segunda-feira, 22 de maio de 2017

Os bons Vinhos do Tejo 2017

Os vinhos de Portugal sempre fazem a alegria das nossas vidas e por isto os vinhos do Tejo são parte desta festa!

Muitos produtores de vinho, desta região, se associaram à Comissão Vitivinícola Regional do Tejo, que por sua vez, fornece a certificação, o controle e divulgação destes vinhos.

O primeiro evento aqui no Brasil, do qual participei, aconteceu em 2010 e, até hoje venho acompanhando estes eventos.

O último evento dos vinhos do Tejo ocorreu neste março de 2017 e foi realizado no Clube Paulistano, contando com 10 produtores, que ofereceram cerca de 100 vinhos brancos, rosés e tintos.

As castas usadas nesta região são as tintas: Touriga Nacional, Trincadeira Castelão, Aragonez, Cabernet Sauvignon e Syrah. E as brancas: Fernão Pires, Arinto, Alvarino, Chardonnay e Sauvignon Blanc.

Os produtores presentes neste evento foram: Adega Cartaxo, Agro Batoreu, Casal Branco, Casal da Coelheira, Casal do Conde, Enoport, Fiuza, Quinta da Alorna, Quinta do Casal Monteiro e Quinta da Ribeirinha.

Tivemos também uma Master Class direcionada para a imprensa especializada, onde foi apresentada a diversidade dos vinhos do Tejo, em uma palestra de Diego Arrebola.

Quanto aos vinhos do evento:


-Fiuza apresentou um espumante bem agradável, o único que participou do encontro.

-Dos brancos, o que mais me agradou foi: O Quinta da Alorna Reserva 2015, das cepas: Arinto e Chardonnay e o Grande Reserva Branco, ambos importados pela Adega Alentejana.

-Os melhores tintos foram da Quinta da Alorna: Reserva Tinto 2010, das cepas: Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon, além do excelente Grande Reserva Tinto.

-Outro bom tinto que pudemos provar foi o Bridão Private Collection, importado pela Malbec do Brasil.

Os produtores desta realização foram muito cordiais e representaram bem a gentileza de seu povo português, encantando os brasileiros!

Agradeço a Santanita e Winesense pelo belo evento e pelo cordial convite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...