia negra aos estudantes.
A região é famosa pelo seu presunto cru, que é produzido na vila de Guijuelo, no sul da cidade. Os porcos pretos são criados na região (em Portugal também existem), sendo alimentados com cevada e milho logo após o desmame. São levados então aos bosques de Carvalho e pastagens, onde se alimentam do capim, ervas, bolotas (frutos do carvalho) e raízes. Próximo ao tempo de abate, os porcos podem ser alimentados estritamente de azeitona e bolota, para melhorar a qualidade de sua carne.
O presunto então é salgado e deixado para secar, durante semanas, sendo então enxaguado e deixado secar por mais quatro ou seis semanas. O processo de cura do presunto leva então de 12 a 48 meses.
Lá em Salamanca, eu aprendi que existem três tipos de presunto de porco preto:
O melhor e mais caro deles, o Ibérico de bellota. Ele é feito de porcos, que pastam nos bosques de carvalho e são alimentados apenas de bellota na época próxima ao abate e ficam curando por 36 meses.
O Ibérico Recebo, onde os porcos são de pasto e alimentados com uma combinação de cereais e bellotas.
O Ibérico de Cebo, ou simplesmente Ibérico, quando os porcos são alimentados com grãos apenas, sendo curados por 24 meses.
O termo presunto Pata Negra pode se referir a qualquer um dos três tipos. O termo se refere à cor da unha do porco, que no caso do porco tradicional, é branca.
Existe ainda o Jamon Serrano, que é feito de porco branco, e que não deve ser confundido com os outros muito mais caros, Ibéricos.
Já o presunto italiano passa por um processo de defumação, ao invés de salga.
Lá em Salamanca, ficamos impressionados pela alegria das pessoas e pela beleza da cidade.
Visitamos a nova catedral, que conta com colunas esculpidas e até com um astronauta encravado nela, que foi adicionado em 1992, durante a sua restauração, como forma de assinatura do restaurador.
A cidade de Salamanca fica em uma das rotas para Santiago de Compostela e existem prédios com conchas nas fachadas, símbolo de Santiago. Além disto, existem albergues para hospedagem dos peregrinos.
Ficamos hospedados no Alameda Palace Hotel (www.hotelalamedapalace.com/). Ele era um bom hotel, próximo ao centro e custou, com taxas e café, R$ 524,12.
A cidade é muito florida e conta com parques onde a população pode curtir a vida!
Os frutos do mar não faltam à cidade e o mercado é o local adequado para apreciar sua variedade.
A Plaça Mayor tem o formato retangular, como na maioria das cidades espanholas, e tem bares no passeio e em baixo de seus arcos.
A região inspirou o personagem de Don Quixote de la Mancha .
A cidade tem uma ponte de arcos da época dos romanos e um lindo riacho. De suas margens pode-se ver a catedral.
Muitas jóias da região são feitas de filigrana com influência fenícia. Elas são feitas à partir de chapas de prata que exigem destreza do artesão, para chegar à classificação de jóia.
Ou seja, Salamanca brilha por sua beleza, animação, cultura e gastronomia!
Depois de revermos esta linda cidade, fomos para Leon, que fica na mesma região.
Aproveitem as experiências que venho vivendo, enquanto procuro conhecer melhor o mundo dos vinhos. Também vou falar da gastronomia e de viagens pelo mundo, incluindo as principais regiões produtoras de vinho. Saúde! E boa leitura!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Miolo chega na Argentina e desbrava seu quinto terroir
Grupo brasileiro adquire a Bodega Renacer, localizada em Luján de Cuyo - Mendoza, consolidando assim, sua internacionalização em uma das pri...
-
Com 10 anos, espumante que ficou submerso no mar da França chega ao mercado Objeto de desejo de colecionadores, rótulo traz luxo e exclusiv...
-
Graças à indicação de um amigo, fui conhecer em São Paulo, o restaurante MYK (abreviação de Mykonos), que fica na rua Peixoto Gomide 1972 (...
-
As experiências da Miolo em três terroirs brasileiros Do Vale dos Vinhedos, passando pela Campanha Gaúcha, até chegar ao Vale do São Francis...
Nenhum comentário:
Postar um comentário