A cidade do Porto é a segunda cidade mais populosa de Portugal, depois de Lisboa.
Os hotéis no Porto ficaram mais caros e então resolvi me hospedar num hotel mais simples, no centro da cidade. Fiquei no Hotel HF Fenix Porto (https://www.hfhotels.com/hoteis/hf-fenix-porto-pt), por E$ 128,00 por dia, com café incluído. Este é um hotel da rede Accor e tem acomodações razoáveis, num prédio sem charme algum, em cima de uma galeria.
A cidade do Porto outrora se chamava Portus Cale e portanto como podemos ver, deu o nome ao país, Portugal e é conhecida internacionalmente pelo seu Vinho do Porto.
Os pontos interessantes de se conhecer nesta cidade são vários e vou sugerir alguns deles:
Distrito da Ribeira, junto ao rio Douro, que é o mais antigo da cidade, com ruelas que formam um labirinto, com casa antigas e um belo visual do rio. O distrito foi considerado Patrimônio Histórico pela UNESCO.
Um dos programas imperdíveis é visitar as caves em Vila Nova de Gaia, que fica em frente ao Distrito da Ribeira, do outro lado do rio e participar da degustação de vinhos do Porto. Praticamente todas as caves tem este programa disponível, por um valor razoável.
Junto ao rio, pode-se ver a Ponte metálica Dão Luis I, construída em 1.888 e que era a única ligação entre o Porto e Vila Nova de Gaia. Na parte de cima passa o metro e em baixo, veículos.
O rio Douro enche de beleza a cidade e serviu como meio de transportes dos barcos Rabelo, que traziam vinhos da parte de cima do Douro até Gaia. O rio nasce na Espanha, onde se chama Duero.
A Estação ferroviária São Bento é uma pequena estação, porém espetacular. Ela fica num prédio de 1.896, toda decorada com azulejos azuis e brancos, que contam a história da região e retratam a plantação das parreiras e a produção de vinho.
A Catedral da Sé é imponente e foi construída do século XIII, no estilo romano-gótico. Ela passou por reformas no período barroco.
A imponente Torre dos Clérigos fica na parte alta da cidade e faz parte da igreja do mesmo nome. Ela foi construída em 1.763.
A Livraria Lello, de 1869 é uma das mais belas livrarias do mundo. Pena que sua fama trouxe tantos turistas, que hoje em dia é cobrado o ingresso para entrar lá e constantemente está repleta, perdendo assim o ambiente desejado para uma livraria. Ela conta com vários vitrais, prateleiras de madeira e sua escada sinuosa tem um piso vermelho.
Outro ponto interessante é Luxuoso Café Majestic, que foi inaugurado em 1921, com o nome de Café Elite. Temos a sensação de estar em Paris da Belle Epoque! (rua Santa Catarina 112). O glamour e a elite cultural parisiense eram referências para a cultura portuguesa da época, tendo influído a escolha do novo nome: Majestic.
Palácio da Bolsa
Desta vez , nossa passagem pelo Porto foi curta, mas valeu a pena rever esta agradável cidade, ainda que a invasão de turista seja visível. A multidão de turistas infelizmente dificulta as fotografias, o que aconteceu por exemplo, no caso da livraria Lello.
Este é um problema de várias cidades belas.
E a pergunta que fica é:
Como ser um turista educado? que não estrague os locais por onde anda?
Mravilha!Eu aprendi a gostar de vinho com o Stefan Gassinger.
ResponderExcluirDeem uma olhadinha no meu blog que tem um artigo falando sobre isso!
Obrigado por postar, Beto. Gostei muito do seu blog.