segunda-feira, 19 de março de 2018

Annecy, a jóia dos alpes Franceses

Annecy é uma cidade nos alpes franceses, capital do departamento de Alta Savoia. Fica à beira de um lago de águas transparentes, que leva o mesmo nome. É uma cidade cheia de canais charmosos e frequentemente é chamada de Veneza dos Alpes.

A cidade é famosa pela produção do queijo Reblouchon.  Com  este queijo , é feita a Tartiflette, uma torta típica da região, que pude apreciar por ocasião da minha passagem por lá.

Em Annecy, ficamos no razoável Hotel International da rede Best Western (http://www.bestwestern-hotelinternational.com/), que custou €104,49 a diária. Quando estive lá em  2011, custava apenas 70,00, a diária, o que revela que a cidade tem sido mais procurada.

A cidade De Annecy é muito colorida e cheia de turistas de todo o mundo, e estudantes, que animam sua vida! Vimos várias mulheres com lenço no cabelo, provavelmente muçulmanas, passeando com seus familiares.


Voltamos a jantar no restaurante Le Freti (http://lefreti.com/) e desta vez comemos uma raclette, que estava maravilhosa! Além do queijo, que derretia ao ser aproximado de um aquecedor, ser divino, os acompanhamentos de frios, pão, batata e picles não ficavam atrás.

Escolhemos uma jarra de vinho tinto de Côtes du Rhône, que estava bem agradável.

A cidade tem um aspecto medieval, com os muros feitos de pedra e com o Château d’Annecy no alto do quarteirão histórico. O castelo se tornou um museu ,com várias coleções: arte regional, com objetos religiosos e objetos da vida cotidiana, além de pinturas e maquetes da sua construção e arte contemporânea. Lá em Annecy também existe um observatório.

A ponte dos amores é o local mais fotografado da cidade, inclusive  é uma ponte usada para fotos de casamentos, o que faz dela, uma passagem inevitável para os turistas. Dela se tem uma bela vista do lago, da ilha dos cisnes, das antigas árvores à sua volta. É um símbolo da cidade.

A região em volta do lago tem vários jardins, de onde se avista o topo nevado das montanhas. É uma visão indescritível.

A bela Basílica da Visitação de Annecy, que fica na montanha Semnoz, é um ponto fácil de ser visto, por sua posição destacada.

O parque em volta do lago, que é uma esplanada de sete acres, é muito bonito, servindo de conexão entre a ponte dos amores, o Jardim da Europa e o Palácio Imperial. Seu limite é a velha cidade. É o local mais frequentado pela população local.

O Palácio Imperial é um prédio de luxo que teve uma existência turbulenta. Foi construído pouco antes da primeira grande guerra e tornou-se um hotel de luxo do lago, recebendo pessoas de destaque como: Charlie Chaplin e Edit Piaf.

O filósofo Jean-Jacques Rousseau, que nasceu em Genebra, morou na cidade, pois, apreciava a vida junto à natureza.

Ao redor do lago temos uma longa calçada, onde se pode passear e os esportistas podem praticar corridas. Aproveitamos para alugar uma bicicleta e fazer um passeio em volta do lago. Não demos a volta toda por levar muito tempo e ser exaustivo.

Pode-se fazer também um passeio de barco pelo lago, com vista para o imponente castelo de Ruphy à Duingt, que fica numa ponta do lago.

As lojas da parte antiga de Annecy são muito charmosas e requintadas. Frutas e verduras de bela aparência ficavam expostas. Os vinhos da região da Savoie também estão em algumas lojas.

Pude passear pelas creperia e ver fazer os crepes. Não resisti  e acabei provando uma crepe suzette e minha mulher provou uma crepe de marron.

Como passamos o domingo lá, vimos muita animação, inclusive, um pequeno local com música ao vivo e com pessoas de todas as idades dançando alegremente. Muito divertido!

Os canais da cidade são muito limpos e ladeados por passarelas e prédios antigos, proporcionando ao turista um passeio muito agradável.

Da bela Annecy, partimos para o Mont Blanc, em direção à Itália e à cidade de Torino.

Um comentário:

  1. Annecy é linda !!! Visitamos com uma guia brasileira, saindo de Lyon, da empresa gimtravel, foi muito bacana, além da cidade ela nos mostrou todos arredores do lago, com os vilarejos e 2 castelos, um que inspirou Walt Disney inclusive. Queremos voltar quando estiver calor para poder tomar banho no lago .

    ResponderExcluir

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...