quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

A cidade de Telavi, na região de Kahketi, maior produtora de vinhos da Georgia

Quando eu estava organizando minha viagem à Georgia, conversei com Misha Dolitze que me disse que 70% da produção dos vinhos do país ficavam na região de Kahketi. Por isso seria interessante, eu me hospedar na cidade de Telavi.

A cidade de Telavi fica a 120 km de Tblisi e, apesar de pequena, é a principal cidade e centro administrativo da região. Ela fica no sopé da cordilheira Tsivi-Gombori, entre 500 e 800m do nível do mar, com belas vistas das montanhas do Cáucaso.

Em fiquei hospedado no Savaneti Eco Hotel, por ¢70 por dia, com o café incluído. O hotel fica fora, a 7 km da cidade, mas é muito bom. As instalações, serviços e restaurante são primorosos. Ele tem também uma boa piscina.

Neste hotel fiz as melhores refeições da viagem, pois o chef é muito criativo.

No hotel existe uma produção de vinhos em Kvevri, com uvas plantadas em volta do prédio e depois amassadas com os pés num recipiente de madeira. A vinícola se chama Zaod e os vinhos envelhecidos na adega do hotel tem um preço salgado.

Destes recipientes, as uvas correm direto para o Kvevri, onde são fermentadas com leveduras indígenas.

Os hóspedes podem participar da pisa das uvas e da feitura do vinho, além de produzir a Chacha (aguardente semelhante à grappa), durante a época da colheita.

Hospedados neste hotel, de lá fomos visitar 4 vinícolas que ficam na região Kahketi, inclusive a de Misha Dolitze.

Demos um passeio pela cidade e vimos situações muito diferentes daquilo que estamos acostumados no Brasil.

Na maioria dos restaurantes encontramos um tipo de toalha de mesa simples e bonita e pedimos ao nosso guia Misho para nos levar ao comércio para procurá-la. É uma toalha com motivos da Geórgia, como peixes e vinho, tudo em tons de azul e branco. Misho nos levou então ao que eles chamam de mall (shopping center), bem diferente dos que temos por aqui com o estacionamento de terra.

Na realidade o local é um mercado, que vende de tudo: frutas, verduras, tecidos, além de carnes que ficavam penduradas em varais. Bem interessante pra gente conhecer os produtos locais, as pessoas da terra e seus hábitos. O que encontramos ali foram outros tipos de toalhas plásticas, diferentes do que estávamos procurando.

Em 1762, Telavi se tornou a segunda capital (depois de Tblisi) do reino georgiano oriental. O rei Erekle II, que nasceu e morreu ali, foi  especial para a cidade. As suas reformas mudaram fundamentalmente a política, economia e cultural da região e posteriormente de toda Geórgia.

Telavi e seus arredores são ricos em monumentos históricos, arquitetônicos e naturais. Os monumentos históricos mais importantes preservados dentro dos limites da cidade incluem:

Dzveli Galavani ("Velhos Muros") - fortaleza dos primeiros reis kakhetianos (séculos IX-X)


Igreja de Santa Maria (século XVI)

Igreja da Santíssima Trindade (século VI)


Fortaleza Batonis Tsikhe ("Fortaleza do Mestre") construída no século XVII; um dos únicos palácios reais medievais bem preservados na Geórgia

Korchibashishvilebis Tsikhe - castelo dos nobres locais chamado Korchibashishvilis (séculos XVI-XVIII)

akhvakhishvilebis Tsikhe - castelo dos nobres locais chamado Vakhvakhishvilis (século XVIII)

Telavi é a única cidade da Geórgia onde quatro monumentos de fortificação, diferentes de vários períodos históricos, permanecem relativamente intactos. Por esse motivo, arquitetos, estudiosos e historiadores de arte consideram Telavi como a cidade mais "medieval" do país.

Aproveitamos a tarde para subir em um dos cafés da cidade e provar mais uma taça do vinho âmbar local acompanhado de maçã assada e recheada com nozes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...