segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Além de maravilhosa, Roma é um paraiso da gastronomia

Roma é uma perdição total em termos de culinária: restaurantes, lojas, sorveterias, mercados, cafés e lanchonetes ! Tudo isto faz o prazer do glutão.

No período que lá estive, em 2016, aproveitei tudo o que eu tinha direito, inclusive o direito de comprar comidas deliciosas e vinhos para curtir no nosso apartamento.

Aqui relato algumas das minha experiências, a maioria delas bem sucedida em lugares visitados por indicação de amigos experts no ramo.

Um dos restaurantes indicados em Roma, foi o pomposo Pipperno, na Juderia, onde fomos provar um prato tradicional daquela região: o Carciofo a la Judia. É uma alcachofra imersa algumas vezes em óleo fervente, uma delícia! (euros 15).

Neste mesmo restaurante, as entradas eram muito chamativas. Escolhemos prová-las ao invés de comermos o prato principal. Experimentamos o Tortino di Bacallà (bacalhau) e carciofi e patate, que estavam também muito bons (euros 13).

Repetimos uma iguaria que não existe no Brasil: o Juliene de Zucchine Fritte in Pastella (flor de aboborinha recheada com anchova e queijo empanada), outra delícia (euros 9).

Para acompanhar tudo isso, foi sugerido um vinho das Dolomitas: Omnes Dier branco, que casou bem com os pratos. Como este é um vinho do norte da Itália, próximo à Áustria, o rótulo estava escrito em alemão.

Neste restaurante, que fica próximo ao Vaticano, vimos uma cena inusitada: encontramos alguns padres, de batina, que estavam comendo e bebendo tudo que tinham direito. Parece mesmo que esta profissão tem suas vantagens.

Outra indicação de restaurante, em Roma, que tivemos, foi o Tulio, que fica perto do Palazzo Barberini (via San Nicola da Tolentino, 26), gerenciado pela família desde1950.

Logo que chegamos no Tulio, pedimos como entrada , a carciofi alla romana (alcachofra frita ).

O outro prato pedido foi uma massa al ragu bolognese

Apreciamos também o Tagliolini Gamberi e Pecorino (massa com camarão e queijo de leite de ovelha).

Para acompanhar estes pratos, pedimos o vinho Amarone Tommasi 2012, que caiu como uma luva.

Ao final da refeição, junto com o café ainda serviram cantucci, que é um delicioso biscoito com amêndoas, que combina muito bem com vinho santo.

Do outro lado do rio, com relação ao centro de Roma, existe o Trastévere, que é uma região boêmia da cidade, cheia de restaurantes alegres. Infelizmente, quando passamos por lá, já tínhamos almoçado.

A comida é mesmo uma paixão dos italianos!

Voltando do Trastevere, pelo centro histórico, encontramos um lugar charmoso para comer, onde pedi um divino melão com presunto cru. Lá conheci a garçonete Natalia, que já morou no Brasil e que está fazendo curso de Someliere.

Estivemos também no Due Ladroni, um excelente restaurante, que mereceu um artigo meu , já postado no meu blog.

Procuramos ao chegar em Roma, um restaurante que já conhecíamos: o Aldo Moro. Porém seu menu tinha mudado muito e nos pareceu muito turístico. Jantamos então em outro lugar, no restaurante Le Grotte, que ficava perto do nosso hotel e da piazza Di Spagna.

Outro lugar do qual já falei num post foi a Gelateria del Teatro, onde se pode ver o sorvete sendo preparado com produtos naturais.

Outro ponto interessante, um dos centros gastronômicos da Itália, é o Eataly, com seus deliciosos e diversos produtos italianos!

O Eataly maior fica longe do centro da cidade e é preciso pegar um metrô para chegar lá. Aproveitamos o passeio e almoçamos uma pizza muito boa!

A proprietária do apartamento que alugamos , também nos levou a conhecer um local gastronômico charmoso, o café Atelier, que fica na Piazza de Espagna. Neste local ficava o atelier de Bernini e é por isso que ali existem diversas cópias das esculturas deste artista e seus instrumentos de trabalho. Pode-se tomar um café ou um lanche e até mesmo fazer uma refeição neste atelier, com o sentimento de ter feito uma viagem no tempo e nas artes.

Enfim, depois de um mês de viagem pela Itália, voltei para o Brasil, precisando fazer um SPA para ficar em forma de novo, depois de tantas comilanças!

Ainda hoje me recordo dos divinos pratos e vinhos que apreciei  e curti pela viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...