segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Bordeaux

Partimos para Bordeaux, saindo de Carcassone.  Passamos no caminho pela bela cidade de Saint Emillion, na qual já estive outra vez e postei um outro artigo sobre ela

A cidade de Bordeaux tem um porto na margem sul do rio Garone, que facilitou outrora, o escoamento dos vinhos produzidos na região, incrementando a sua produção.

O nome de Bordeaux veio de outro rio, o rio Bourde, que fica ao sul da cidade.

Hoje Bordeaux guarda poucas marcas dos romanos, ingleses e guerras religiosas que marcaram seu passado. Esta cidade, voltada para o futuro, é a quinta maior da França e tem uma extensão marítima e industrial que rodeia um nobre centro do século XVIII.

De frente para a água, esta metrópole desfila elegantes fachadas clássicas construídas para ocultar os cortiços medievais.

A cidade é famosa pelos vinhos, produzidos desde o século VIII, sobretudo no século XVIII, que lhe proporcionou uma verdadeira idade do ouro.

Existe na cidade um museu de vinho e de negociant de Bordeaux.

A cidade foi classificada em 2007, pela UNESCO, como patrimônio mundial da humanidade, pelo excepcional conjunto urbano que representa.

Bordeaux tem os apelidos de “La Perle d’Aquitaine “e “La Belle Endormie“(A bela adormecida), em referencia ao seu antigo centro, que por ter paredes pretas, devido à poluição, escondia sua beleza.

Hoje em dia não é mais o caso, na verdade, uma parte da cidade, Le Port de la Lune, foi quase completamente restaurada.

A cidade tem grandes edifícios e belos monumentos, incluindo: o teatro local e o monumento aux Girondins, com lindas estátuas de bronze e fontes.

O meu objetivo nesta viagem era apenas o de me hospedar na cidade para fazer visita à vinícola Châteu Haut Brion. No entanto, fiquei tão impressionado pela beleza de Bordeaux, seus restaurantes e lojas de vinho,  que acabei desfrutando muito mais desta cidade, do que eu imaginava.

As lojas de vinhos de Bordeaux são uma tentação, com máquinas Enomatic, onde se pode provar os melhores vinhos da região. Entrei numa destas lojas e provei o Château DYquem, cuja ínfima dose custou 25 Euros.

Por indicação de nossa cicerone no Château Haut Brion, fomos visitar a loja LIntendant, que fica em frente ao teatro. Ela pertence a um negociant, que compra a maioria dos vinhos diretamente dos produtores, antes de engarrafados, a um preço melhor do que em outras lojas.

Os vinhos são dispostos em vários andares da loja. Nos andares mais baixos, preços mais baixos e conforme se ascende aos andares superiores, vemos também vinhos mais caros. Desde um cru boirgeois até o mais raros como os Petrus.

Lá descobrimos que o vinho top que provamos no Château Haut Brion custava por volta de 800 euros. Pena que não pudemos levar para o hotel, o restante da garrafa que degustamos no Château.

A cidade respira vinho e oferece muitos cursos. Cursos relativos a vinhos de toda a França, até cursos específicos sobre os vinhos da região. Entramos na L’École du vin (http://www.bordeaux.com/us), com seu Atelier de dégustation e formation. Lá são ministrados cursos de desde 2 horas, que custa 35 Euros até cursos intensivos de 2 dias, que custam por volta de 350 euros.

O sistema de transporte em Bordeaux conta com um trem de superfície moderno, que trafega de forma a fazer pouco ruído. Deixamos o carro estacionado no hotel e usamos o sistema de ônibus que é bem simples e eficiente.

Ficamos num excelente hotel, MERCURE CHATEAU CHARTRONS (http://www.hotel-bordeaux-chateau-chartrons.fr/
Endereço: 81, COURS SAINT LOUIS CEP33.300), Belo café da manhã!

As lojas de iguarias, como doces, chocolates, foie gras e embutidos se espalham por todo o centro.

Jantamos no restaurante da Ópera, onde pedimos: Crevettes Gingebre (camarões com gengibre 12,8 E), supreme de pigeon (pombo 19,50 E), acompanhado de um verre de provence. O delicioso e frugal jantar saiu por 37,80 E, o que representou por volta de R$100,00, no Brasil , onde seria muito mais caro.

O prédio do Grand Théâtre foi construído em 1780, constituindo uma obra de arte do estilo clássico, coroado por estátuas de musas. Hoje em dia, o teatro é a casa da Ópera Nacional de Bordeaux.

Em frente ao teatro, fica o maravilhoso prédio do Grand Hotel  de Bordeaux.

Fomos visitar o museu de Belas Artes, que fica atrás da Mairie (prefeitura), com seus belos jardins. Neste dia ele estava fechado, e pudemos apenas conhecer seu lindo prédio por fora.

Depois de se deliciar com a cidade, seus restaurantes e vinhos, partimos para o Vale do Loire para visitar outra vinícola.