segunda-feira, 26 de agosto de 2013

St-Cirque-La-Popie - Sul da França


Tomamos café na praça de Capitole, em Toulouse: croissant, baguette, beurre, confiture e jus d’orange pressé e thé.


Partimos em seguida, para Roccamadour, que seria nosso próximo destino e ponto de apoio para as visitas das cidades vizinhas, na região do Perigord, cidade  do foie gras.


No caminho fizemos uma parada em St-Antonin-Noble-Val, que é uma cidadela medieval, fundada pelos celtas no século IX, muito singela com suas várias lojinhas de artesanato.


Apesar de ter escolhido esta cidadela, por indicação do guia da folha, ela não correspondeu à expectativa que eu tinha.


Aproveitamos ali para comer um delicioso sanduiche de chévre au miel (queijo de cabra e mel) e passear pela vila.


Encontramos e fotografamos uma simpática senhora fazendo fios para tricot. A sua casa havia um carneiro de pano na entrada do seu atelier.


De St Antonin, fomos para St-Cirque-La-Popie, que fica num topo de morro. Sua localização foi escolhida por questões defensivas. Ali embaixo passa o rio Lot, no vale ao lado da cidade.


O caminho que fizemos para chegar a St Cirque era tortuoso, com vários túneis escavados na rocha.


Saint Cirque estava cheio de turistas, na hora em que chegamos, o que tornava difícil o acesso e o estacionamento do carro.


A cidade é membro do grupo das mais belas Vilas da França, o que constatamos de fato, pois faz jus a esta classificação.


A pequena cidade foi morada de artistas, ficando famosa quando André Breton, poeta e surrealista viveu lá.


A igreja da cidade, na hora em que lá estávamos,  estava sendo decorada com flores brancas, em sua entrada, para um casamento.


As casinhas, que ficava em rampas, muito floridas, foram transformadas em ateliers de artesanato de todas as espécies.


Não faltaram, portanto, marcenarias, lojas de foie gras e de outras iguarias da região, assim como lojinhas de roupas, de jóias de prata, museus, dando um toque pitoresco ao vilarejo.


Como o dia estava quente, aproveitamos para tomar uma gostosa cerveja francesa, antes de seguir viagem em direção a Cahors.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...