Depois de conhecermos Heidelberg, partimos para a principal cidade da rota romântica da Alemanha, Rothenburg ob der Tauber, que foi fundada em 1170.
Rothenburg está localizada na Baviera, na parte norte da famosa Rota Romântica da Alemanha. Como a maioria das cidades alemãs, foi bastante destruída durante a Guerra dos Trinta Anos, entre 1618 e 1648.
Construída na parte alta do vale do rio Tauber, Rothenburg já foi inspiração e cenário de filmes, como por exemplo: Pinóquio. Walt Disney se inspirou na cidade para criar a vila de Gepeto. Em Harry Potter e as Relíquias da Morte, Rothenburg também serviu de cenário para algumas cenas.
A encantadora Rothenburg tem o dom de nos tirar do mundo em que vivemos e fazer com que nos sintamos numa terra de conto de fadas, com fortalezas, palácios, museus e ruelas da Idade Média. Quando estamos na cidade, temos a sensação de que, a qualquer momento, aparecerá um cavaleiro com armadura, montado em seu cavalo, entrando por um dos portões da cidade.
Rothenburg é considerada a mais charmosa de todas as cidades da Rota Romântica e a quintessência do barroco alemão.
Como toda cidade turística, Rothenburg tem muitos turistas, por isto é bom passar a noite lá para apreciar a cidade após a partida das excursões.
As ruas são estreitas, de paralelepípedos, com pequenas casas de enxaimel com sacadas com flores das mais variadas cores, igrejas, fontes e edifícios antigos dominam a imagem romântica e medieval da cidade. Algumas ruas são tão estreitas que não dá para passar de carro.
O principal portão da cidade, por onde é possível entrar de caro é embaixo da torre Rödertum, onde é possível subir, para apreciar a vista.
A praça principal da cidade é a Marktplatz, onde fica a Rathaus (prefeitura) e a Câmara Municipal.
Uma das maiores atrações da cidade fica na Câmara Municipal e é um relógio astronômico. Todos os dias, às 11h, 15h, 20h e 22h, saem das suas janelas laterais, o dorso de 2 bonecos, contando a história do Meistertrunk. Esta é a história de uma aposta de bebidas que poupou a cidade da destruição durante a Guerra dos Trinta Anos. Dizem que, em 1631, a cidade foi tomada pelo General Tilly e o prefeito Nusch ofertou um cântaro de 3,25 litros de vinho para que ele não saqueasse a cidade. O general desafiou o prefeito a tomar todo este vinho de uma só vez. Assim ele fez, protegendo seu patrimônio.
Próxima à esta praça, fica a rua Herrngasse, onde encontramos a loja de artigos natalinos Käthe Wohlfahrt, com os mais refinados e caros artigos de natal.
A cidade é cercada por uma muralha de 3 km de comprimento, com muitas torres. Podemos passear sobre esta muralha. Rothenburg é considerada a cidade medieval mais bem preservada da Alemanha. É mesmo um encanto!
Ao contornar o muro, chegamos no Burggarten, onde tem belo jardim, cheio de flores, gramado, perfeito para um picnic no final do dia, com uma lida vista do vale do rio Tauber. Lá havia um senhor tocando músicas alemãs em seu acordeon. Muito bonito!
Outro ponto turístico é aa elegante bifurcação da rua Plönlein, onde existem várias lojas que vendem o "Rothenburger Schneeballen". Um doce frito, com açúcar com canela, ou cobertura de vários outros tipos como: chocolate, nozes, açúcar de confeiteiro...
Andando por Rothenburg, encontramos várias lojas, hotéis, farmácias, cuja fachada exibem letreiros de ferro forjado, onde, além do nome da loja, podemos ver representado, o ofício do proprietário ou o que comprar ali, ou mesmo o nome da família que habita a casa.
Em Rothenburg, ficamos hospedados bem no centro da cidade, em um excelente hotel: EISENHUT Herrngasse 3-5/7 Fone: (00XX49) 0 98617050. O hotel era do maior bom gosto, com quadros pelos corredores, ambiente acolhedor e refinado e um serviço primoroso. Vale muito à pena!
De tarde, passeamos pela cidade e tomamos um lanche, no lugar do almoço, com apfelstrudel e icewine para acompanhar.
Já o jantar foi no restaurante do próprio hotel. Começamos com um delicioso espumante alemão, couvert de pãezinhos, manteiga e uma pasta deliciosamente bem temperada. Na nossa mesa tinha um pratinho com a reserva em nosso nome.
O nosso jantar foi composto de sopa de abóbora, como entrada. Depois como prato principal pedimos filet com risoto de trufas e carne de porco com ameixas, figos e molho vermelho. Este último prato delicioso!
Para acompanhar pedimos o vinho Veingut Sloss Sommerhausen Spatbunrgunder (pinot noir) que caiu muito bem com os pratos.
A sobremesa foi muito boa também e podemos dizer que esta foi uma das nossas melhores refeições desta viagem.
Deslumbrados com a cidade de Rothenburg, partimos no dia seguinte para passearmos pela rota romântica.
Aproveitem as experiências que venho vivendo, enquanto procuro conhecer melhor o mundo dos vinhos. Também vou falar da gastronomia e de viagens pelo mundo, incluindo as principais regiões produtoras de vinho. Saúde! E boa leitura!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Miolo chega na Argentina e desbrava seu quinto terroir
Grupo brasileiro adquire a Bodega Renacer, localizada em Luján de Cuyo - Mendoza, consolidando assim, sua internacionalização em uma das pri...
-
Com 10 anos, espumante que ficou submerso no mar da França chega ao mercado Objeto de desejo de colecionadores, rótulo traz luxo e exclusiv...
-
Graças à indicação de um amigo, fui conhecer em São Paulo, o restaurante MYK (abreviação de Mykonos), que fica na rua Peixoto Gomide 1972 (...
-
As experiências da Miolo em três terroirs brasileiros Do Vale dos Vinhedos, passando pela Campanha Gaúcha, até chegar ao Vale do São Francis...
Nenhum comentário:
Postar um comentário