quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Bergamo, Lombardia, Itália.

Aproveitei a tarde de domingo na Itália, para rever a cidade antiga de Bergamo (http://www.youtube.com/watch?v=rvQxxk_MHzY), onde eu já tinha estado e tido uma excelente experiência anterior.

Bergamo fica na região da Lombardia Italiana .


A cidade se divide em duas partes: cidade alta (Sita Otta), onde fica o centro histórico, cercado por muralhas e cidade baixa (Sita Basa).

A cidade de Bergamo foi fundada por etruscos e lígures. Foi conquistada pelos romanos no século II AC, quando foi rebatizada de Bergomum. Com a queda do império romano, a cidade foi saqueada várias vezes, até a chegada dos lombardos, que lá instalaram um ducado. 

Pois bem, voltando então à cidade que já conhecia, apanhei bastante para chegar desta vez à sua parte alta, de carro. 
Através do GPS, fui seguindo um caminho, com ruas estreitas que mal davam para passar um carro. 
Acho que não é boa ideia ir até lá de carro, inclusive pela dificuldade que é estacionar na cidade alta. 
É preferível estacionar ali em baixo e pegar um funicular que nos leve pra cima.

Na primeira vez em que lá estive, peguei um bondinho que nos levou a um local no alto de um morro. Neste local havia um excelente restaurante, onde almoçamos uma deliciosa salada de camarões e uma ótima massa a bergamasca, acompanhadas de um vinho da região.

Através de uma das portas da cidade alta, pode-se atravessar as muralhas venezianas e se deslumbrar com a beleza da cidade.

Igrejas, museus, restaurantes e até noivos se casam em Bergamo, uma cidade que é um monumento à arte.

Lá passei pelo famoso Al Donizetti (degustazione vini formaggi & salumi) onde vi na vitrine, lindas tortas doces. Não resisti e provei uma fatia da Torta Della Nonna, que tinha pinolis e crema pasticciera. Uma experiência divina. (via Gombito 17).

Passei também pela Piazza Vecchia, onde os turistas assistem a shows de música ao vivo. Uma praça com prédios do tipo venezianos e uma bela fonte de 1780.

Na Piazza Duomo, está o Duomo construído entre os anos 400 e 600. Recentemente foram descobertas mais 2 catedrais: a catedral paleocristã e outra românica, em baixo do Duomo. 

Na mesma praça fica o magnífico battistério, construído em 1340, junto à basílica di Santa MariaMaggiore.

Pelas ruas da cidade, além de suas belezas, as pizzas com os seua mais diversos sabores, provocavam em mim, intensa fome.

Acabei então, indo almoçar na Caffeteria Corsasola. Decidir ali, qual prato deveria provar... foi uma tortura!!!  Escolhi o prato típico da cidade: cansoncelli alla bergamasca, que estava delicioso!

Na saída da cidade cercada, descobri a casa em que morou o compositor Donizetti. Lá comprei um disco muito interessante dele. 

Depois de curtir a cidade voltei ao Lago Iseo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Miolo chega na Argentina e desbrava seu quinto terroir

Grupo brasileiro adquire a Bodega Renacer, localizada em Luján de Cuyo - Mendoza, consolidando assim, sua internacionalização em uma das pri...