sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Roma e suas praças maravilhosas

Roma é famosa por muitas coisas e também por suas praças com fontes de águas translúcidas e esculturas de grandes mestres. O único problema é que as principais praças vivem lotadas de turistas e temos que chegar cedo para conseguir uma foto sem burburinhos.


A Piazza de Spagna é uma destas praças maravilhosas. Ela fica em Trinità dei Montietem uma bela escadariaque fica toda florida na primavera. Ela deve o seu nome ao palácio espanhol, sede da embaixada da Espanha.


Nesta praça estáa fonte Barcaccia, que é espetacular! Ela remonta o período barroco e foi feita por Gian Lorenzo Bernini.


Outro lugar esplêndido é a Fontana di Trevi, magnífica, toda branca com águas claras, porém sempre lotada de turistas. Na primeira vez que estivemos em Roma, a Fontana di Trevi estava em reforma (capo lavoro), o que é comum acontecer com muitos monumentos. Desta última vez, no entanto, ela estava restaurada e foi uma emoção incrível se deparar com aquela maravilha!


A Fontana diTrevere a maior e mais ambiciosa fonte barroca da Itália e está localizado no Orione Trevi. Ela fica na confluência de 3 vias (trevi), marcando o ponto final do Acqua Vergine, um dos maiores aquedutos que abasteciam Roma no ano 19 A.C. Naquela época, técnicos romanos localizaram uma fonte de água pura a pouco mais de 22 quilômetros da cidade (cena representada em escultura na própria fonte) e então o aqueduto foi construído e esta água passou a abastecer a própria Fontana. O monumento passou por vários restauros e modernizações, inclusive do sistema de água e de luz.


Para mim, a praça mais bonita de Roma é a Piazza Navona. Lá estão 3 fontes espetaculares: Fontana dei QuattroFiume (4 rios), que representa os 4 principais continentes do mundo cortados por seus rios principais: Nilo, Ganges, Rio da Prata e Danúbio.


Outra fonte da praça é a Fontana delNettuno, onde estão as esculturas de Neireide e os querubins e cavalos marinhos.


A terceira fonte é a Fontana del Moro, com uma escultura de uma pessoa meio marinha, meio humana, mais tarde chamada de El Moro, estrangulando um peixe entre as pernas. A água sai da boca do peixe.

Próximo à Piazza Navona fica a pequena Piazzedelletartarughe (praça da tartaruga). No centro dela está uma fonte com4 pessoas segurando tartarugas.


A Piaza del Campidoglio, que fica numa das 7 colinas históricas, sobre as quais Roma foi fundada, é uma das obras de arte de Michelangelo. Hoje ela é uma das “praças do poderde Roma, porque ali está a sede do Comune de Roma (que seria algo equivalente às prefeituras brasileiras). Esta praça foi remodelada por Michelangelo, que atransformou numa das mais belas de Roma!

Nesta praça existem 4 fontes e 2 gigantescas estátuas, que representam os rios Tibre e Nilo. Esta praça é muito usada para celebrar casamentos e é um local muito usado para as fotos dos noivos.


Há também a Fontana delTritone, que fica na praça Bernini, com uma figura bebendo água sobre conchas e peixes.


Enfim, se eu fosse falar mais de todas estas maravilhas, eu não acabaria tão cedo. Este é um dos motivos pelos quais acho Roma a cidade mais espetacular do mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...