terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Rovinj, norte da Croacia

De Piran, partimos para Rovinj, que é uma graça de cidade à beira mar, na península da Ístria, no mar Adriático. (https://www.youtube.com/watch?v=DjDKOFPBvUo).

A cidade, que já foi uma ilha, separada do continente por canais, que por sua vez foram aterrados, é hoje um resort popular e um porto de pesca ativo.

Chegando de carro na cidade, já encontramos a dificuldade de chegar no hotel que ficava no centro antigo.

Estacionei no centro e fui andando a pé, até chegar com as malas no hotel. Depois, descobrimos uma entrada perto do hotel, permitida apenas para descarregar malas.

O hotel Adriátic fica na rua: Trg Maršala Tita 5, HR - 52210 p. Budicin b.b (http://www.maistra.com/Adriatic_Rovinj) O valor para 2 dias, com café da manhã e taxas foi de US$ 273,00.

O hotel é muito bem localizado, bem central, com uma vista maravilhosa para a baia!
A dona quis nos agradar e nos deu um quarto no último andar, de canto, para nos surpreender com a vista magnífica. O problema era que não tinha elevador e tivemos que subir com as malas. 4 andares.

Mais tarde, passeamos pelo centro com suas ruas estreitas, mais parecendo um labirinto, onde encontramos um delicioso café.

Rodeamos a cidadela, que antes era uma ilha, apreciando os seus becos, o mar claro e os artesanatos da região.

Paramos para lanchar no restaurante Puntulina, onde pedimos uma salada com camarões e um prato de lulas. Pedimos também um aperitivo e um gostoso vinho de Malvazija. A conta ficou em 37 Euros.

No dia seguinte, saímos cedo para visitar a cidade de Pula e seu coliseu romano.

Voltamos no mesmo dia para Rovinj, onde, no bar do hotel comi uma baclavá (uma torta doce) com um delicioso vinho doce Muskadet.

Entre 1283 e 1797 Rovinj foi uma das cidades mais importantes da Istria, regida pela República de Veneza . Durante este período foram construídas três portas da cidade e Rovinj foi fortificada por duas fileiras de muralhas defensivas, restos do que ainda podem ser vistos hoje. Perto do cais de Rovinj pode-se encontrar uma das antigas portas da cidade, o Arco de Balbi , que data de 1680, e um relógio de torre do fim de Renascença.

Após a queda de Veneza em 1797 se seguiu a era napoleônica, Rovinj tornou-se parte do Império Austríaco, que durou até a Primeira Guerra Mundial . De acordo com o último censo da Áustria em 1911, 97,8% da população era de língua italiana. Em seguida, ele pertencia ao Reino da Itália 1.918 a 1.947, quando foi cedida para a Iugoslávia , como parte da Croácia . Durante o período pós-guerra, muitos habitantes italianos deixaram Rovinj, o que levou a alterações significativas na estrutura demográfica de Rovinj.

Após a independência da Croácia , em 1991, a cidade se tornou um dos mais importantes centros de Istria County. Rovinj é hoje a terceira cidade mais populosa da Ístria, atrás de Pula e Porec .

A principal atividade econômica é o turismo e, durante a alta temporada (maio-setembro), seus bares, restaurantes e galerias de arte trabalham longas horas.

A área mais movimentada é o próprio centro de Rovinj, estendendo-se da principal estação de ônibus para a parte antiga da cidade, onde a maioria dos bares e clubes estão localizados.

A principal rua central da cidade, Carrera Street, é de pedestre e tem muitas lojas e galerias de arte.

O Mercado está localizado na borda da parte histórica da cidade, próximo a Valdibora Square.

Rovinj é uma cidade encantadora e por vezes nos dá a sensação de estarmos na Grécia.

De Rovinj, partimos para Zadar.