segunda-feira, 22 de maio de 2017

Os bons Vinhos do Tejo 2017

Os vinhos de Portugal sempre fazem a alegria das nossas vidas e por isto os vinhos do Tejo são parte desta festa!

Muitos produtores de vinho, desta região, se associaram à Comissão Vitivinícola Regional do Tejo, que por sua vez, fornece a certificação, o controle e divulgação destes vinhos.

O primeiro evento aqui no Brasil, do qual participei, aconteceu em 2010 e, até hoje venho acompanhando estes eventos.

O último evento dos vinhos do Tejo ocorreu neste março de 2017 e foi realizado no Clube Paulistano, contando com 10 produtores, que ofereceram cerca de 100 vinhos brancos, rosés e tintos.

As castas usadas nesta região são as tintas: Touriga Nacional, Trincadeira Castelão, Aragonez, Cabernet Sauvignon e Syrah. E as brancas: Fernão Pires, Arinto, Alvarino, Chardonnay e Sauvignon Blanc.

Os produtores presentes neste evento foram: Adega Cartaxo, Agro Batoreu, Casal Branco, Casal da Coelheira, Casal do Conde, Enoport, Fiuza, Quinta da Alorna, Quinta do Casal Monteiro e Quinta da Ribeirinha.

Tivemos também uma Master Class direcionada para a imprensa especializada, onde foi apresentada a diversidade dos vinhos do Tejo, em uma palestra de Diego Arrebola.

Quanto aos vinhos do evento:


-Fiuza apresentou um espumante bem agradável, o único que participou do encontro.

-Dos brancos, o que mais me agradou foi: O Quinta da Alorna Reserva 2015, das cepas: Arinto e Chardonnay e o Grande Reserva Branco, ambos importados pela Adega Alentejana.

-Os melhores tintos foram da Quinta da Alorna: Reserva Tinto 2010, das cepas: Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon, além do excelente Grande Reserva Tinto.

-Outro bom tinto que pudemos provar foi o Bridão Private Collection, importado pela Malbec do Brasil.

Os produtores desta realização foram muito cordiais e representaram bem a gentileza de seu povo português, encantando os brasileiros!

Agradeço a Santanita e Winesense pelo belo evento e pelo cordial convite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Avaliação Nacional de Vinhos faz história e mostra a força do vinho brasileiro em novas regiões produtoras

Três das 16 amostras mais representativas são de vinícolas fora do Rio Grande do Sul, na maior edição na história do evento marcada pela div...