segunda-feira, 26 de agosto de 2019

O Uruguai mostrou a evolução de seus vinhos no Uruguay Wine 2019

O Uruguai divulga seus vinhos no Brasil, através de uma feira anual, denominada Wines of Uruguai . Assim ele mostra cada vez mais seus vinhos evoluindo. Neste ano de 2019 , o evento foi feito no hotel Renaissance.

A uva emblemática do país é a Tannat, que é originária das áreas de Madiran e Irouléguy (sudoeste da França), e que tem uma alta quantidade de polifenóis, o que ajuda na prevenção das enfermidades cardiopulmonares. Esta cepa foi introduzida no Uruguai por imigrantes bascos, onde se adaptou bem no terroir local.

Outras variedades de uva se deram bem no país, entre elas: Merlot, Cabernet Sauvignon, Syrah, Pinot Noir e Marselan para os tintos e, para os brancos: Sauvignon Blanc, Chardonnay, Viognier e Albariño.

O Uruguai é um país que sofre a influência benigna do Oceano Atlântico e as chuvas moderam a temperatura nos meses mais quentes.

As vinícolas do Uruguai foram fundadas por famílias européias, que migraram para a América do Sul há décadas.

O país está dividido em 5 grandes zonas vinícolas:

A zona Sul é a que concentra 70% das vinícolas e tem influência marcante do Rio da Prata. Lá se destacam os departamento de Canelones, coração da viticultura uruguaia , onde estão as vinícolas mais antigas e San José.

Zona Leste é a que tem maior influência atlântica.

Área Sudoeste é uma das regiões mais tradicionais. O departamento de Colônia abriga a vinícola mais antiga do país.

Zona Central e Norte tem o clima mais quente e com mais horas de sol.

Zona Litoral tem altas temperaturas, umidade e grande amplitude térmica devido à influência do rio Uruguai.

O Uruguai registrou  em 2017/18 um crescimento de 30 % nas exportações para o Brasil, o que reforçou o posicionamento do país, como principal destino das exportações!

Participei de uma Master Class, onde foram servidos 13 vinhos. Para mim estes se destacaram:

Pizzorno Maceración Carbônica 2019 usa um processo semelhante aos Beujolais Nouveau. Neste processo, os cachos de uva inteiros  são processados num ambiente saturado com gás carbônico e isento de oxigênio. Este processo resultou em um vinho leve e frutado.

O vinho do qual gostei muito foi o Tanta Diego Spinoglio 2018, que estava muito intenso, com taninos aveludados.

O De Lucca Libero 2017 tem um interessante corte: 95% Tannat, 5% Nero D’Avola e Sangiovese, e se mostrou bem intenso.

O Ariano Edición Especial 90 Aniversário é um Tannat bem interessante, mais leve que outros que já provei, porém com personalidade.

O Giménez Méndez Búho Tannat 2015 tem um tanino intenso, porém não agressivo e seu corte é: Tannat 85 %, Merlot 10% e Gamaret 5%.

O Pisano RPF Tannat 2015 é um autêntico Tannat, que se pode beber sem acompanhamento de comida. Os taninos são equilibrados e tem um delicioso final de boca.

Fiquei muito satisfeito com os vinhos apresentados neste evento do Uruguai. Domesticar a cepa Tannat resultou em vinhos agradáveis e com personalidade.

Agradeço à CH2A pelo convite e a possibilidade de sentir a evolução dos vinhos deste país!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...