quinta-feira, 16 de junho de 2016

Encontro WORLD WINE Experience ITÁLIA

A a importadora World Wine promoveu mais um encontro em 2016, desta vez reunindo vários de seus vinhos importados da Itália, junto com os seus produtores.

Neste ano o que ocorreu foi uma verdadeira orgia vinícola, com produtos das regiões mais importantes da Itália e com os melhores vinhos de cada vinícola!

Os vinhos brancos de grande diversidade promoveram experiências únicas. Provamos desde o doce Moscato d’Asti, da Icardi, Friuliano, até os sicilianos da Donnafugata.

Os vinhos estavam dispostos em mesas organizadas conforme a geografia da Itália, do norte para o sul.

O Piemonte estava bem representado pelos produtores: Icardi, Bruno Rocca, Paolo Scavino, Gianni Gargaliarndo e Travaglini. De todos estes, o Barbaresco Rabajá DOCG 2008 é o que melhor estava no ponto de ser degustado. Os Barolos estavam muito bons. Gostaria de prová-los, no entanto, com mais tempo de guarda e com passagem por decanter.

Indo para a direita da bota, a Lombardia nos brindou com excelentes Franciacortas, que são espumantes feitos pelo método tradicional.

Do Trentino a Foradori, os produtores trouxeram a interessante e pouca conhecida a cepa Teroldengo.

O Vêneto esteve presente com seus proseccos da Mionetto. Zenato, por sua vez, apresentou a sua grande gama de vinhos, desde o Bardino até seu Amarone della Valpolicella Classico Riserva Sergio Zenato DOC 2011. Este último era um vinho deslumbrante, um dos melhores do evento!

Do lado direito da bota, junto à Eslovênia, o Friuli esteve com seus vinhos branco e tintos, através dos produtores Terre di Chiara (esposa do produtor) e Schiopetto, este com grandes vinhos brancos. O Mario Schiopetto Bianco IGT talvez tenha sido o melhor branco do evento!

Descendo para a Toscana, tivemos os produtores Siro Pacenti, Poggiotondo Fatorai La Massa, Castello Banfi e Tenuta Sette Ponti. Os vinhos da Siro Pacenti estavam ainda muito fechados e pudemos apenas imaginar como ficará depois de uma longa guarda. Para mim, o Giorgio Primo IGT 2008 foi o melhor vinho do evento, com seu corte francês (50% Merlot, 45% Cabernet Sauvignon e 5% Petit Verdot). O Castelo Banfi trouxe seu bom supertoscano Aska, e seus belos Brunellos. A Tenuta Sette Ponti serviu os deliciosos Oreno e Orma!

Da Umbria, vieram os vinhos de Arnaldo Caprai, inclusive o Sagranino di Montefalco 25 Anni DOCG 2008, este Sagrantino foi uma grata surpresa! Seu branco e o Montefalco Rosso DOC 2010 estavam prontos para serem provados.

Indo para o calcanhar da bota, a Vini Farnese apresentou vinhos do Abruzzo e Puglia e serviu o Edizione Cinque Autoctoni 12, de 2010, que representou bem a região e suas cepas.

A Campania também foi bem representada pelo Feudi Di San Gregorio, com as uvas da região, principalmente no vinho Taurasi DOCG 2008.

Finalmente chegamos à Sicília, com os bons vinhos da Donnafugata e o Passito di Panteleria, Ben Rye DOC, que fechou a noite maravilhosamente bem!

A World Wine também nos presenteou com um delicioso buffet que incluía os deliciosos antipastos da La Pastina, importadora do mesmo proprietário da World Wine.

Agradeço a World Wine e a Suporte Comunicação pelo convite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...