sábado, 18 de janeiro de 2020

As espetaculares estações do metrô de Moscou

O metrô de Moscou é conhecido como o palácio subterrâneo da cidade. Ele foi inaugurado na era Stálin, em 1935. É o maior do mundo em densidade de passageiros e transporta mais de 3 milhões de pessoas por ano.

Sua rede é composta por 206 estações, com 12 linhas (identificadas por cores diferentes), com 346 km. É o 6º maior do mundo, depois de Nova York, Londres, Paris Tóquio e Seul. Ele funciona entre às 6:00 h e 1:00 h.

Cada estação tem um projeto próprio com diferentes estilos, como Art Deco. Nas passagens dentro das estações existem muitos símbolos do tempo do regime comunista. Numa estação que passamos, a área de embarque do metrô era o saguão central. Quando o trem chegava, as portas eram abertas como se fossem portas de um elevador.

Várias estátuas de Lenin e outros líderes também são frequentes em suas decorações. Por seus corredores, muitos músicos animam o ambiente.

O metro de Moscou é impressionante, não se vê qualquer sujeira  nele e suas pinturas parecem sempre perfeitas.

Para comprar o bilhete  do metrô usei a Kacca, que é um guichê. Com o auxílio de mímica, consegui  através de ajuda de uma russa, comprar o bilhete, com 2 viagens, para 2 pessoas.

Uma viagem custa 30 RUB e vale por 7 dias. O preço do bilhete por viagem cai de valor quando se compra uma quantidade maior de viagens.

O bilhete tem que ser validado quando se entra nas estações, com a catraca aberta.

As escadas rolantes já são uma viagem de tão longas! Algumas delas são as maiores que eu já vi, e as plataformas são muito profundas. Por exemplo, a escada da estação Park Podeby fica à 84 metros abaixo do solo.

Algumas estações funcionaram como abrigo anti aéreo durante a segunda grande guerra.

As informações passadas dentro dos carros do metrô são todas em russo, portanto precisamos ficar atentos ao mapa e ao sentido que queremos seguir.

Dentre as linhas do metrô, duas delas são circulares concêntricas e integram as outras linhas.

Como pedi indicações sobre as estações mais bonitas, no hotel, me disseram que as mais interessantes ficavam no primeiro círculo (marrom), Koltsevaya.

Com mapa na mão e coragem, saímos para conhecê-las:

1) A Belorusskaya (verde) tem o teto em alto relevo e painéis em mosaicos, que representam os trabalhos, como a colheita… Suas luminárias são muito elaboradas.

2)) A Kosomolskaya (vermelha) é a estação considerada a mais luxuosa e foi inaugurada na melhor época do império de Stalin. Ela conta com lustres de bronze, muito mármore e grandes mosaicos. No teto existem pinturas representando a luta russa pela independência.

3) A Mayakovskaya (verde) tem painéis feitos de mosaicos no teto e o piso é todo decorado em mármore.

4) A Novoslobodskaya (cinza) tem suas colunas decoradas com vitraux.

5) A Park Kultury (vermelha) conta com esculturas de pessoas do povo em mármore e outras em bibelô.

Passeamos por várias estações e se quiséssemos passaríamos dias inteiros admirando todas elas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...