sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Sarlat, Perigord, França


Depois de Rocamadour,  fomos conhecer a cidade de Sarlat-la Canéda, por ser esta uma cidade próximade onde estávamos, situada na região denominada Périgord Noir (http://www.youtube.com/watch?v=mTjlbuckAdE).


Sarlat é uma cidade medieval, que se desenvolveu em torno de uma grande abadia beneditina. A cidade tem em suas cercanias inúmeros castelos e cavernas, como a de Lascaux (http://www.lascaux.culture.fr/#/fr/02_00.xml), um complexo de cavernas, com paredes recobertas de pinturas rupestres de animais de 17.000 anos atrás.


Sarlat foi governada pelos romanos, poupada da destruição, pelos vikings, ponto de apoio francês durante a Guerra dos Cem Anos e, posteriormente, conquistada pelos ingleses. Com a modernização das cidades no século XX, sua herança histórica esteve mais ameaçada.


Com a promulgação de uma lei de preservação do patrimônio histórico e arquitetônico em 1962, Sarlat foi salva. Na realidade, foi a primeira cidade francesa a se beneficiar da lei e, graças a isso, é hoje a cidade europeia que possui o maior número de edifícios tombados por quilômetro quadrado.


Sarlat hoje em dia é uma das cidades mais representativas do século XIV da França. Ela possui a maior concentração de fachadas renascentistas desta época.


A prosperidade da cidade se deve aos privilégios que recebeu da coroa francesa, em troca da sua lealdade na guerra dos 100 anos com a Inglaterra.


Sarlat é o coração do comércio de foie gras e de nozes da França. Outras especialidades locais são: queijos de várias formas, iguarias de porco frescas, defumadas, secas, salgadas, fritas, assadas e fervidas. A trufa negra tirada dos bosques em janeiro e os cogumelos selvagens, são especialidades da região.


Ainda em Rocamadour, colocamos o nome da cidade de Sarlat no GPS, não nos atentando para o fato de que existiam duas cidades de mesmo nome. Depois de algum tempo andando, descobrimos que uma cidade tão próxima não podia demorar tanto a chegar. Estávamos indo para outra Sarlat. Corrigimos o erro e chegamos depois de mais outra viagem à Sarlat La Caneda.


Estacionamos o carro próximo à parte antiga da cidade e iniciamos a visita pela Place de la Liberté, onde ocorrem feiras às quintas feiras.


Passamos pela catedral St-Sacerdos, escura e despojada como os prédios da idade média, mas com um belo órgão do século XVIII.

Demos a volta pela cidade, passando por suas ruelas estreitas e seus cemitério com uma torre denominada Lanterne des Mortes, construída para celebrar os sermões de são Bernardo. Antigamente era colocada uma luz na torre para guiar as almas dos mortos de forma que encontrassem o caminho do céu.


Encontramos por todo o centro, restaurantes com cardápios divinos, aguçando o tempo todo, o nosso paladar.


Como não havia a feira naquele dia, fomos visitar o mercado coberto, que funciona dentro de uma antiga igreja com portas de ferro enormes. Ela abre nas manhãs de terça à domingo. Lá encontramos barracas vendendo produtos frescos e ingredientes típicos da região. Perto dali, entre dezembro e fevereiro, um mercado aberto é organizado para a venda de foie gras e trufas.


O tempo estava muito frio e chuvoso deixando a cidade mais desanimada.


O passeio foi muito interessante pois a cidade é linda!

Lá tivemos a oportunidade de degustar um figo seco recheado de foie gras! Uma experiência gustativa fenomenal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...