terça-feira, 30 de maio de 2017

Torna Surriento

Depois da agradável visita à Cantina Benvenuto, fizemos uma longa viagem de 400 km até Sorrento, que é uma cidade da Campania (https://www.youtube.com/watch?v=klwT16LWpK0).

Desde que estivemos lá da última vez, em 1997, a cidade de Sorrento cresceu muito, se sofisticou e ficou mais cara. Também a encontramos repleta de turistas de todo o mundo, ainda que não tivesse perdido o seu charme! Vale sim a pena voltar lá, como diz a música “Torna Surriento”!

A cidade é famosa pelo seu Limoncelllo, que é um delicioso e forte licor, feito com a casca do limão siciliano. Vemos este licor por toda a cidade.

Praticamente não existe praia em Sorrento e as pessoas ali ficam em piers, que oferecem cadeiras e guarda sois, de onde podem apreciar a vista ou descer para o mar.

A beira do penhasco central que dá para o mar, existe um magnífico hotel, o “La Sirene”, com inigualáveis vistas!

O restaurante deste hotel, o “La Pergola” oferece uma carta com deliciosos pratos, que infelizmente não provamos.

Ficamos hospedados no Art Hotel Gran Paradiso – http://arthotelgranparadiso.com/pt/ apto duplo standard, com taxas e café da manhã, pelo período de 3 dias, por cerca de E$ 609,00. O hotel, difícil de chegar, fica no alto de um morro, mas oferece um bom serviço de transporte local e uma linda vista da baia de Nápoles e do vulcão Vesuvio.

A nossa chegada e entrada na cidade foi traumática! Estávamos sob forte chuva, num trânsito terrível, por ruelas estreitas e penhascos.

Chegando ao hotel, no entanto, já ficamos deslumbrados com a paisagem e o magnífico pôr do sol, com direito a vistas deslumbrantes para o vulcão Vesuvio, que, por sua vez, destruiu Pompéia, Herculano e o que havia na bahia de Nápoles.

Rapidamente pegamos o transfer para o centro, para visitar e procurar um dos diversos restaurantes para jantar.

Por indicação do recepcionista, fomos conhecer o divino L’Antica Tratoria (3 estrelas do Michelin).

Este restaurante encantador fica no Centrinho de Sorrento e é muito fácil de chegar.

Começamos nosso jantar com um prosecco, acompanhado de uma mousse de queijo, com tomate e pêsto.

Em seguida, pedimos um ravioli com ricota, queijo defumado e pomodorinhos doces (tomatinhos).

Pedimos também um tagliolini al limone, camarões e caviar, servidos sobre as metades de um limão siciliano gigantesco!

O restaurante, com uma decoração de muito bom gosto, conta com um serviço perfeito e os seus pratos são divinos!

No dia seguinte, pegamos um barco para conhecer Nápolis. A travessia até lá leva por volta de uma hora e é disponível a cada hora.

Nos dias posteriores conhecemos também a ilha de Capri.

Sorrento é uma cidade próxima a muitas atrações turísticas! Desta forma saímos durante o dia e voltávamos sempre a tempo de jantar na encantadora cidade!

Jantamos também no Lanterna, onde comemos:

Pasta fresca del Taglieri (lasanha de berinjela à parmigiana).

Tagliolini com aspargos e Camarão com molho cremoso de grana padano.

Para acompanhar, pedi o delicioso vinho Jungano 2014, da cepa Aglianico, da mesma região, Campania.

O jantar no Lanterna também foi muito bom e assim nos despedimos com louvor de Sorrento!

Partimos no outro dia para a Toscana, parando pela Campania, para conhecer a vinícola de Mastroberardino.