sexta-feira, 3 de novembro de 2017

A aventura de entrar em Roma de carro

A minha viagem de 2016 terminou em Roma, a meu ver, a cidade mais linda do mundo! Não é fácil escrever sobre esta cidade, no entanto, vou ousar!

Vou dividir minha descrição desta experiência em artigos, para não me alongar muito.

A cidade que é a capital da Itália fica na região do Lazio e é a única cidade do mundo que tem, em seu interior, um país inteiro, o enclave do Vaticano.

Roma é uma das cidades mais importantes da história da humanidade, exercendo uma influência sem igual no desenvolvimento da história e da cultura dos europeus, durante milênios e na construção da Civilização Ocidental.

Sua história abrange mais de dois mil e quinhentos anos, desde a sua fundação lendária em 753 A.C. Roma é uma das mais antigas cidades continuamente ocupadas na Europa e é conhecida como "A Cidade Eterna", uma ideia expressa por poetas escritores da Roma Antiga. No mundo antigo, foi sucessivamente a capital do Reino de Roma, da República Romana e do Império Romano e é considerada um dos berços da civilização ocidental. Desde o século I, a cidade é a sede do papado e no século VIII a cidade tornou-se a capital dos Estados Pontifícios, que duraram até 1870. Em 1871, Roma se tornou a capital do Reino da Itália e em 1946 da República Italiana.

Após a Idade Média, Roma foi governada pelos papas Alexandre VI e Leão X, que transformaram a cidade em um dos principais centros do Renascimento italiano, juntamente com Florença. A versão atual da Basílica de São Pedro foi construída e a Capela Sistina foi pintada por Michelangelo. Artistas famosos e arquitetos, como Bramante, Bernini e Rafael, residiram por algum tempo em Roma, contribuindo para a sua arquitetura renascentista e barroca.

Desta segunda vez em que estive em Roma, no caminho, resolvi parar numa cidade chamada Bagnoregio, que fica em cima de um morro que vem se desmanchando com as chuvas.

Descobri que para chegar lá em Bagnoregio, você tem que estacionar longe e é necessário um longo deslocamento à pé, até a cidade. Como já conheci várias cidades italianas fortificadas, fiquei satisfeito com a vista de longe mesmo, pois estava com hora marcada para chegar em Roma e não daria tempo. Apenas tirei fotos e depois segui para Roma.

Entrei em Roma de carro, uma temeridade, pois os italianos, por incrível que pareça, são mais mal educados na direção, do que os brasileiros. Eles mesmos mostraram numa enquete que tem esta opinião. Não respeitam os limites de velocidade e param os carros de qualquer jeito, simplesmente os abandonam. Além disto, existem inúmeras ruas em Roma com tráfego vetado aos motoristas de fora.


Meus créditos do chip do celular infelizmente acabaram bem na entrada desta cidade e eu fui procurando um local da Europcar para deixar o carro.

Finalmente, achei uma agência do lado da estação central de trem e fiquei rodando bastante em volta, até encontrar um estacionamento lotado, num prédio, onde a maioria das locadoras fica. Posteriormente, descobri que recebi uma multa por entrar numa rua proibida. Finalmente deixei o carro e peguei um taxi com as malas em direção ao apartamento que eu tinha alugado.

O apartamento, do qual já falei noutro artigo, era muito amplo e a recepção da proprietária foi calorosa! Ela inclusive se ofereceu para nos ajudar a dar orientação sobre a cidade.

A partir daí, tudo correu às mil maravilhas e curtimos muito Roma, tanto pelas suas belezas, museus e gastronomia.

Como um de nossos desejos era o de visitar o museu da Vila Borghese, compramos o Roma pass, que dá descontos em alguns museus e dá direito a utilizar o sistema de transporte gratuitamente, por 4 dias. Foi ótimo!

É bom lembrar que o sistema de transporte de Roma é muito complicado. Não existe um mapa que nos oriente e o metrô tem um alcance bem limitado.

No próximo artigo contarei as delícias da estadia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os vinhos deliciosos da Península de Setúbal, Portugal

A comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRSP) promoveu um encontro em São Paulo, em junho de 2019, para apresentar os vin...