Saímos de Viseu, em Portugal, para a cidade de Salamanca, que fica no sudoeste da Espanha, na comunidade de Castela e Leon, na divisa com a região de Extremadura, em Portugal.
Salamanca está na região vinícola de de Ribeira del Duero, que é uma das 11 DO (Denominação de Origem) ”vinícolas de qualidade” da Espanha.
Salamanca, ela é uma das cidades da Espanha com mais monumentos da Idade Média, do Renascentismo e das épocas clássica e barroca.
Salamanca conta com duas importantes universidades: Universidade de Salamanca (pública) e Universidade Católica. O movimento estudantil lá é grande e deixa a cidade animada.
Acredita-se que no tempo dos mouros havia na cidade, uma escola de magia, onde o diabo ensinava magia negra aos estudantes.
A região é famosa pelo seu presunto cru, que é produzido na vila de Guijuelo, no sul da cidade. Os porcos pretos são criados na região (em Portugal também existem), sendo alimentados com cevada e milho logo após o desmame. São levados então aos bosques de Carvalho e pastagens, onde se alimentam do capim, ervas, bolotas (frutos do carvalho) e raízes. Próximo ao tempo de abate, os porcos podem ser alimentados estritamente de azeitona e bolota, para melhorar a qualidade de sua carne.
O presunto então é salgado e deixado para secar, durante semanas, sendo então enxaguado e deixado secar por mais quatro ou seis semanas. O processo de cura do presunto leva então de 12 a 48 meses.
Lá em Salamanca, eu aprendi que existem três tipos de presunto de porco preto:
O melhor e mais caro deles, o Ibérico de bellota. Ele é feito de porcos, que pastam nos bosques de carvalho e são alimentados apenas de bellota na época próxima ao abate e ficam curando por 36 meses.
O Ibérico Recebo, onde os porcos são de pasto e alimentados com uma combinação de cereais e bellotas.
O Ibérico de Cebo, ou simplesmente Ibérico, quando os porcos são alimentados com grãos apenas, sendo curados por 24 meses.
O termo presunto Pata Negra pode se referir a qualquer um dos três tipos. O termo se refere à cor da unha do porco, que no caso do porco tradicional, é branca.
Existe ainda o Jamon Serrano, que é feito de porco branco, e que não deve ser confundido com os outros muito mais caros, Ibéricos.
Já o presunto italiano passa por um processo de defumação, ao invés de salga.
Lá em Salamanca, ficamos impressionados pela alegria das pessoas e pela beleza da cidade.
Visitamos a nova catedral, que conta com colunas esculpidas e até com um astronauta encravado nela, que foi adicionado em 1992, durante a sua restauração, como forma de assinatura do restaurador.
A cidade de Salamanca fica em uma das rotas para Santiago de Compostela e existem prédios com conchas nas fachadas, símbolo de Santiago. Além disto, existem albergues para hospedagem dos peregrinos.
Ficamos hospedados no Alameda Palace Hotel (www.hotelalamedapalace.com/). Ele era um bom hotel, próximo ao centro e custou, com taxas e café, R$ 524,12.
A cidade é muito florida e conta com parques onde a população pode curtir a vida!
Os frutos do mar não faltam à cidade e o mercado é o local adequado para apreciar sua variedade.
A Plaça Mayor tem o formato retangular, como na maioria das cidades espanholas, e tem bares no passeio e em baixo de seus arcos.
A região inspirou o personagem de Don Quixote de la Mancha .
A cidade tem uma ponte de arcos da época dos romanos e um lindo riacho. De suas margens pode-se ver a catedral.
Muitas jóias da região são feitas de filigrana com influência fenícia. Elas são feitas à partir de chapas de prata que exigem destreza do artesão, para chegar à classificação de jóia.
Ou seja, Salamanca brilha por sua beleza, animação, cultura e gastronomia!
Depois de revermos esta linda cidade, fomos para Leon, que fica na mesma região.
Aproveitem as experiências que venho vivendo, enquanto procuro conhecer melhor o mundo dos vinhos. Também vou falar da gastronomia e de viagens pelo mundo, incluindo as principais regiões produtoras de vinho. Saúde! E boa leitura!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Avaliação Nacional de Vinhos faz história e mostra a força do vinho brasileiro em novas regiões produtoras
Três das 16 amostras mais representativas são de vinícolas fora do Rio Grande do Sul, na maior edição na história do evento marcada pela div...
-
Com 10 anos, espumante que ficou submerso no mar da França chega ao mercado Objeto de desejo de colecionadores, rótulo traz luxo e exclusiv...
-
As experiências da Miolo em três terroirs brasileiros Do Vale dos Vinhedos, passando pela Campanha Gaúcha, até chegar ao Vale do São Francis...
-
Fui a Cahors, que fica no departamento de Lot, na França, para conhecer a terra do Malbec, que os próprios franceses dize...

Nenhum comentário:
Postar um comentário