terça-feira, 14 de novembro de 2017

Capela no sul da Toscana, Cappella della Madonna di Vitaleleta

Numa de nossas viagens pela Toscana, fiquei no Val D’Orcia, e passeando por lá, vimos de longe, uma linda capela. Logo pensei, que quando voltasse à Toscana por mais tempo iria visitá-la.

Estive almoçando na casa de um amigo, em São Paulo, e admirei sua pintura sobre uma capelinha da Toscana e reconheci logo a nossa visão.


Obcecado pela idéia de ver de perto a capelinha, procurei na internet e descobri que ela é a "Cappella della Madonna die Vitaleleta".

Procurei orientação para  como chegar lá, mas as explicações não era muito clara. De qualquer forma não desisti da idéia. A capela fica entre Pienza, a cidade e San Quirico d’ Orcia fica a área rural de Vitaleta, ,na província de Siena.


Na minha viagem pela Toscana de 2016 resolvi ver de perto a capela. Coloamos os dados no GPS e lá fomos. Passamos por estradinhas de terra e cheguamos num local com cerca. Deixei o carro estacionado e partimos à pé na empreitada. Encontramos outros turistas perdidos na região e fomos até perto da capela, sempre com medo de estar invadindo uma propriedade.

Finalmente chegamos no local, mas a capela estava fechada. No local havia uma outra construção, sem uma alma viva. A igreja, de propriedade privada.


Aí descobrimos que ela é uma capela graciosa, bem simples e bucólica, tendo uma vista mais bonita de longe que de perto.

A capela hospedou uma estátua representando a Madonna (Virgem) e realizada, na época do renascimento, pelo artista Andrea della Robbia.


Os primeiros registros da existência da Capela datam de 1590 e calcula-se que tenha sido construída no final da Renascença e é protegida pela UNESCO.

A região do Val’Orcia é uma das paisagens rurais mais bonitas da Itália. A Unesco classificou o famoso Parco Naturale, Artistico e Culturale della Val d’Orcia como patrimônio mundial da humanidade.

Depois da visita fomos conhecer as cidades de Pienza e Montepulciano, com a certeza de termos cumprido o objetivo.

Obs: Adicionei algumas fotos que meu amigo Carlos Suaide tirou da capela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...