sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Cividale, Friuli, Itália

Durante nossa breve estadia em Udine, resolvemos conhecer melhor a região do Friuli e, selecionamos a cidade Cividale del Friuli para visitar.

Cividale fica no sopé das colinas do leste do Friuli, nas margens do rio Narisone, próxima à Eslovênia.

A cidade, no tempo dos romanos, foi chamada Forum Julii, por ter sido fundada por Júlio César.  Entre o sétimo e o oitavo século, ela foi chamada Civitas, Civitate de Forum Julii. No final do século VIII, recebeu o nome: Civitas vel Castrum Foroiulianum.

A cidade foi ponto importante durante a primeira e segunda grande guerra.

Um dos pontos mais bonitos da cidade é a ponte do Diabo, com vista panorâmica para o rio Narisone. Dizem que ela foi construída pelo diabo, em troca da alma do primeiro transeunte que por lá passasse. O lugar onde a ponte seria feita era uma região perigosa do rio para construções. Mas o diabo a fez e foi tapeado, pois o primeiro transeunte que a atravessou foi um cão. Por isto, o diabo teve que se satisfazer com a alma do cão.

O rio Narisone parece ser muito limpo e suas águas tem um tom esverdeado muito bonito até hoje.

Ao redor do rio existem lindas casinhas floridas que tem as encostas do rio, como seu quintal. Deve ser uma viagem fazer uma refeição neste ambiente.

A cidade de Cividale, como as cidades de toda Itália, tem várias igrejas. Isto inclui sua antiga catedral.

Quando estive lá procurei na hora do almoço, um lugar para provar a comida local. Encontramos um simpático e pequeno restaurante, que só tinha lugar no balcão. E foi lá que fiquei vendo o movimento.

Vimos passar um belo prato de prosciutto crudo San Danielle com pão e não conseguimos resistir. Pedimos o mesmo prato. Foi uma experiência maravilhosa, nunca provei um presunto tão fresco e delicado em toda minha vida! 

O presunto San Danielle é nomeado com denominação de origem protegida pela lei italiana. 

É preparado exclusivamente nesta comuna e deve ter um sabor adocicado, próprio para servir com pão, frutas e vinhos brancos aromáticos. 

Ao longo dos séculos, o prosciutto de San Daniele (http://www.youtube.com/watch?v=szDrXY2rnbY) tornou-se uma valiosa mercadoria na região de Veneza e, mais recentemente, com o aumento das exportações, este presunto passou a ser feito a partir de porcos de várias variedades criados nas 12 regiões autorizadas, para além da tradicional raça de porco-vermelho-friulano. 

A cura do San Daniele leva cerca de oito meses, num local bem ventilado pelas brisas do Adriático, as responsáveis pela cor e sabor deste presunto. 
A instituição responsável pelo produto é o Consorzio del Prosciutto di San Daniele.
Vale conferir!

Desde então passei a ficar fã deste produto, tanto que no aeroporto de Veneza, encontrei um pedaço à venda e o trouxe para degustar aqui no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...