Estive almoçando na casa de um amigo, em São Paulo, e admirei sua pintura sobre uma capelinha da Toscana e reconheci logo a nossa visão.
Obcecado pela idéia de ver de perto a capelinha, procurei na internet e descobri que ela é a "Cappella della Madonna die Vitaleleta".
Procurei orientação para como chegar lá, mas as explicações não era muito clara. De qualquer forma não desisti da idéia. A capela fica entre Pienza, a cidade e San Quirico d’ Orcia fica a área rural de Vitaleta, ,na província de Siena.
Na minha viagem pela Toscana de 2016 resolvi ver de perto a capela. Coloamos os dados no GPS e lá fomos. Passamos por estradinhas de terra e cheguamos num local com cerca. Deixei o carro estacionado e partimos à pé na empreitada. Encontramos outros turistas perdidos na região e fomos até perto da capela, sempre com medo de estar invadindo uma propriedade.
Finalmente chegamos no local, mas a capela estava fechada. No local havia uma outra construção, sem uma alma viva. A igreja, de propriedade privada.
Aí descobrimos que ela é uma capela graciosa, bem simples e bucólica, tendo uma vista mais bonita de longe que de perto.
A capela hospedou uma estátua representando a Madonna (Virgem) e realizada, na época do renascimento, pelo artista Andrea della Robbia.
Os primeiros registros da existência da Capela datam de 1590 e calcula-se que tenha sido construída no final da Renascença e é protegida pela UNESCO.
A região do Val’Orcia é uma das paisagens rurais mais bonitas da Itália. A Unesco classificou o famoso Parco Naturale, Artistico e Culturale della Val d’Orcia como patrimônio mundial da humanidade.
Depois da visita fomos conhecer as cidades de Pienza e Montepulciano, com a certeza de termos cumprido o objetivo.
Obs: Adicionei algumas fotos que meu amigo Carlos Suaide tirou da capela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário