segunda-feira, 26 de junho de 2017

Wine day da importadora Qualimpor

Pela primeira vez, participei do Wine Day da Qualimpor, no Museu da Casa Brasileira, onde foi oferecida uma grande degustação dos produtos do portfólio da importadora: vinhos e azeites do Esporão, vinhos da Quinta do Crasto e da Quinta dos Murças, vinhos orgânicos da Quinta do Ameal, vinhos do Porto Taylor´s e cavas Freixenet.


O evento foi destinado a enófilos, profissionais do segmento e imprensa e contou com a presença de João Roquette - diretor da Qualimpor; do enólogo do Esporão - David Baverstock; de Tomás Roquette - produtor do Crasto; do diretor da Quinta de Murças - Nuno Cabral; do produtor da Quinta do Ameal -Pedro Araújo; do diretor da Taylor´s- Fernando Seixas e do diretor da Freixenet no Brasil-Fabiano Ruiz.

Os vinhos que me chamaram a atenção neste evento foram:

Os vinhos da Quinta das Murças, cuja vinícola fica no Douro e pertence à Esporão. Pude degustar uma boa gama de vinhos, desde os agradáveis Margem e Minas, até o excepcional VV47, que por sua vez foi elaborado com uvas de parreiras plantadas em 1947, ano em que nasci.

As novas safras dos conhecidos Esporão Reserva e do Monte Velho Tinto 2015, surpreendentes!

Os Portos Taylor´s Edição Especial 325 anos e Taylor´s Single Harvest 1967, que estavam maravilhosos.

Bico Amarelo da Quinta do Ameal, uma  novidade no portfólio da importadora,  produzido na região norte de Portugal.

As novas safras do Crasto Superior e do Crasto Syrah que continuam muito boas

As cavas Freixenets, que são produzidas pela maior produtora de espumantes. Entre elas a Ice Rosé, que é feita para beber com pedras de gêlo.

Os produtores que estiveram presentes neste evento foram:

Herdade do Esporão, Alentejo
Quinta do Crasto, Douro
Quinta das Murças, Douro
Taylor’s, Douro
Quinta do Ameal, Vale de Cima
Freixenet, Cava

Este evento foi muito interessante, pois apresentou a gama completa dos vinhos da Qualimpor, vinhos estes excelentes e que eu conhecia apenas parcialmente.

Neste evento foram servidas também comidinhas feitas pela chef Morena Leite, dona do Capim Santo, que estavam deliciosas.

Por me interessar muito pelos vinhos da Qualimpor, resolvi pesquisar um pouco sobre ela e tirar algumas dúvidas que surgiram com o seu proprietário.
A Qualimpor foi criada em 1995 pelo português João Roquette, para importar e distribuir os vinhos e azeites da Herdade do Esporão, vinícola de seu irmão, localizada na região do Alentejo. Posteriormente, em 2002, João Roquette passou a importar também os vinhos da Quinta do Crasto, na região do Douro, pertencente ao outro irmão de Roquette. No início de 2011 foi lançada a Quinta dos Murças, a nova vinícola do grupo Esporão localizada no Douro. Entre 2012 e 2014 passou a importar os produtos da gigante espanhola Freixenet e os vinhos do Porto da conhecida Taylor´s. Em 2015, incorpora em seu portfólio os vinhos da Quinta do Ameal.

Importadora exclusiva de todas essas marcas, a Qualimpor distribui e comercializa os produtos por meio de equipe própria e de mais de 20 representantes nos estados brasileiros, atingindo assim todo o território nacional. Seus produtos são encontrados nas principais redes de supermercados, lojas especializadas, empórios, restaurantes e bares.


Entrevista

1) Como a Qualimpor, diante da crise atual, consegue fazer eventos desta amplitude, enquanto os concorrentes estão reduzindo estes eventos?

Primeiramente, apesar de um cenário ainda ruim na política brasileira, comparado com o ano passado, economicamente o ano está melhor e consequentemente gerando maior otimismo em nosso segmento.
No nosso caso, contamos também com o suporte das marcas e portanto, continuamos num caminho constante de construção das marcas e, de suporte e relacionamento com o mercado. Consideramos que em épocas de crise, os investimentos devem ser mantidos ou até alavancados, pois devemos aproveitar as novas oportunidades.


2 ) A crise não afetou muito a importadora?

Afetou ao mercado todo. Consumidores retraíram o consumo, migraram de marcas e faixas de preço, mas não deixaram de consumir o vinho, o que é muito bom. Tivemos que repensar estratégias, fazer alguns esforços e conseguimos obter resultados positivos no ano passado. Nesse primeiro semestre de 2017 o mercado recuperou folego e o resultado acumulado está mais alto que o do mesmo período de 2016. Acreditamos que devemos continuar com as estratégias de longo prazo, fazendo ajustes, mas sem “congelar” diante dos fatos.


3) Qual é o maior mercado da importadora? Restaurantes? Empórios? Supermercados? Quanto corresponde (%) a cada setor.

Estamos presentes em todos estes setores, cada um com sua importância e perfil. Claramente temos os supermercados como clientes únicos resultando maiores volumes, mas empórios, restaurantes e outros mantêm seus volumes ano a ano. Como estamos muito bem distribuídos pelo Brasil e em outros canais como hotéis, catering, conveniência, mini mercado, padarias, hortifrúti que virou supermercado, empório com restaurante, etc, seria injusto ou impreciso falar em percentuais. Diria que hiper + super (sem empórios) detêm aproximadamente 30% do volume de vendas.

----------------------------------------------------------------------

Agradeço à Tema Assessoria de Comunicação pela oportunidade de conhecer melhor os produtos da Qualimpor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...