domingo, 18 de agosto de 2019

Os vinhos deliciosos da Península de Setúbal, Portugal

A comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRSP) promoveu um encontro em São Paulo, em junho de 2019, para apresentar os vinhos de Setúbal.

A península de Setúbal é uma região que fica ao sul de  Lisboa, onde são produzidos vinhos de qualidade. Vinhos estes que oferecem ao consumidor, uma boa relação custo/ benefício.

Nesta região, temos 2 áreas destinadas à produção de vinhos com indicação geográfica e denominação de origem.

A primeira: área geográfica (vinho regional) abrange o distrito de Setúbal. Nesta região podem ser produzidos vinhos brancos, tintos, rosados e espumantes.

A segunda área abrange D.O Palmela e D.O. Setúbal, englobando os conselhos de Setúbal, Palmela, Montijo e ainda a freguesia do Castelo, no conselho de Sesimbra.

Existe uma grande diversidade de castas cultivadas nesta região, porém, para um vinho ser D.O ele tem, no caso do tinto, que usar pelo menos 80% da casta Castelão e no caso do vinho branco, usar a Moscatel de Setúbal.

O evento e os vinhos apresentados estão cada vez melhores e neste ano de 2019, 40 produtores participaram, trazendo uma boa diversidade de castas.

Os preços dos vinhos apresentados no evento, custam nas lojas de Portugal algo em torno de 5 a 27,5 euros.

Alguns destes vinhos não tinham importador no Brasil e a maioria não tem importador em São Paulo.

Alguns vinhos apresentados são feitos em cooperativa, onde os vinhos são produzidos com o nome da cooperativa. As uvas destes vinhos são selecionadas e misturadas, sem a identificação do produtor delas.

Tive a grata surpresa de conhecer vinhos brancos secos, da cepa Moscatel, além de provar vários vinhos generosos, da variedade Moscatel e Moscatel Roxo.

A Casa Ermelinda Freitas nos surpreendeu com vinhos monocastas das cepas: Pinot Noir, Merlot e Petit Verdot.

A Cooperativa Pegões também trouxe para o evento, um monocasta Syrah, bem interessante.

A Bacalhoa, presente em 7 regiões vinícolas de Portugal, mostrou que o Moscatel de Setúbal e o Roxo 10 anos, são grandes opções de vinhos.

Além dos Moscatéis, provei excelentes vinhos brancos, roses e tintos, com a mesma qualidade que aqueles produzidos em outras regiões de Portugal.

Foi muito bom participar deste encontro!

Pude perceber a evolução constante dos vinhos portugueses e provar mais uma vez os moscatéis e os moscatéis roxos, dos quais gosto muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...