segunda-feira, 5 de agosto de 2019

A charmosa cidade do Porto. A segunda cidade de Portugal

Já estive na cidade do Porto em 2010 e achei a cidade muito interessante. Então planejei a viagem de 2018 para o norte de Portugal, de forma à voltar aquela graciosa cidade.

A cidade do Porto é a segunda cidade mais populosa de Portugal, depois de Lisboa.

Os hotéis no Porto ficaram mais caros e então resolvi me hospedar num hotel mais simples, no centro da cidade. Fiquei no Hotel HF Fenix Porto (https://www.hfhotels.com/hoteis/hf-fenix-porto-pt), por E$ 128,00 por dia, com café incluído. Este é um hotel da rede Accor e tem acomodações razoáveis, num prédio sem charme algum,  em cima de uma galeria.

A cidade do Porto outrora se chamava Portus Cale e portanto como podemos ver, deu o nome ao país, Portugal e é conhecida internacionalmente pelo seu Vinho do Porto.

Os pontos interessantes de se conhecer nesta cidade são vários e vou sugerir alguns deles:

Distrito da Ribeira, junto ao rio Douro, que é o mais antigo da cidade, com ruelas que formam um labirinto, com casa antigas e um belo visual do rio. O distrito foi considerado Patrimônio Histórico pela UNESCO.

Um dos programas imperdíveis é visitar as caves em Vila Nova de Gaia, que fica em frente ao Distrito da Ribeira, do outro lado do rio e participar da degustação de vinhos do Porto. Praticamente todas as caves tem este programa disponível, por um valor razoável.

Junto ao rio, pode-se ver a Ponte metálica Dão Luis I, construída em 1.888 e que era a única ligação entre o Porto e Vila Nova de Gaia. Na parte de cima passa o metro e em baixo, veículos.

O rio Douro enche de beleza a cidade e serviu como meio de transportes dos barcos Rabelo, que traziam vinhos da parte de cima do Douro até Gaia. O rio nasce na Espanha, onde se chama Duero.


A Estação ferroviária São Bento é uma pequena estação, porém espetacular. Ela fica num prédio de 1.896, toda decorada com azulejos azuis e brancos, que contam a história da região e retratam a plantação das parreiras e a produção de vinho.

A Catedral da Sé é imponente e foi construída do século XIII, no estilo romano-gótico. Ela passou por reformas no período barroco.

A imponente Torre dos Clérigos fica na parte alta da cidade e faz parte da igreja do mesmo nome. Ela foi construída em 1.763.

A Livraria Lello, de 1869 é uma das mais belas livrarias do mundo. Pena que sua fama trouxe tantos turistas, que hoje em dia é cobrado o ingresso para entrar lá e constantemente está repleta, perdendo assim o ambiente desejado para uma livraria. Ela conta com vários vitrais, prateleiras de madeira e sua escada sinuosa tem um piso vermelho.

Outro ponto interessante é Luxuoso Café Majestic, que foi inaugurado em 1921, com o nome de Café Elite. Temos a sensação de estar em Paris da Belle Epoque! (rua Santa Catarina 112). O glamour e a elite cultural parisiense eram referências para a cultura portuguesa da época, tendo influído a escolha do novo nome: Majestic.
Palácio da Bolsa

Desta vez , nossa passagem pelo Porto foi curta, mas valeu a pena rever esta agradável cidade, ainda que a invasão de turista seja visível. A multidão de turistas infelizmente dificulta as fotografias, o que aconteceu por exemplo, no caso da livraria Lello.

Este é um problema de várias cidades belas.

E a pergunta que fica é:

Como ser um turista educado? que não estrague os locais por onde anda?

Um comentário:

  1. Mravilha!Eu aprendi a gostar de vinho com o Stefan Gassinger.

    Deem uma olhadinha no meu blog que tem um artigo falando sobre isso!

    Obrigado por postar, Beto. Gostei muito do seu blog.

    ResponderExcluir

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...