sábado, 16 de maio de 2015

O Eataly de São Paulo

Da primeira vez que visitei o Eataly, em Nova York fiquei deslumbrado. Achei um lugar incrível, com bons produtos e comidas boas, perto de onde eu estava hospedado e com preços razoáveis!

A partir desta visita, fiquei com inveja dos felizes nova-iorquinos, que contavam com uma vasta variedade de bons produtos, vindos do país que mais aprecio, a Itália.

O Eataly de Nova York foi aberto em 2010.

Em 2015, em São Paulo, fui numa degustação no St Marchè e lá conversei com um dos sócios desta casa. Ele me contou que ainda em 2015, iriam abrir um Eataly no Itaim.

Fofocas a respeito deste assunto, já tinham mesmo chegado aos meus ouvidos.

Voltei à Nova York neste ano de 2015 e não podia deixar de ir ao Eataly, para pelo menos, tomar um delicioso cafezinho.

Aproveitei então esta visita, para curtir outros produtos italianos que adoro, tais como baba ao rum e mostarda de Cremona.

Desta vez em que estive lá, achei a loja um pouco pequena para o número de consumidores ávidos pelos seus produtos, que aumentou muito para os seus 4.600 m2 de instalações.

Finalmente, no dia 12/05, agora, fui convidado, junto com outras pessoas da imprensa, para a inauguração da loja brasileira.

O Eataly de São Paulo fica na av. Juscelino Kubitschek 1.489.

De saída, o prédio já impressiona, com seus 3 andares e 4.500 m2, com amplo espaço de ventilação no meio dos andares.

Ele tem a aparência bem maior do que o prédio de New York, graças a esta amplidão central.

O conceito Eataly foi criado em 2004 em Turim, depois de 3 anos de pesquisa e planejamento.


Desde o início, o Eataly criou e comprou ações de empresas de alimentos e bebidas e hoje tem ou é parceiro de 19 empresas.

A rede foi crescendo no mundo e hoje tem 29 lojas, sendo 15 na Itália, 9 no Japão, 2 nos Estados Unidos, 1 em Dubai, 1 em Istambul e agora 1 em São Paulo.

O conceito da loja brasileira é muito interessante, pois conta com setores específicos, com restaurantes ou lanchonetes ao lado de cada tipo de produto.

O prédio da Juscelino conta com 7 restaurantes temáticos e um com produtos em geral. Neste último chamado Brace Bar e Griglia, a idéia é a de que todos os produtos passem pela grelha.

Adorei ver a área de fabricação de mozzarella, cujo leite vem de duas fazendas, uma de búfalos e a outra de vaca. Misturar os dois leites dá mais firmeza ao produto.

Um dos conceitos dos restaurantes é fornecer os melhores produtos, a um preço honesto.

Pelos preços que me disseram que vão cobrar, concordei com esta premissa.

O sócio que nos guiou, nesta loja paulista, Bernardo disse que sua formação era na área financeira. Ele é uma pessoa que está sempre pensando na relação custo / benefício e teve que se adaptar, pois o lema no Eataly é trabalhar com amor e qualidade.

Os produtos da loja seguem o conceito de Slow Food, que faz parte do movimento sustentável.

Através de uma viagem pelo Brasil, foram selecionados produtores que se enquadravam no conceito, além de alguns fornecedores do St Marchè.

Durante minha visita, degustei produtos de cada uma das áreas.

Isto me deixou ainda mais ansioso para ver e consumir todos os produtos deste megaempreendimento.

Poder conhecer, passear e consumir as delícias do Eataly me fez viajar à Itália, país adorável e, ao meu ver, que tem a melhor comida do mundo!

Desta forma, concluo que o objetivo deste empreendimento deve estar sendo cumprido, o de trazer para cá, um pouco da magnífica cultura gastronômica daquela região!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...