sexta-feira, 6 de março de 2020

Viagem pela serra gaucha, suas vinícolas e seus vinhos de qualidade

Depois de muito passear pelo mundo, para conhecer vinhos e vinícolas, resolvi ir conhecer o Vale dos Vinhedos em meu próprio país, onde é produzido 90% de nossos vinhos.

Viajamos em um grupo de amigos para a região da Serra Gaúcha.

Fiquei muito bem impressionado com as nossas vinícolas e com os belos passeios que fizemos perto de Bento Gonçalves.

Esta região mudou demais nos últimos tempos e cresceu bastante também!

Estradas charmosas com casas lindas e antigas, belas vistas, lojinhas de iguarias como a de cucas e a de produtos de ovelhas, fazem a festa para o viajante.


Hospedei-me na Pousada Dom Giovanni, muito simpático e acolhedor casario, com direito a campo de girassóis, por do sol com arco-íris  e tudo o mais! De lá partimos para as vinícolas próximas à Pinto Bandeira.


Visitamos a Cave Geisse e  Don Giovanni, que ficam em Pinto Bandeira e ainda a Dal Pizzol, Pizzato, Miolo, Luiz Argenta e Valontano, no Vale dos Vinhedos.


O Vale dos Vinhedos representa o legado cultural, histórico e gastronômico deixado pelos imigrantes italianos que ali passaram e ou se alojaram.

Os vinhos do Vale dos Vinhedos são os únicos no Brasil que tem Denominação de Origem (DO).


Em outros artigos vou contar um pouco de cada vinícola visitada.

O que posso dizer desde já , é que algumas destas vinícolas não deixam nada a desejar para outras vinícolas européias.

Quando tratamos então sobre espumantes, percebemos o quanto esta bebida é bem realizada aqui no Brasil e surpreendentemente deliciosa, como muitos outros bons espumantes pelo mundo!  Nosso terroir é capaz  de produzir boas uvas para espumantes!


Voamos de São Paulo à Porto Alegre, onde locamos uma van cujo motorista Luciano nos levou pelo caminho das uvas, sempre com muito humor.

A viagem durou de quinta-feira à Domingo e visitamos uma vinícola por período. E assim conhecemos adegas, provamos vinhos, fizemos refeições, além de nos divertirmos, aprendermos sobre o vinho nacional e sua tecnologia tão avançada, quanto às usadas no exterior.


Numa das vinícolas visitadas, nos admiramos com a produção de mais de cinquenta cepas de uvas diferentes, vindas do mundo inteiro!


Estive nesta região há 50 anos e presenciei a evolução das vinícolas e dos vinhos produzidos nela.  Hoje em dia temos muitos restaurantes, SPA do vinho e enoturismo na região.  A atividade econômica prospera.


A maioria das vinícolas tem infra-estrutura para receber visitantes e para ensiná-los sobre as técnicas utilizadas. Algumas tem restaurantes de bom nível, além prédios tradicionais e outras são bem modernas.

Eu recomendo a visita a Serra Gaúcha para aprender cada vez mais sobre vinhos e conhecer a região! Vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...